Situada na tríplice fronteira da Suíça com Alemanha e França, a cidade de Basel, ou Basileia (em português) tem uma cena gastronômica bastante característica, fortemente influenciada pela cozinha típica desses três países. A localização privilegiada faz de Basel uma cidade ideal para gourmands e amantes de bons vinhos. Com mais de 20 restaurantes indicados pelo Guia Michelin, a cidade oferece opções bem diversas, agradando tanto aos que desejam uma experiência mais sofisticada e gourmet quanto a quem procura por comida típica dessa região ou mesmo de outras partes do mundo. Para te ajudar a decidir onde comer em Basel, preparamos um post com 3 sugestões bem variadas de restaurantes na Basileia: o tradicional Kohlmanns (restaurante de comida regional); o democrático Markthalle (mercado municipal com comida de todas as partes do mundo) e o sofisticado e intimista LA Restaurant (especializado na cozinha fusion).
Para dar uma ideia de quanto custa comer em cada local, indicamos ao lado do nome do restaurante uma classificação de $ até $$$$$. Essa classificação representa o preço médio da refeição (por pessoa).
Usamos o franco suíço (CFH) como moeda para minimizar o impacto das variações cambiais.
Símbolo | Valor p/ pessoa |
---|---|
$$$$$ | acima de 70CFH |
$$$$ | 50CFH a 70CFH |
$$$ | 35CFH a 50CFH |
$$ | 20CFH a 35CFH |
$ | até 20CFH |
Kohlmanns ($$$$) | Onde comer em Basel
Localizado na Barfüsserplatz – uma das principais praças do centro histórico de Basel – o restaurante Kohlmanns é a nossa dica para quem procura por comida regional na Basileia. O cardápio reúne algumas das principais especialidades locais, uma mescla da cozinha suíça com elementos da culinária francesa e alemã. Os pontos fortes do menu são os pratos à base de carnes assadas – em especial a costela – ou as ‘Flammküchen’ (aqui chamadas de ‘Feuerkuchen’), uma espécie de “pizza rústica” assada na lenha e com um creme de leite cremoso em lugar do molho de tomate. Esse prato é bem tradicional na região da Alsácia francesa, e acabou sendo incorporado pela culinária de Basel por conta da proximidade.
O ambiente combina a modernidade industrial do teto com tubulações aparentes e das luminárias com o clima rústico trazido pela madeira que vai do chão até as mesas. O resultado é uma atmosfera bem aconchegante e informal.
O que pedir no Kohlmanns: Começando pelas bebidas, tanto os vinhos quanto as cervejas são uma boa pedida na carta bem variada do restaurante. Nós optamos pela cerveja, pedindo uma Hefeweizen (cerveja de trigo à moda alemã) e uma cerveja da casa, a Kohlmanns Spezialitaten.
Na escolha dos pratos, uma boa sugestão para quem estiver em casal como nós é pedir uma opção mais leve como as ‘Feuerkuchen’ e um segundo prato de carne – fica perfeito para dividir entre dois. Entre as Feuerkuchen, a mais tradicional é a Der Klassiker (coberta por speck – presunto típico da região – e cebolas). Mas nós pedimos a Aus dem Münstertal, que vem com um queijo que a gente adora, o Münster, e finas fatias de pera.
O segundo prato foi uma especialidade sazonal que a princípio só está disponível no menu de inverno: a Kohlmanns ‘Dicke Rippe’, uma suculenta costela bovina assada, super macia e saborosa.
Já a sobremesa também foi de inspiração francesa: uma autêntica tarte tatin, tradicional torta de maçã. acompanhada de sorvete ou chantilly.
O Kohlmanns atende tanto para almoço quanto para jantar e foi nossa escolha para a primeira noite na cidade. Comida regional farta e afetiva, cerveja boa e ambiente aconchegante: a combinação que faz do Kohlmanns aquela opção para agradar a todos.
Kohlmanns | Onde comer em Basel
Endereço: Steinenberg 14 (Barfüsserplatz), Basel
www.kohlmanns.ch
Markthalle ($$-$$$) | Onde comer em Basel
Se o foco não é na cozinha regional e sim na variedade de escolhas a preços mais acessíveis, uma opção imperdível de onde comer em Basel é o Markthalle. Com localização super central, o Markthalle não é exatamente um restaurante, mas um grande mercado municipal que reúne diversas opções de restaurantes com comidas de diferentes partes do mundo.
Ao todo, são cerca de 40 estandes servindo pratos típicos – da cozinha argentina, passando pela comida árabe, até clássicos como o hambúrguer estadunidense ou a pizza italiana. Mas se as receitas não tem exatamente foco na culinária suíça, muitas das receitas acabam recebendo um ‘toque regional’ a partir da inclusão de ingredientes locais, como por exemplo o queijo Gruyère. Em meio aos estandes de comida, há também pequenas lojas e barracas vendendo produtos frescos, como em um mercado convencional mesmo.
Com mesas espalhadas na região central do espaço, o Markthalle é um espaço bem democrático onde as pessoas pode escolher o que comer em diferentes estandes e depois sentar-se reunidas em uma mesma mesa. O ambiente é animado e bastante movimentado – especialmente para o almoço – e os preços praticados são bem mais em conta do que nos restaurantes convencionais.
O que pedir no Markthalle: É difícil indicar exatamente o que pedir em um lugar com tamanha variedade. No nosso caso, aproveitamos bem essa variedade para pedir cada item da refeição em um estande diferente. A cerveja é da Bierrevier, que conta com mais de 20 torneiras – a maior parte delas com cervejas da própria Suíça ou da Alemanha. O hambúrguer com recheio de queijo Gruyère é da MRs Burguer, especializada em Bio-hambúrgueres preparados na hora. E a maior ousadia foi a escolha do segundo prato no estande Flavors of Israel, ou “sabores de Israel” – um tipo de comida que ainda não havíamos experimentado. Pedimos o ‘Mix Platte’, um prato colorido e muito bem servido, composto por costeletas de cordeiro assadas na chapa acompanhadas de arroz de lentilhas, homus, abobrinha e alguns outros temperinhos típicos.
O Markthalle é indicado para quem procura por um almoço rápido, com bom custo-benefício e sem grandes formalidades, com a grande vantagem de oferecer escolhas para todos os bolsos e paladares.
Markthalle | Onde comer em Basel
Endereço: Steinentorberg 20, 4051 Basel
www.altemarkthalle.ch
LA Restaurant ($$$$$) | Onde comer em Basel
O LA Restaurant é o local ideal para quem está em busca de uma experiência gastronômica mais sofisticada e intimista. Especializado na cozinha fusion, o restaurante possui decoração moderna e refinada em um salão com poucas mesas e atendimento personalizado. A localização ligeiramente afastada do eixo mais turístico – mas ainda próximo ao centro histórico – faz com que o LA Restaurante tenha como maioria de sua clientela o público local. Importante: não deixe de fazer reserva, pois o restaurante abre apenas para o jantar e costuma ser bem concorrido!
Da cozinha em estilo aberto é possível observar o preparo cuidadoso dos pratos por parte do Chef e de sua equipe. O cardápio é enxuto, e boa parte das receitas são modificadas de acordo com a estação do ano e dos ingredientes frescos disponíveis em cada época. O conceito principal é trabalhar em cima de pratos clássicos interpretados de maneira inovadora, de maneira a surpreender os sentidos.
O que pedir no LA Restaurant: Embora o LA ofereça a opção de escolher os pratos à la carte, recomendamos o menu de passos no melhor estilo slow food. Com o sugestivo nome “just relax & enjoy the menu” (relaxe e aproveite o menu), consiste em uma sequência de 4 passos mais sobremesa (opcional). Em nossa experiência no LA Restaurant, foram servidos os seguintes pratos em sequência:
1) Nabo assado com amêndoas, Coulis de Couve de Bruxelas e Cranberries;
2) Peixe Brüggli Char com aipo e confit de erva-doce, ao molho de trigo sarraceno e manteiga branca de grapefruit;
3) Taco de Carne, molho de pimenta Jalapeño, alface e coentro;
4) Sobremesa varietal de aromas cítricos: bolo de laranja, sorvete de limão e azeite de oliva com lima.
LA Restaurant | Onde comer em Basel
Endereço: St. Johanns- Vorstadt 13 | 4056 Basel
www.restaurant-la.com
Onde ficar em Basel (Basileia)?
Nossa recomendação pessoal é o hotel The Passage, moderno e super bem localizado para conhecer o centro histórico de Basel. Para ver essa e outras opções de hotéis e apartamentos em Basel (Basileia), faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem do mundo!
Booking.com Booking.comComo chegar em Basel (Basileia)
Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar até Basel. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!
+ Consulte os preços de passagens de trem até Basel ou passes de trem pela Suíça com a Eurail
Já para quem prefere viajar de carro, a dica para alugar carro em Basel (Basileia) é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂
Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.