O Restaurant Le Poulbot foi um verdadeiro achado! Isso porque ele fica em uma ruazinha estreita em meio às ruas mais movimentadas do badalado bairro parisiense de Montmartre, que é invadido diariamente pelas hordas de turistas. Seu nome é uma homenagem ao ilustrador francês Francisque Poulbot (1879-1946) que morreu e foi enterrado no cemitério de Montmartre. Por conta disso, a fachada do restaurante conserva uma parede pintada com o desenho de crianças de Montmartre, feito pelo artista.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis
Restaurant Le Poulbot
Pequeno e muito aconchegante, o restaurante conta com dois ambientes: uma área externa em frente com mesas grandes de madeira e um salão interno, que foi onde ficamos e de onde é possível acompanhar o trabalho de preparação da cozinha.
Apesar de ser um restaurante antigo, desde 2017 o Poulbot está sob administração dos irmãos Thomas e Mathieu Bellair (franco-venezuelanos). Para quem não fala francês, o espanhol pode ser uma boa opção para a comunicação. Rsrsrsrs. O atendimento e a proposta do local ganhou nossa admiração, pela simplicidade e pelo sabor dos pratos tipicamente parisienses.
O menu do Le Poulbot é baseado em uma fórmula simples: produtos frescos escolhidos pelo próprio Chef e ênfase no preparo de receitas saborosas e com a marca registrada da gastronomia francesa. A ideia é harmonizar os pratos com ótimos vinhos da boa carta cuidadosamente selecionada. Ou ainda com uma das opções da ampla seleção de cervejas artesanais que a casa oferece.
Nosso pedido no Le Poulbot
A proposta do restaurante para o almoço segue o formato de menu do dia, bem tradicional da França. A fórmula consiste em entrada + prato principal + sobremesa por um valor fixo de 32€. Para cada “passo” do menu haviam 3 diferentes opções para escolha do cliente.
Entradas
Para provarmos o máximo possível, optamos por pedir sempre duas opções diferentes, Entre as entradas, pedimos os ‘Escargots et beurre d’escargots façon Poulbot‘, isto é, escargot à moda da casa, além da ‘Soupe à l’oignon gratinée‘, a tradicional sopa de cebola gratinada.
Os dois pratos surpreenderam, tanto na apresentação quanto pelo sabor. Os escargots do Guto vieram servidos de maneira diferente do “tradicional”, que em geral vem servido com molho de manteiga, alho e ervas na própria “conchinha” da lesma. No Poulbot, foram servidos diretamente no prato, com molho, tomates secos e outros temperos. Para acompanhar, grossas fatias pão artesanal fresquinho cortadas na hora. Já eu curti muito a sopa com o queijinho gratinado tostadinho. Que delícia! Para acompanhar ainda teve uma taça de vinho para cada um, do excelente Coche-Bizouard Bourgogne Pinot Noir.
Prato principal
Na hora do prato principal, novamente optamos por escolhas diferentes para poder dividir e experimentar. Eu pedi o Confit de canard et frites maison, isto é, pato confitado com batatas fritas da casa e abobrinhas gratinadas, que estava delicioso. As batatas fritas entraram na lista de melhores da vida! O Guto seguiu a sugestão do chef e foi no Jambon à l’os sauce moutarde à l’ancienne, que nada mais é do que um corte de porco com molho de mostarda à moda antiga com legumes da estação gratinados. Carne suculenta, gordurosa na medida certa, crocante por fora e macia por dentro. Comemos tudo até a última migalha.
Sobremesa
Já na sobremesa, a escolha foi pelos clássicos: Crème brûlée à la lavande e Panna cotta, coulis de fruits de la passion, speculoos et basilic. Um crème brûlée com toque de lavanda daqueles clássicos de quebrar a casquinha de açúcar com a colher e uma panna cotta da casa com maracujá, speculoos e manjericão (!!). Delícia.
Avaliação final: Le Poulbot
Quando se trata da escolha do restaurante, localizações super turísticas costumam nos afugentar. Mas dessa vez, temos que dar o braço a torcer: o Restaurant Le Poulbot foi uma surpresa muito positiva! Da linda fachada singela e convidativa ao ambiente aconchegante, a verdade é que a boa impressão inicial foi sendo melhorada a cada passo da refeição.
A equipe de somente 3 pessoas (o dono/chef, o responsável pelas mesas e outro que cuida das bebidas) se mostrou extremamente profissional, e mais do que isso, todos deixam evidente que amam o que fazem. Com a cozinha bem à nossa frente, observávamos o cuidado com o preparo dos alimentos. A rapidez com que tudo era servido contrastava com a enorme qualidade final de cada prato. Nada sofisticadíssimo, mas repleto de muito sabor!
O valor cobrado pelo menu de almoço é muito justo, levando em conta a qualidade e a localização, em plena Montmartre. Com uma atmosfera própria, o Restaurant Le Poulbot tem muito daquilo que adoramos nas brasseries e bistrôs tipicamente parisienses. Um oásis em meio a tantas opções extremamente turísticas da região.
Le Poulbot
Endereço: 3 Rue Poulbot, 75018 Paris, França
lepoulbot.com
https://www.facebook.com/LePoulbotMontmartre/
instagram.com/lepoulbot
Já reservou seu hotel em Paris?
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Paris?
Booking.com Booking.comReserve agora passeios e atrações em Paris
Você conhece o ônibus vermelho de turismo de Paris? Saiba tudo sobre o Big Bus Tours Paris
A Big Bus Tours Paris é a maior operadora da modalidade de passeios turísticos abertos em todo o mundo, aquela do ônibus vermelho. O serviço de ônibus hop-on hop-off é modelo que permite ao passageiro embarcar e desembarcar a vontade durante o período de validade do seu ticket. A rota clássica do Big Bus Paris passa pelas principais atrações de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. São 10 pontos para embarque e desembarque de passageiros.
A forma mais prática é adquirir o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris. Comprando pelo nosso link, você ainda terá direito a 10% de desconto no valor e todo o conforto e comodidade de já viajar com tudo planejado. Mesmo se você não souber o dia exato em que pretende utilizar os serviços da Big Bus Paris, não tem problema! O mais legal é que todos os bilhetes comprados online são “abertos”, o que significa que você poderá utilizar dentro de 6 meses após a data da compra.
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.