Lyon é uma cidade relativamente grande e com muitas atrações. Por isso, hospedar-se em uma boa localização é fundamental para que o planejamento da viagem seja perfeito. Os dois melhores bairros de Lyon são Vieux Lyon (ou “velha Lyon”, a parte mais antiga do centro histórico) e La Presqu’île (ou “Quase-Ilha”). Em nossa viagem por Lyon, optamos por ficar em La Presqu’île, região que tem esse nome por ser formada pelo encontro dos rios Saône e Rhône. Esse é um dos bairros com maior concentração de hotéis onde ficar em Lyon, principalmente de 4 e 5 estrelas, mas com melhor custo benefício se comparado ao centro histórico. Nossa escolha para a estadia de 3 noites foi pelo hotel Mercure Lyon Centre Plaza République, um 4 estrelas da rede Accor, que diga-se de passagem, sempre nos acolhe bem em nossas viagens pelo mundo. 🙂
Mercure Lyon Centre Plaza République Hotel
Chegamos em Lyon em um sábado a noite, já perto das 21h, vindo de trem desde Colmar. Da Gare de Lyon (a estação de trem) até o hotel, é possível utilizar metrô ou ônibus até o bairro La Presqu’île. Optamos pelo metrô por conta das malas, e em cerca de 15/20 minutos estávamos na estação da Place Bellecour (a maior e uma das mais famosas de Lyon). Dali até o hotel são mais uns 10 minutos de caminhada. Mesmo com as malas, o trajeto é bem tranquilo por conta do caminho ser praticamente uma linha reta por uma rua ‘peatonal’, ou seja, só para pedestres.
Já na recepção do hotel, fomos prontamente atendidos e todo o processo de check in correu rápido e sem problemas. O que foi ótimo, já que ainda queríamos explorar a noite da cidade e encontrar um restaurante para jantar. 🙂
Se por fora a fachada iluminada remete aos edifícios clássicos característicos dessa zona da cidade, por dentro a renovada decoração segue o atual padrão de design mais clean e moderno da rede Mercure ao redor do mundo. O hotel foi totalmente reformado nos últimos anos, o que se reflete na estrutura geral e nos quartos. O foco não é no luxo, mas na praticidade e no conforto do hóspede.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Lyon: roteiro de 2 dias
– Onde comer em Lyon – dicas dos melhores restaurantes, cafés e bouchons na capital da gastronomia
– Lyon City Card: o cartão de descontos em museus e atrações de Lyon
Nosso quarto
Ficamos em um quarto da categoria “Privilege Room”, uma categoria acima do quarto standard. Os quartos são de tamanho mediano, mas suficientes para a estadia de um casal. A decoração segue linhas orientais, com uma gravura de “balões japoneses” na cabeceira da cama – que era grande e bem confortável.
O quarto oferecia alguns itens de luxo e até acima do esperado, como roupões, uma cafeteira Nespresso com cápsulas a disposição dos hóspedes, além de uma chaleira elétrica com sachês de chá. Além disso, o quarto dispunha de televisão, telefone, ar condicionado, frigobar e cofre. Vale destacar ainda a grande quantidade de tomadas (item raro em muitos hotéis franceses), provavelmente uma atualização pós-reforma. Obrigado, a bateria dos nossos gadgets agradecem. 🙂
O banheiro era bem confortável, com um bom chuveiro gigante no teto (daqueles que cai um montão de água), secador de cabelo e kit de produtos da linha própria da Mercure a disposição (shampoo, condicionador, hidratante, etc).
Café da Manhã
Ô viagem pra ter café da manhã bom, essa da França! 🙂 O Mercure Lyon Centre Plaza République não foi diferente, a começar pela oferta super variada. Dá uma olhada nessas frutas frescas, salada de frutas e pães dos mais diversos (entre salgados e doces).
Na parte dos queijos e frios, muitas especialidades francesas (como o Comté e o Emmental), mas destaque máximo para um “patrimônio regional”, o queijo Saint Marcellin. Sério, não deixe de experimentar nenhum desses queijos, especialmente o Saint Marcellin por ser cremoso e saboroso na medida certa, sem ser muito forte. É tipo o “queijo do café da manhã” dos lioneses, e a gente gostou tanto que até comprou um no supermercado pra trazer pro Brasil. Outro detalhe legal é que alguns queijos ficavam em embalagens individuais e muita gente pegava um ou dois para levar e comer durante o dia.
Adoramos também os potinhos individuais de mostarda dijon e de ketchup (esse a gente nem chegou a usar, mas eram bonitinhos!). Outro destaque de sempre dos cafés da manhã franceses são essas “máquinas” de fazer ovo quente, onde o próprio hóspede vai lá e deixa o ovo cozinhar no tempo desejado. A parte de “comidas quentes” (ovos mexidos, bacon e linguiça) era na média de outros hotéis.
Para as bebidas, havia tanto a opção de cápsulas da Nespresso (para expressos) quanto uma outra máquina que preparava café com leite, cappuccino, etc.. Como já tínhamos nespresso no quarto, acabamos sempre optando pelo cappuccino. Entre os sucos, havia sempre as opções de laranja e maçã (meu favorito dos cafés da manhã dos hotéis franceses).
No fim das contas era tanta variedade que a cada dia a gente experimentava algo diferente. Só mesmo ficando 3 noites hospedado para conseguir provar um pouco de tudo. Na 2ª foto do mosaico aí de baixo, vale destacar esse iogurte de baunilha delicioso (dava pra ver o pozinho de baunilha) que eu acabei repetindo a dose em todas as manhãs. 🙂
Delícia de café da manhã que deixou saudades! <3
O que mais o hotel oferece?
A internet wifi é gratuita nos quartos e áreas comuns do hotel, e funcionou bem durante a nossa estadia por lá, na média dos demais hotéis. Chegamos a cogitar usar também o serviço de lavanderia (já que fazíamos uma viagem longa, de 21 dias no total), mas o preço não compensava. Quase que era melhor ir numa loja popular e comprar mais roupas. 🙂
Localização
Um ponto muito positivo foi a localização do Mercure Lyon Centre Plaza République no bairro La Presqu’île. Essa localização é ideal para quem vai a passeio, já que a região tem fácil acesso aos meios de transporte mas também permite ir a pé a quase todos os pontos turísticos de Lyon.
O próprio entorno do hotel é uma zona super agradável da cidade. Além da linda Place République (que dá nome ao hotel), existem nos arredores muitas opções de supermercados, lojas de rua, bares, cafés e restaurantes.
Entre os cafés e restaurantes relativamente próximos, destaco o Bouchon Les Lyonnais (900 m de distância) e o Café des Fédérations (1 km de distância). Um pouco mais pertinho fica o simpático In Cuisine Café, uma mistura de livraria com café gourmet.
Quanto custa?
Em consulta a página do hotel Mercure Lyon Centre Plaza République no site da Booking.com, encontramos o valor da diária com café da manhã para duas pessoas a partir de 87€ para o quarto standard. Clique aqui para encontrar os melhores preços.
+ Mercure Lyon Centre Plaza République
Avaliação final: Mercure Lyon Centre Plaza République
Para explorar Lyon em poucos dias, uma boa localização é fundamental. O renovado Mercure Lyon Centre Plaza République é uma opção que oferece boa localização, conforto e praticidade por um preço abaixo da média da cidade, tendo na nossa opinião uma relação custo-benefício excelente. De todos os hotéis da rede Mercure em que já nos hospedamos, esse sem dúvidas está acima da média em qualidade e sofisticação. Para o nosso perfil de viajantes (casais jovens, que procuram por conforto na medida certa sem gastar fortunas por isso), o Mercure de Lyon foi uma experiência bastante satisfatória. O variado café da manhã superou e muito as nossas expectativas, e certamente voltaríamos a nos hospedar por lá em uma próxima oportunidade na cidade.
Ainda não escolheu seu hotel em Lyon?
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Lyon?
Reserve agora passeios e atrações em Lyon
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.
[…] quem se hospeda na região conhecida como Presqu’île (como era o caso do nosso hotel, o Mercure Lyon), esse conselho se aplica ainda mais. A região recebe esse nome por estar situada entre os […]