É difícil escolher uma favorita entre todas as cidades da França. Mas a apaixonante Estrasburgo (no francês Strasbourg) sem dúvida está no nossa lista de cidades inesquecíveis, com seu incrível centro histórico que desde 1988 foi declarado patrimônio mundial pela Unesco. É claro que parte da atmosfera medieval da cidade que encanta tanto aos seus visitantes se deve a sua construção mais icônica: a Catedral de Strasbourg.
Com os trabalhos para sua construção iniciados no ano de 1176, a Catedral de Notre-Dame de Strasbourg levou quase 300 anos para ser considerada “pronta” (em 1439). Essa “demora” resultou em uma arquitetura que mistura diferentes estilos medievais, com influências principalmente românicas e góticas. Durante alguns séculos a Catedral de Strasbourg foi o edifício católico mais alto em todo o mundo. Só mais “recentemente”, no século XIX, ela veio a perder o posto de maior edifício para a Catedral de Colônia, na Alemanha. Hoje, ela é “apenas” a 4ª maior do mundo. 🙂
Durante a estadia por Estrasburgo, certamente serão incontáveis os momentos de passar pela praça da Catedral de Strasbourg ou mesmo avistá-la ao longe. É incrível como a imponência, a beleza e a riqueza de detalhes de seu exterior nos impressionaram em cada uma dessas vezes.
Em Estrasburgo, todos os caminhos parecem levar ela, e uma parte importante do roteiro turístico da cidade se dá nessa relação do viajante com a Catedral. Por conta disso, a gente listou 5 atividades envolvendo a Catedral de Strasbourg que todo mundo que viaja pra lá precisa fazer! 🙂
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Estrasburgo: roteiro de 3 dias
– Onde comer em Estrasburgo: dicas de restaurantes
– Strasbourg Pass: o cartão de descontos de Estrasburgo
1) Contemplar (e fotografar) a parte externa da Catedral de Strasbourg
Fotografar a Catedral de Strasbourg de todos os ângulos possíveis e imagináveis é um dos esportes favoritos de quem visita a cidade, e não tem como ser diferente. A beleza e a imponência de sua arquitetura são impressionantes! De fato, é uma das mais bonitas que já vi “ao vivo” na vida.
A sensação é de que não é possível simplesmente “se acostumar” com ela: cada ângulo parece revelar um novo detalhe, e a incidência de mais ou menos luz solar atribui à Catedral tons, brilhos e características distintas. Cada novo encontro com a Catedral de Strasbourg traz ares de “descoberta”, e isso se refletiu na quantidade absurda de fotos que tiramos em diferentes momentos da viagem. 🙂
Seja no momento mais iluminado do dia, ou quando o tom alaranjado toma conta no cair da tarde, ou ainda sob efeito das luzes artificiais durante a noite, fato é que provavelmente você vai passar um bom tempo admirando, contemplando e registrando a linda Catedral de Strasbourg.
2) Visitar o interior da Catedral de Strasbourg
Não é só do lado de fora que a Catedral de Notre-Dame de Strasbourg impressiona. É claro que todo interior de uma catedral Gótica como essa sempre vai valer a visita, mas a Catedral de Strasbourg tem alguns elementos que merecem ser destacados.
Além de um relógio astronômico (que falaremos mais detalhadamente no próximo item dessa lista), chama atenção o Pilier des Anges (Pilar dos Anjos), que fica bem em frente ao relógio. Essa escultura representa o “Julgamento Final” e encanta pelo realismo e riqueza de detalhes .
E o que falar desses vitrais da Catedral? O mais antigo deles data do ano de 1015!
O interior da Catedral de Strasbourg é um verdadeiro museu de arte sacra e merece ser visitado com tempo para apreciar cada detalhe.
3) Assistir ao relógio astronômico funcionando
Lembra do relógio astronômico que falamos no item 2? Então, primeiro a explicação: um relógio astronômico é um relógio dotado de ponteiros e mostradores, capaz de exibir informações astronômicas (como as posições relativas do Sol, da Lua, de planetas e constelações). O da Catedral de Strasbourg foi construído em 1570, é um dos mais bonitos do mundo e está em pleno funcionamento!
Durante a visita regular e gratuita da Catedral você pode ver o relógio e tirar fotos normalmente, mas todos os dias às 12h30 ele de fato “funciona” para o público, em uma atração chamada “La découverte de l’Horloge astronomique de la cathédrale”. Por conta disso, entre 12h e 13h a Catedral fica fechada para visitação gratuita do público. Nesse horário, para acessar a Igreja e ver o relógio astronômico de fato em funcionamento, é necessário adquirir entradas ao custo de 3€ por pessoa (gratuita e sem filas para quem estiver com o Strasbourg Pass). Chegue cedo (ao menos 15 minutos antes das 12h) porque sempre forma fila, e por acontecer só 1 vez ao longo do dia, não dá pra arriscar perder, né? 🙂
A atividade começa com um vídeo de cerca de 15 minutos contando toda a história sobre a construção do relógio. O vídeo é legendado em inglês e o áudio tem versões em francês e alemão, então se você compreende um dos 3 idiomas, é bem tranquilo de acompanhar. Na sequência, uma pequena locução explica o que vai “acontecer” de fato no relógio astronômico. Repleto de personagens e detalhes pintados e esculpidos a mão, cada parte do relógio representa uma informação específica e ao mesmo tempo nos conta uma pequena história. Dependendo da época do ano podem acontecer variações, mas o “padrão” (que aconteceu também no dia da nossa visita) é: os apóstolos passarem diante do Cristo, enquanto ouvimos o galo cantar e bater as asas 3 vezes em alusão à negação de Pedro.
Quando se encerra a ação no relógio astronômico, você ainda pode aproveitar para fazer o item 2 dessa lista (visitar o interior da Catedral) sem a presença de tantos turistas, e tirar fotos mais a vontade. 😉
4) Subir até a plataforma (e os 330 degraus) da Catedral de Strasbourg
Por ser uma das maiores catedrais do mundo, é claro que a vista lá do alto é incrível. Mas para chegar até lá, é preciso encarar uma escadaria de 330 degraus até a plataforma que fica a 66 metros de altura. E olha que tecnicamente isso ainda nem é o “topo” da catedral (a plataforma é a base de onde partem as torres), mas é o local mais alto que você, visitante, poderá alcançar.
Nós fizemos a visita em pleno verão, mais perto do final do dia, e apesar do calor ainda forte, valeu muito a pena! Claro que a escadaria é cansativa, mas dá pra ir no seu ritmo, sem pressa, admirando os detalhes de cada “nível” da catedral pelas frestas da parede.
Ao chegar na plataforma, a primeira coisa que você quer é sentar e respirar admirar a vista. 🙂 Tente ir em um dia de céu limpo, para ter uma boa visão de toda a cidade. Uma das coisas mais bacanas é observar a própria catedral em si, com seus telhados e arcos.
É impressionante também observar que você já está tão alto em relação ao restante da cidade, mas a torre ainda é beeeeeeem alta.
A subida até a plataforma pode ser feita todos os dias. De 1º de abril a 30 de setembro, funciona de 9h30 às 20h. De 1º de outubro a 31 de março, das 10h às 18h.
A entrada custa 8€ por pessoa, e também está inclusa no Strasbourg Pass.
5) Participar dos eventos e atividades nos arredores da praça da Catedral
Se tem uma coisa que os europeus sabem fazer bem é valorizar suas praças, monumentos e construções. Em Estrasburgo não é diferente, e a praça ao redor da Catedral costuma ser palco de diversas atividades culturais, feirinhas, espetáculos e apresentações de artistas de rua diariamente.
Em uma das tardes que passamos por lá durante o verão, literalmente nos sentamos no chão e paramos quase hipnotizados para ouvir um músico super talentoso com seu violoncelo. A Catedral ao fundo fazia o cenário perfeito. <3
Engana-se quem pensa que essa animação toda é só durante o dia. A noite, o espaço se transforma completamente. Em algumas épocas do ano, acontecem espetáculos de projeção de luz e som que se utilizam da Catedral de Strasbourg como cenário para lindas apresentações. Durante o verão, quando estivemos por lá, estava acontecendo diariamente o espetáculo “Le ballet des ombres heureuses”. Diariamente, a partir das 22h (quando o dia de fato escurece e vira “noite”), o espetáculo de projeção com duração de 15 minutos acontecia em intervalos de meia hora, aberto ao público. Simplesmente maravilhoso!
Já no inverno, os arredores da praça são tomados pelas barraquinhas e pelo aroma de vinho quente e especiarias dos tradicionais mercados de Natal. O Marché de Noël de Strasbourg é o mais importante da França e um dos mais famosos de toda a Europa. Tanto que a cidade é reconhecida como a “Capitale de Noël” (a capital do Natal).
Portanto, independente da época do ano, a Catedral de Strasbourg nunca deixa de ser o “centro das atenções” e principal atração a ser visitada em uma viagem por Estrasburgo.
Onde ficar em Estrasburgo (Strasbourg)?
A melhor localização para se hospedar em Estrasburgo é no centro histórico, na região da Grande Île. Essa é a zona que concentra a maior parte das atrações da cidade. Em geral, quanto mais próximo da Catedral de Estrasburgo, melhor será sua localização. É nessa parte da cidade que estão os melhores hotéis de Estrasburgo, incluindo os 3 que recomendamos pessoalmente:
– Sofitel Strasbourg Grand Île: Hotel de luxo com ótima localização, 1º hotel da rede Sofitel no mundo.
– Hannong Hotel: Charme e conforto em um hotel familiar na melhor localização de Estrasburgo.
– Arok Hotel: Moderno e confortável, com bom custo-benefício em frente a estação de trem.
Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Estrasburgo?
Booking.com Booking.comMais atividades em Estrasburgo
Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E que tal um tour guiado e gratuito por Estrasburgo? Essa é a proposta do Free Tour de Estrasburgo, um tour gratuito com cerca de 1h30 de duração que passa pelos principais pontos da cidade. Confira esse e outros tours por Estrasburgo:
Aluguel de carro em Estrasburgo ou na Alsácia
A nossa dica para quem pretende alugar carro em Estrasburgo ou em algum dos vilarejos da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂
Viaje de Trem pela França
Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover até Estrasburgo e por toda a França? Saiba como funciona o Eurail France Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a França!
+ Consulte preços de passagens e passes de trem na França com a Eurail
Seguro viagem na França (obrigatório)
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!
[…] não apenas da cidade de Kehl, mas também uma visão panorâmica da Floresta Negra e até da Catedral de Estrasburgo! Esse é o problema de ir para uma cidade sem pesquisar muito e planejar tudo direitinho. 🙁 O […]