Quando se fala em viajar pela Colômbia, Cartagena das Índias (ou simplesmente “Cartagena”) tem presença assegurada na maioria dos roteiros dos viajantes. Nesses casos, uma das primeiras etapas do planejamento é escolher ‘Onde ficar em Cartagena das Índias‘?
Quinta maior cidade da Colômbia, Cartagena tem importante papel estratégico como porto comercial no mar do Caribe. Mas o que torna Cartagena tão atraente do ponto de vista turístico é seu centro histórico, um esplendor da arquitetura colonial que se faz presente em cada pedra de suas ruas e nas cores fortes das paredes das casas. Em Cartagena, todo o centro fica na área delimitada pelos antigos muros, na região conhecido como cidade fortificada ou “amuralhada”. Essa área da cidade foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia nos anos 1950, e posteriormente Patrimônio Mundial pela Unesco, na década de 1980. Daí se tem uma ideia da beleza e da importância histórica do lugar.
Se ainda fosse preciso mais motivos para justificar porque Cartagena é o principal destino turístico da Colômbia, outro destaque seria a proximidade da cidade com o tão desejado mar do Caribe. Apesar das praias de Cartagena em si não serem grandes coisas (falaremos mais sobre isso na sequência), a cidade funciona bem como ponto de partida para belas ilhas banhadas pelo mar azul de águas mornas e cristalinas. Bem ao estilo que habita o imaginário de 10 entre 10 viajantes que vão para terras colombianas.
Para tornar sua experiência por Cartagena ainda mais especial, preparamos esse post com sugestões de onde ficar em Cartagena. A partir da nossa experiência na cidade, vamos indicar os melhores bairros e localizações, sempre com dicas de bons hotéis em Cartagena para você aproveitar da melhor forma a sua viagem!
Booking.comOnde ficar em Cartagena: Cidade amuralhada (centro histórico)
Essa é sem dúvidas a melhor localização possível para ficar hospedado em Cartagena das Índias. É dentro dos muros, na cidade amuralhada, que está o grande charme de Cartagena. As casas coloridas de arquitetura colonial, as belas praças, as ruas com calçamento de pedra, tudo está localizado nessa área.
É também no centro que estarão os melhores restaurantes, bares e cafés para você experimentar outra importante atração cultural de Cartagena: sua gastronomia. Boas opções não faltam, especialmente com aquele toque caribenho. Fizemos até uma lista com boas opções de onde comer e beber em Cartagena, desde experiências mais sofisticadas em restaurantes de Chef, passando por bistrôs e trattorias com toques da cozinha local, chegando aos lugares clássicos onde é possível experimentar os pratos mais típicos e tradicionais.
Com tudo isso, não é por acaso que no centro histórico de Cartagena esteja a maior concentração de hotéis. É também a área mais valorizada da cidade, e portanto com preços das diárias mais elevados. Ao mesmo tempo, poderá fazer quase tudo a pé e economizar em transporte – inclusive muitos hotéis oferecem o serviço de traslado até o aeroporto grátis.
Se você procura por uma estadia de luxo, alguns dos melhores e mais sofisticados hotéis estão aqui: Sofitel Legend Santa Clara Cartagena; Bastión Luxury Hotel ou o Movich Hotel Cartagena de Indias (todos eles com piscina e vistas espetaculares de Cartagena). Já entre as opções com melhor custo-benefício, destacamos o 3 estrelas Centro Hotel Cartagena.
Centro Hotel Cartagena
Situado em um casarão histórico com localização privilegiada, bem no coração do centro histórico, e ótimo custo-benefício, o Centro Hotel Cartagena acabou sendo o nosso escolhido para ficar a maior parte de nossa estadia em Cartagena. Oferece quartos com ar-condicionado (importantíssimo em Cartagena!) e WiFi gratuito. Ofereceram ainda serviço de traslado para nos buscar no aeroporto no dia de nossa chegada.
Os quartos do Centro Hotel Cartagena são espaçosos e possuem móveis simples de estilo antigo. Estão equipados com frigobar, TV a cabo e contam com banheiro privativo e chuveiro com água quente. Sem luxo, mas com tudo que era preciso para uma boa estada em Cartagena.
O café da manhã (incluso na diária) segue a proposta do hotel: simples mas eficiente. Ao invés de buffet, tudo é servido diretamente à mesa. O menu consiste em: frutas frescas da estação (em geral melancia, melão orange e abacaxi), ovos mexidos, pães de forma torrados e/ou iogurte com granola. Tudo acompanhado por suco de frutas fresco e café (puro ou com leite). Vale destacar o espaço onde é servido o café da manhã, bem clássico, com muita luz natural e em meio a muitas plantas. Charme e estilo colonial em sua essência.
Trata-se de um hotel simples, de estilo colonial, onde os pontos fortes são a localização e a atenção de toda a equipe. Em consulta ao site da Booking, é possível encontrar a diária no Centro Hotel Cartagena a partir de R$310 (quarto casal, com café da manhã incluso).
+ Clique e reserve agora seu quarto no Centro Hotel Cartagena pelos melhores preços
Onde ficar em Cartagena: Getsemaní
Se o orçamento estiver apertado e ficar no centro histórico esteja fora de cogitação, anote esse nome: Getsemaní. No passado, essa região era considerada a periferia da cidade. Ali moravam os mais pobres e predominavam a violência, a prostituição e o tráfico de drogas. Entretanto, o crescimento do turismo em Cartagena fez com que o centro histórico ficasse “pequeno” para tanta gente. A solução foi pegar o bairro imediatamente vizinho e revitalizá-lo.
Como resultado, além de ser o bairro mais próximo da cidade murada, Getsemaní possui a mesma “atmosfera” do centro de Cartagena. As casas coloridas, a arte de rua, os cafés, os bares, estão todos lá. A diferença é que os preços são bem mais em conta! 🙂
É claro que isso se reflete também nos preços da estadia. Pelos valores mais acessíveis e pela grande concentração de hostels, Getsemaní se tornou conhecido como o “Paraíso dos Mochileiros” em Cartagena. Se essa é a sua vibe, Getsemaní é o local certo para você se hospedar em Cartagena. Duas ótimas opções com bom custo-benefício são o
Media Luna Hostel Cartagena e o El Arsenal Hostel Boutique. Mas não pense que só tem hostel em Getsemaní. O Zana Hotel Boutique por exemplo é uma excelente escolha no segmento de hotel boutique.
Onde ficar em Cartagena: Barrio de Crespo/El Cabrero (próximo ao Aeroporto Internacional)
Na parte mais ao norte em relação ao centro histórico estão os bairros de Crespo e El Cabrero, bem no caminho para o aeroporto de Cartagena. Ambos banhados pelo mar, mas… Pode ser uma surpresa para muita gente, mas apesar de ser turisticamente “vendida” como parte do “Caribe Colombiano”, a verdade é que as praias próximas ao centro histórico e à cidade amuralhada vão decepcionar os mais praieiros. A areia e a água são escuras, com muitas pedras e até trechos impróprios para banho. Aqui não é diferente, e a proximidade com o mar acaba não tendo muita utilidade prática – ok, o visual é bonito e é possível dar uma corridinha na areia.
Ao mesmo tempo, os dois bairros estão fora do centro histórico, então nada de casinhas coloridas ou prédios coloniais. Sendo assim, qual a vantagem de se hospedar aqui?
Além da proximidade com o aeroporto e com o próprio centro histórico, essa região concentra alguns hotéis maiores e com estrutura de “resort” – tem até opções “all inclusive”. Os preços costumam ser um pouco melhores do que no centro, e dependendo da situação, pode ser vantajoso financeiramente ficar localizado por esses lados.
Um bom exemplo desse perfil de hotel é o GHL Corales de Indias, no qual ficamos hospedados por 1 noite (véspera de pegar um voo logo cedo para Bogotá). Foi uma boa opção depois de aproveitar bem por 3 dias o centro histórico de Cartagena, mudar um pouco de ares, relaxar no resort e já estar bem pertinho do aeroporto.
Hotel GHL Corales de Indias
O hotel GHL Corales de Indias segue o padrão resort, com piscina ao ar livre e área de lazer voltada especialmente para crianças e famílias.
Os quartos são modernos e espaçosos, e dispõem de TV de tela plana, WiFi gratuito, ar-condicionado, escrivaninha e belas vistas do mar.
No buffet de café da manhã, boa variedade de frutas e sucos frescos, pães, panquecas, ovos e bacon no estilo café internacional. Algumas opções de pratos quentes como uma espécie de “arroz de carreteiro” também faziam sucesso entre os hóspedes locais – provavelmente algo tradicional da Colômbia.
Trata-se de um resort simples, com estrutura bem abaixo de um resort all inclusive típico, mas coerente com os preços praticados. Em consulta ao site da Booking, é possível encontrar a diária no GHL Corales de Indias a partir de R$300 (quarto casal, com café da manhã incluso).
+ Clique e reserve agora seu quarto no GHL Corales de Indias pelos melhores preços
Onde ficar em Cartagena: Bocagrande/Castillogrande
A única praia que se destaca na orla de Cartagena é justamente a de Bocagrande, que fica na parte mais nova da cidade, mas que ainda assim perde em beleza para 99% das praias brasileiras.
É de Bocagrande e Castillogrande também que partem os passeios de barco para as ilhas – estas sim com praias de areias brancas e águas cristalinas mais parecidas com o nosso imaginário sobre o Caribe (veja nosso post sobre um dia de praia em Cartagena).
+ Dia de Praia em Cartagena: todas as dicas para você curtir o mar do Caribe
Portanto, a maior vantagem de se hospedar nessa parte da cidade é ficar mais próximo das praias balneáveis, e ainda assim não muito distante do centro histórico (cerca de 15 minutos de UBER). A região conta com bons e modernos hotéis. Na linha mais luxuosa, os hotéis de grandes redes como o Hyatt Regency Cartagena e o Estelar Cartagena de Indias Hotel certamente darão conta do recado. Já na linha mais modesta e com bom custo-benefício, o Hotel Pueblito Playa é uma boa pedida.
Particularmente, das regiões que destacamos, é a única onde nunca ficamos hospedados. Diferente das áreas mais turísticas, Bocagrande é mais moderna, com muitos prédios novos. A diferença de preço é pequena em relação a cidade amuralhada, e o bairro perde muito daquela atmosfera colonial que se espera de Cartagena.
Já decidiu onde ficar em Cartagena das Índias?
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Cartagena das Indias, na Colômbia?
#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Cartagena, sugerimos o Centro Hotel Cartagena, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.
Mais atividades em Cartagena das Índias
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem na Colômbia
Na hora de contratar o seguro viagem a gente usa e recomenda a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!
[…] + Leia o post completo sobre onde se hospedar em Cartagena […]
[…] a manhã para conhecer os pontos turísticos e as ruas do entorno, já que estávamos hospedados no Centro Hotel, também localizado nas […]
Pesquisando por possíveis próximos destinos para nossas viagens deste ano e esse post de Cartagena está super completo! Quanta informação bacana!
Obrigada por compartilhar!
Valeu querida! Ficamos felizes em ajudar. Muito bom receber o seu feedback. Grande abraço e boas viagens! 🙂