Se você está em busca de onde ficar na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, nossa dica é o Selina Lapa Rio de Janeiro (antigo 55 Rio Hotel). Nos hospedamos por lá em um mês de agosto, em pleno calor do inverno carioca. Em meio ao vai e vem dos ônibus, carros, pedestres e bicicletas da movimentada região e aos pés de um dos cartões postais do Rio – os Arcos da Lapa – a imponência da fachada do hotel já impressiona. Ainda mais ao cair da tarde, onde a luminosidade do sol brinca entre os prédios e a iluminação se destaca e chama a atenção.
Inaugurado às vésperas das Olimpíadas Rio 2016, o Selina Lapa Hotel já nasceu com ares de clássico ao ocupar um edifício construído entre os anos 1908 e 1910. Mas se engana quem acha que esta é a primeira vez que este local tão importante da cidade abriga um hotel! Em outros tempos, o prédio já foi o “Grande Hotel Bragança” e recebeu hóspedes ilustres como Noel Rosa e Di Cavalcanti.
Além do prédio histórico reformado, o Selina Lapa Hotel Hotel também conta com um moderno edifício de 8 andares de concreto e vidro erguido nos fundos do terreno (este mais moderno), comportando mais de cem quartos e outros serviços do hotel que falaremos na sequência.
Lobby
Ok, só por ser um prédio histórico e emblemático do Rio já vale a visita. Mas quando você entra no lobby e se depara com a decoração que mistura objetos antigos e peças super modernas de designers com uma pegada mais contemporânea, aí você já sabe que fez uma baita escolha! Dá vontade de sair fotografando tudo ao redor e, claro, que não ficamos só na vontade! Nem nós que somos blogueiros e nem os hóspedes e clientes do restaurante (veja mais abaixo sobre o funcionamento do bar e do restaurante). Basta ver as fotos com a localização do hotel no Instagram! Pessoal não cansa de registrar 🙂
Cabe aqui um destaque para o gato! Deixa eu explicar: nas obras de restauração e reforma do prédio, surgiu na soleira de uma das portas a gravura original da Sapataria “Gato Preto”, que funcionava dentro do Grande Hotel Bragança.
Localização
Famosa internacionalmente, a Lapa é conhecida como o “berço da boemia carioca”. Nem precisa dizer que a região é repleta de bares e restaurantes que agradam aos mais variados estilos.
Outra grande vantagem é a boa oferta de transportes (metrô, ônibus, taxis e uber) e a proximidade de praticamente tudo que um viajante pretende conhecer na cidade. A poucos metros de caminhada do hotel ficam pontos turísticos como os Arcos da Lapa, a Escadaria Selaron e o Teatro Municipal, na Cinelândia. Praia de Copacabana, Boulevard Olímpico, centro da cidade, Pão de Açúcar, Corcovado, aeroporto Santos Dumont, tudo está a no máximo 15 minutos de distância. Isso evita perda de tempo com deslocamentos e ajuda bastante em um melhor aproveitamento do dia.
O quarto
Ficamos hospedados em um quarto de frente para a rua, da categoria Deluxe, um apartamento enorme com pé direito duplo. Um cama super confortável e grande, com roupa de cama perfumada, macia e bem quentinha (era inverno). Também foi muito tranquilo em relação ao som da barulhenta região da Lapa. A gente ficou com medo de que fosse atrapalhar muito o sono mas com as janelas fechadas não se escuta quase nada. Ah, outro ponto importante para a boa noite de sono: cortina blackout para aplacar a luminosidade da manhã iluminada do Rio de Janeiro 😉
Os quartos dessa categoria ficam localizados no Bloco Histórico, o que dá super charme para a experiência, além da decoração moderna e meio industrial mas com toques de estilo colonial. Destaque para para as peças super bonitas como os quadros, abajures e banquetas.
Outros itens que também estavam disponíveis no quarto: TV LCD e canais à cabo, mesa de trabalho, Frigobar, cofre individual e tomadas para carregar nossos gadgets! 🙂
O banheiro também foi outro ponto de destaque pelo conforto e também pelo tamanho. Chuveiro ótimo! E olha que banheiro enorme e lindo! Amamos o piso! Além disso, contava com secador de cabelo, toalhas bem macias e ‘amenities’ de boa qualidade.
Comodidades
O Selina Lapa Hotel oferece wifi gratuito para os hóspedes, que estava rodando numa velocidade e estabilidade boa. Conseguimos trabalhar e fazer backup das fotos tranquilamente.
O hotel também é pet friendly e os hóspedes que tem cãozinho podem se hospedar desde que assinem o termo de responsabilidade do hotel. O serviço de quarto funciona das 12h-23h, mas nós não fizemos uso. Tem ainda uma mini academia, mas não deu tempo de aproveitar. Mas achei muito bacana os aparelhos, pesos e anilhas. Tudo novinho.
Mas o destaque vai mesmo para o terraço que tem uma vista linda e privilegiada dos Arcos da Lapa. Que delícia curtir aquele espaço 😀
Equipe
Fomos muito bem atendidos por todos os funcionários do hotel, desde o check in, até o pessoal da limpeza dos quartos.
Bar e Restaurante
Uma das coisas que pouca gente sabe é que o Selina Lapa Hotel tem um restaurante e um bar aberto ao público. Aproveitamos os dois, já que chegamos no final da tarde ao hotel. Primeiro, seguimos para o bar que fica no prédio vizinho, também recuperado durante as reformas e incorporado ao novo hotel. Lá sentamos no bar e pedimos os dois drinks de boas vindas que ganhamos ao fazer o checkin.
Aliás, a equipe de bartenders é um dos grandes diferenciais do bar e merece um destaque a parte. A gente pegou até o insta deles, quem quiser, segue aí pra ver o trabalho dos caras: @raizfortebar
Depois de beber nosso drink, passamos para a área do restaurante, que fica entre o prédio histórico e o moderno prédio construído à época da reforma. É nesse espaço que também funciona o café da manhã mas isso é o assunto do próximo tópico. O mobiliário e a decoração são modernos e com aquele toque tipo industrial, seguindo o estilo do prédio novo, de concreto e vidro. Destaque vai para o grafite lindo o artista Vermelho, uma das clássicas fotos que figuram no Instagram de hóspedes e clientes do restaurante.
O restaurante estava bem movimentado, especialmente na área externa onde ficamos.
Na hora de pedir, seguimos as sugestões do garçom e ficou assim:
Entrada:
Bolinhos de arroz com queijo, que foram servidos com o acompanhamento de cebola caramelizada picante. Os bolinhos vieram super quentes e com o queijo derretendo daquele jeito que a gente ama! Vale um viva para a cebolinha que eu achei deliciosa.
Pratos:
Peixe do dia, que era salmão, ao molho de mostarda, acompanhado de arroz de castanha do Brasil e farofinha.
Massa fresca, que no caso foi nhoque, ao molho bechamel com gorgonzola.
O peixe estava no ponto que o Augusto gosta, não muito passado e com aquela umidade interna delícia. O arroz combinou super bem com peixe. O molho de mostarda que decepcionou um pouco, na verdade era só mostarda simples em um potinho. Já o nhoque estava realmente fresco e com o molho de queijo ficou gostoso. Mas senti falta de ter alguma cor ou um elemento com outra textura.
Sobremesa:
Canequinha de brigadeiro de colher com top de castanha triturada.
Mousse de limão siciliano com farofa de especiarias.
Novamente seguimos a recomendação do garçom e super combinou com o café que pedimos para acompanhar (um expresso super artesanal com variedades de grãos de Minas Gerais, que você escolhe de acordo com as características do café) 🙂
Café da manhã
O café da manhã é servido no restaurante do hotel entre 6h30 e 10h30. Fica disposto no formato de buffet self-service e com muitas opções de frutas, sucos, cereais, além de pães, bolos e frios. Destaque para a possibilidade de pedir omelete, que estava deliciosa. Também há a opção de tapioca, uma delícia bem brasileira e que já caiu nas graças até de quem não é fit.
Preço
Procurando no Booking, encontramos os quartos da categoria superior (que ficam no prédio novo) a partir de R$ 305,00 a diária com café da manhã. Já o quarto da categoria que ficamos, o Deluxe (no prédio histórico) a partir de R$ 415,00 com café. Mas em períodos promocionais dá pra conseguir tarifas ainda menores.
+ Clique para consultar agora os preços do Selina Lapa Rio de Janeiro Hotel
Avaliação Final: Selina Lapa
Saímos muito satisfeitos da nossa estadia no Selina Lapa Rio de Janeiro Hotel. A experiência foi ótima, com destaque para a localização e o café da manhã. O atendimento dos funcionários foi excelente também, especialmente no café da manhã. O quarto era ótimo, enorme e muito confortável, melhor até do que a gente esperava. Ideal para o hóspede, seja ele um executivo em viagem de negócios, seja uma pessoa em busca de diversão já que fica na Lapa ou mesmo casal que veio turistar pela cidade do Rio de Janeiro. E considerando a média do Rio de Janeiro e a privilegiada localização do hotel, os valores das diárias estão super em conta.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro
Consulte o mapa para encontrar as melhores ofertas de hotéis e apartamentos para se hospedar no Rio de Janeiro.
Booking.com Booking.comAluguel de carro no Rio de Janeiro
A nossa dica para quem pretende alugar carro no Rio de Janeiro é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars tanto para aluguel de carro aqui no Brasil como nas viagens para o exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂
Outras atividades no Rio de Janeiro
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Js se pode fazer reservas para o periodo dkcarnaval
Sim, para qualquer época do ano é só fazer a reserva via Booking: https://www.booking.com/hotel/br/55-rio.pt-br.html?aid=1222793&sid=e6a2965636e715c8b4b734c34d7c7397&all_sr_blocks=188384008_334718988_0_2_0&checkin=2022-01-11&checkout=2022-01-12&dest_id=-666610&dest_type=city&group_adults=2&group_children=0&hapos=1&highlighted_blocks=188384008_334718988_0_2_0&hpos=1&lang=pt-br&matching_block_id=188384008_334718988_0_2_0&no_rooms=1&req_adults=2&req_children=0&room1=A%2CA&sb_price_type=total&soz=1&sr_order=popularity&sr_pri_blocks=188384008_334718988_0_2_0__18274&srepoch=1641099871&srpvid=d0fd23aee54a00ce&type=total&ucfs=1&lang_click=other;cdl=en-gb;lang_changed=1
A foto antiga atribuída ao Grande Hotel Bragança está errada. O da foto é o Grande Hotel da Lapa, hoje é a Sala Cecília Meirelles
Olá Winston! O Grande hotel Bragança está 2 edifícios para o lado direito, em menor tamanho. De fato, o Grande Hotel da Lapa é onde atualmente está a Sala Cecília Meirelles. Obrigado pela colaboração! 🙂
Boa noite!
Fiz uma reserva para 28 de outubro e foi debitado hoje. Gostaria de saber porquê se a cobrança é no check in.
Olá. Não entendi o comentário, este não é o site do hotel. É somente um artigo contando a nossa experiência por lá. Recomendo contatar diretamente o hotel para esclarecer a dúvida.