Os vinhos nacionais, sobretudo aqueles de alto padrão produzidos na Serra Gaúcha, tem se destacado cada vez mais nas premiações internacionais. Esses ótimos resultados são fruto de muito trabalho, investimento e, é claro, das características naturais da Serra Gaúcha. O terroir com clima e solo propícios associado ao investimento tecnológico nos processos e ao desenvolvimento técnico de profissionais ligados à produção do vinho colocou o Vale dos Vinhedos e região no mapa internacional. Neste artigo, selecionamos 11 vinícolas para visitar na Serra Gaúcha para você ter um ponto de partida antes de desembarcar na região. Para facilitar o seu planejamento e organização, veja ainda o roteiro completo de 7 dias na Serra Gaúcha com tudo detalhado.
E como você sabe, viajar pela Serra Gaúcha é um passeio enogastronômico completíssimo, isto é, sinônimo de boa mesa e comida farta. Por isso, consulte também 13 opções incríveis de onde comer na Serra Gaúcha. E se você precisa de recomendação de hotéis e outros tipos de hospedagem, confere nosso artigo onde reunimos dicas das melhores opções para se hospedar no Vale dos Vinhedos e região.
Não esqueça de se vestir com roupas e calçados confortáveis. Especialmente no inverno e estações como outono e primavera onde pode fazer bastante frio à noite. Ninguém merece deixar de aproveitar ao máximo a tão esperada viagem pela Serra Gaúcha por não se preparar para o clima. E lembre-se: escolha peças de roupas versáteis e leves, que você possa levar em uma mala de mão.
Para se vestir com estilo mais despojado e urbano, as marcas brasileiras especializadas em roupas para baixas temperaturas tem peças de excelente qualidade. Uma dessas marcas brasileiras é a Fiero (lê-se “Fiêrro”), que tem uma boa variedade de roupas, calçados e acessórios para o inverno, frio e neve. Encontramos a loja da marca online e ficamos encantados com a versatilidade das coleções. Aí decidimos experimentar e ficamos bem impressionados com a qualidade dos produtos. São ótimos e não perdem em nada para as marcas estrangeiras. E o melhor: negociamos um descontinho para os leitores! Use o cupom VIAJAREDEMAIS e ganhe 10% de desconto.
Leia também
+ Onde comer no Vale dos Vinhedos e região: 13 opções incríveis
+ Onde ficar no Vale dos Vinhedos: melhores opções para se hospedar
+ Vale a pena alugar carro no Vale dos Vinhedos?
+ O que fazer no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha: roteiro de 7 dias
+ 11 vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
+ Mala de viagem de inverno: 10 itens essenciais para levar
E se você quer ter mais conforto e liberdade na sua viagem recomendamos alugar um carro! Para saber como foi a nossa experiência, veja a matéria sobre como foi alugar carro na Serra Gaúcha. E se preferir, faça uma cotação aqui embaixo para ter uma ideia dos valores! 🙂
Vinícolas que você vai encontrar nesse artigo:
– Vinícola Torcello
– Cave do Sol
– Vinícola Miolo
– Cave de Pedra
– Casa Valduga
– Pizzato Vinhas e Vinhos
– Cooperativa Vinícola Garibaldi
– Vinícola Armando Peterlongo
– Vinícola Don Giovanni
– Família Geisse
– Vinícola Casa Perini
Vale dos Vinhedos | Vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
Denominação de Origem “Vale dos Vinhedos”
Ter essa marca no rótulo do vinho é um indicativo de procedência e qualidade. A Denominação de Origem Vale dos Vinhedos é a única D.O. do Brasil. Isso significa que os rótulos que são produzidos nesse terroir (características únicas do solo e do microclima particular de determinada região) seguem uma série de exigências preestabelecidas para classificação de espumantes e vinhos. E fazem parte deste pequeno trecho da Serra Gaúcha os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Vinícola Torcello
A Torcello, uma das menores vinícolas com produção totalmente artesanal do Vale dos Vinhedos, fica localizada nos primeiros quilômetros da Estrada do Vinho (RS 444). Seu nome é uma homenagem a uma das menores ilhas de Veneza que chama-se Torcello. Com charmosos vinhedos na entrada da propriedade, o visitante é conduzido pelo caminho diretamente ao estacionamento, em frente ao prédio principal. É lá que fica o espaço da loja e também a área de degustação.
Um diferencial da Vinícola Torcello é a proposta de manter a produção pequena garantindo a alta qualidade dos vinhos. A produção anual é de apenas 20 mil garrafas de vinhos, entre tintos e brancos, 15 mil garrafas de espumantes e 60 mil de suco de uva. Dessa maneira, o processo de elaboração é feito de forma totalmente artesanal e controlada. Por isso cada vinho produzido na vinícola tem no rótulo a informação da safra e o total de garrafas produzidas, indicando ainda a respectiva numeração da garrafa.
A Torcello oferece diferentes tipos de degustação variando conforme a categoria dos vinhos e espumantes oferecidos, como os rótulos icônicos e de produção limitada da Linha Premium. Degustações premium incluem a visitação completa, com parada nos vinhedos modelo, área de trabalho com breve apresentação dos processos artesanais de produção, além do maquinário antigo e moderno. O visitante também é convidado a visitar o setor das barricas e as caves onde os vinhos passam pela fermentação. Entre as experiências oferecidas, com certeza a mais exclusiva é a chamada Prova de Barricas, que é feita por Rogério Carlos Valduga – fundador e vinhateiro da Vinícola Torcello. Durante essa experiência, os visitantes tem a chance de degustar vinhos em diferentes estágios de elaboração: dos tanques de inox e barris de carvalho até a degustação final já prontos para o consumo.
Vinícola Torcello
Localização: Estrada do Vinho, ERS 444, km 16 Vale dos Vinhedos
Horário: Segunda a sábado das 09:00 às 17:00. Domingos das 09:00 às 12:00. (Horários podem sofrer alterações sem aviso prévio)
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.torcello.com.br/visitacao WhatsApp: +55 54 98166-3730
Cave do Sol
Vinhos de alta qualidade e sofisticação definem o que a Cave do Sol representou para a gente. Ainda em casa, antes de conhecer a sede da vinícola, experimentamos nosso primeiro vinho Cave do Sol! Aquele Cabernet Sauvignon 2016 em uma garrafa com rótulo preto de design lindo foi marcante. No nosso insta tem o reels desse momento mostrando a receita que fizemos para harmonizar!
A sede da vinícola, uma construção recente e moderna, tem sua beleza arquitetônica ressaltada pela potência da luz do sol, o astro rei. Para eles, é graças ao sol que a vida se renova e as videiras cultivadas no Vale dos Vinhedos se multiplicam. Por isso é o sol que inspira a marca e o conceito da Vinícola Cave do Sol.
Se por fora o imponente prédio da Cave do Sol já chama atenção de quem passa pela estrada do vinho, por dentro a beleza dos ambientes impressiona. Na decoração, o moderno se mistura de maneira criativa ao resgate artístico presente na vinícola. Dos objetos, maquinários e elementos do antigo prédio da primeira vinícola da família até obras de arte criadas por artistas com exclusividade para a Cave do Sol.
As portas principais levam a recepção que está localizada entre a espaçosa loja com todas as linhas de vinho da vinícola e linda Vinheria, o wine bar da Cave do Sol. É nesse último espaço que são realizadas as degustações. Outro atrativo gastronômico exclusivo da Cave do Sol é o Ristorante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS. O restaurante tem como conceito contemplar a culinária italiana com uma aposta nas influências contemporâneas e na enogastronomia, criando harmonizações de pratos com os vinhos da Cave do Sol.
Escola de Gastronomia da UCS
A Cave do Sol oferece diferentes experiências de degustação para os seus visitantes. Um tour começa com a breve apresentação da história da família, os processos de produção e depois exploram os incríveis ambientes da vinícola. O visitante recebe de brinde uma taça de cristal que é utilizada durante o percurso pela vinícola onde são servidos para degustar alguns dos vinhos oferecidos.
Ao final do tour, o visitante é conduzido até Vinheria, o wine bar aconchegante com janelões de vidro que oferecem uma bela vista do Vale dos Vinhedos. Entre as várias experiências de degustação oferecidas pela Cave do Sol, nós fizemos a ‘Degustação
Vinhos & Chocolates’, uma harmonização dos excelentes vinhos da Cave do Sol com chocolates artesanais. Para quem é chocólotra como a gente, essa experiência sensorial é fantástica.
Cave do Sol
Localização: Estrada do Vinho, ERS 444, km 20 Vale dos Vinhedos.
Horário: Segunda a sábado das 10:00 às 17:00. Domingos das 10:00 às 16:00. Agendamentos podem ser realizados diretamente pelo site da vinícola.
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.cavedosol.com.br WhatsApp: 54 98418.9882 | Telefone: 54 2521.2599
E-mail: [email protected]
Vinícola Miolo
A Miolo é uma das 4 vinícolas do Grupo Miolo. É a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional. Uma história de sucesso iniciada em 1989 no Vale dos Vinhedos que se expandiu por outras cidades do sul e até mesmo pela região do Vale do São Francisco, na Bahia.
A estrutura da vinícola Miolo realmente impressiona e faz jus ao seu destaque entre as vinícolas da Serra Gaúcha. O grande volume de produção anual é resultado de um parque produtivo amplo e todo automatizado. E claro que todo esse sucesso e reconhecimento internacional se deve a qualidade inegável de seus vinhos, espumantes e sucos.
Entre as experiências disponíveis na vinícola, fizemos a Visita Tradicional que é oferecida todos os dias em vários horários e não precisa de agendamento prévio. A experiência começa com uma visita guiada pela estrutura da vinícola e conta um pouco da sua história. São apresentados os processos de elaboração dos vinhos e espumantes durante o trajeto pelas áreas de produção, em meio aos tanques, barricas e caves de envelhecimento.
A visita é conduzida por um dos enólogos ou sommeliers da vinícola, levando cerca de 1 hora no total. A experiência finaliza com a degustação de 4 rótulos emblemáticos da Miolo. E parte do valor do ingresso é convertido em crédito para ser utilizado na loja da vinícola. As experiências especiais focadas em grandes espumantes e vinhos da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos estão disponíveis em horários especiais sob reserva antecipada.
Além das atividades de visitação, a Miolo ainda oferece aos visitantes o Wine Garden Miolo, um bar de vinhos ao ar livre nos jardins da vinícola. Não deixe de curtir, pelos menos uns minutinhos, a área verde com bancos no entorno do lago cheinho de peixes.
Vinícola Miolo
Localização: Estrada do Vinho, ERS 444, km 21 Vale dos Vinhedos
Horário da Visitas Tradicional: segunda a sábado: 10:00; 11:00; 13:30; 14:30; 15:00. Domingos e feriados: 10:30; 11:00; 11:30; 13:30; 14:30; 15:00. Visitas e degustações* são realizadas por ordem de chegada.
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.miolo.com.br/enoturismo Telefones: 054 2102-1537 / 2102-1540
E-mail: [email protected].
Cave de Pedra
Considerada uma das primeiras vinícolas boutiques do Brasil, a Cave de Pedra foi fundada em 1997 e logo se tornou uma das principais vinícolas da Serra Gaúcha. A charmosa sede foi construída em um castelo medieval de pedra basalto, a rocha matriz da região, bem no coração do Vale dos Vinhedos. A pedra, que é linda, ainda tem características naturais como manter a temperatura estável, essencial para a elaboração de vinhos e espumantes. Nós que já somos fãs das espumantes da vinícola há muitos anos, sempre que temos oportunidade de ir a Serra Gaúcha, passamos por lá para saber das novidades e abastecer nossa adega. Já compartilhamos no nosso Instagram várias receitas harmonizando pratos com os vinhos e espumantes maravilhosos da Cave de Pedra: entrada com espumante rosé; risoto de abóbora e queijo com vinho chardonay; costela assada com tinto Marselan safra 2017; e a sobremesa italiana panna cotta com o vinho tinto licoroso
A Cave de Pedra tem como especialidade a elaboração de espumantes pelo método tradicional, o que resulta em bebidas com excelência em qualidade, se destacando entre as vinícolas da Serra Gaúcha. A proposta é manter em seus vinhos e espumantes todas as características do Terroir Vale dos Vinhedos. Por isso, a produção anual é limitada a aproximadamente 45 mil garrafas entre vinhos e espumantes.
Entre as experiências oferecidas aos visitantes, as diferentes opções de degustação sem necessidade de reserva antecipada são uma ótima maneira de conhecer os produtos. Porém, vale muito a pena conhecer as instalações e os processos de elaboração adotados escolhendo uma experiência que inclua o tour pela vinícola e a degustação feita no final. Os tours saem de hora em hora, mas sempre é bom entrar em contato com a vinícola e agendar o horário com antecedência para garantir sua vaga.
E falando em agendamento prévio, uma das experiências mais divertidas da nossa viagem pelas vinícolas da Serra Gaúcha foi ‘Degustação às cegas’ na Cave de Pedra. A proposta é provar vendado 5 amostras de vinhos secretos especialmente selecionados pelo enólogo da vinícola. Tentar descobrir tipo de vinho, seus aromas, sabores e características de produção aguça todos os sentidos! E é muito divertido!
Vinícola Cave de Pedra
Localização: Linha Leopoldina, 315, ERS 444, Vale dos Vinhedos
Horário: Segunda à Sábado e Feriados: 10h às 17h. Domingos: 10h às 16h. Saindo um tour tradicional* a cada hora, sujeito a alteração | Duração: 1h
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.cavedepedra.com.br/enoturismo Telefone: +55 (54) 3459.1267
E-mail: [email protected]
Casa Valduga Vinhos Finos
Uma das mais antigas (1875) e premiadas vinícolas da Serra Gaúcha, a Casa Valduga é a marca brasileira líder no segmento de vinhos e espumantes de luxo.
A alta qualidade dos produtos é resultado, entre outros fatores, da seriedade com que são perpetuados geração após geração os valores que regem a empresa: trabalho familiar e a inovação constante. Os investimentos em tecnologia de ponta aliada à aplicação de modernas técnicas de produção fez a marca Casa Valduga ser sinônimo de excelência em vinhos e espumantes.
E ser referência de qualidade também é atribuído às outras empresas do grupo, como a Casa de Madeira com seus produtos maravilhosos de delicatessen e o restaurante, que nós experimentamos e super recomendamos aqui nesse artigo onde comer no Vale dos Vinhedos e região: 13 opções incríveis na Serra Gaúcha.
Uma curiosidade interessante é que a a Casa Valduga é conhecida por ter sido a primeira vinícola a introduzir o Enoturismo no Vale dos Vinhedos. O que lhe rende know how para oferecer uma grande variedade de experiências para os visitantes. A imersão no mundo da uva e do vinho pode ser feita a partir de visitas guiadas que já incluem degustações, das visitas com almoços harmonizados, dos cursos e até mesmo se hospedando nas pousadas do complexo da Família Casa Valduga. Uma das experiências mais completas entre as vinícolas da Serra Gaúcha.
Tudo vai depender do seu cronograma e planejamento. Na visitação guiada que fizemos, percorremos todos os setores, da produção à expedição. O tour é conduzido por um dos enólogos da vinícola, que conta um pouquinho da história e vai apresentando todos os processos de elaboração dos vinhos e espumantes ao longo do percurso. De fato, uma vinícola super moderna, com maquinário de ponta e muita tecnologia. Mas sem deixar de lado as técnicas centenárias, como a elaboração de espumantes pelo método tradicional.
A nossa visita foi a tradicional e já incluía degustação e uma taça exclusiva da vinícola. Com ela, tivemos a oportunidade de degustar produtos espumantes e vinhos premiados da vinícola ao longo do percurso. E o melhor: essa experiência acontece em salões especiais dentro das caves. É lá que ficam os vinhos e espumantes enquanto passam pelas diversas etapas do processo de produção, como a área das barricas de carvalho.
A visita tem duração aproximada de 2 horas e no final, ainda dá para fazer aquela paradinha estratégica na loja para aproveitar promoções e abastecer a adega. Dá até para despachar direto para o endereço de casa, pois a vinícola envia para todo Brasil. E não esqueça de fazer um cafuné na Mima, uma frajolinha mascota felina “funcionária” da loja Casa Valduga. Ela tem até Instagram: @mima_casavalduga.
Casa Valduga Vinhos Finos
Localização: Via Trento, 2355 – Vale dos Vinhedos
Horário: Diariamente, das 09h30 às 17h00. Visitação/tour tradicional*: Segunda a Sábado – 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h00. Domingos e feriados: 9h30, 10h30, 13h30, 14h30, 15h30 | Duração da visita tradicional: 2h
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.casavalduga.com.br/enoturismo/visitacoes Telefone: (54) 2105.3154
E-mail: [email protected]
Pizzato Vinhas e Vinhos
Uma pequena e sofisticada vinícola familiar se tornou uma das grandes pérolas do Vale dos Vinhedos. Foi constituída como vinícola em 1999 pela geração mais jovem da família para se dedicar também a elaboração de vinhos. Isso porque o cultivo de videiras já é uma prática familiar desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto, na Itália ao final dos anos 1800.
Entre as degustações oferecidas na moderna sede da Vinícola Pizzato, destacamos a Harmonização de queijos regionais gaúchos e vinhos Pizzato. Esta harmonização compreende 6 rótulos da Pizzato pareados com 6 queijos regionais gaúchos.
A proposta é mostrar que os queijos e vinhos podem ser potencializados quando bem combinados. Uma delícia de experiência e uma verdadeira aula de harmonização! Os vinhos vão sendo escolhidos na hora e todo tipo de surpresa pode acontecer, inclusive a entrada de vinhos inesperados e algumas raridades da vinícola.
A experiência ainda tem um cesto de pães e a degustação de varietal de azeite de oliva gaúcho. Os aspectos técnicos da produção dos vinhos são o diferencial da Pizzato que faz essa jovem vinícola ter os seus rótulos entre os mais destacados em degustações e painéis de vinhos Brasileiros e Internacionais além de figurarem nas lojas especializadas e nas adegas de restaurantes conceituados. A Pizzato, sem dúvida, é uma das vinícolas da Serra Gaúcha que você precisa conhecer.
Pizzato Vinhas e Vinhos
Localização: Via dos Parreirais, S/N – Santa Lucia, Vale dos Vinhedos
Horário: Todos os dias, das 10h às 17h. Degustações e programas especiais como a harmonização de queijos ou de charcutaria devem ser agendadas com antecedência.
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: pizzato.net/visitacao-e-turismo
Telefone: (54) 3055-0440 WhatsApp: (54) 98114-0116
Leia também
+ Onde comer no Vale dos Vinhedos e região: 13 opções incríveis
+ Onde ficar no Vale dos Vinhedos: melhores opções para se hospedar
+ Vale a pena alugar carro no Vale dos Vinhedos?
+ O que fazer no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha: roteiro de 7 dias
+ 11 vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
+ Mala de viagem de inverno: 10 itens essenciais para levar
Garibaldi | Vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
Conhecida como a “Capital Brasileira do Espumante”, Garibaldi pertence à 1ª Colônia da Imigração Italiana, integrando a Região da Uva e do Vinho da Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos. Uma cidade tranquila e bucólica, que tem a agricultura e a indústria como bases de sua economia, além da forte presença do turismo. As duas principais vinícolas da cidade ficam bem no centro e tem cerca de 5 minutos de distância entre elas.
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Uma das mais antigas vinícolas da Serra Gaúcha, fundada em 1931, a Vinícola Garibaldi se orgulha de preservar o ideal cooperativista de seus fundadores. Até hoje são mais de 430 famílias descendentes de colonos italianos retiram da terra o seu sustento geração após geração. Ao visitar a sede da Cooperativa Vinícola Garibaldi, a gente mergulha na história desses colonos italianos e na maneira como transformaram a produção do vinho quando chegaram por essas terras.
Essa dedicação associada aos investimentos em um moderno parque industrial renderam muitos frutos. Alguns dos mais de 70 rótulos de espumantes, vinhos e sucos do portfólio da vinícola são premiados no Brasil e no exterior. Em 2018 e 2019 a Cooperativa Garibaldi foi a vinícola brasileira mais premiada, com o maior número de medalhas e condecorações recebidas por seus rótulos, um marco que celebra a qualidade excepcional dos produtos produzidos.
E falando em qualidade, as atividades de enoturismo disponíveis para os visitantes são bem criativas. Experiências de degustação que podem enfatizar a história ou despertar sentidos em uma prova às cegas. Ou ainda acentuam as maravilhas da harmonização com chocolates artesanais. Sem contar que é uma oportunidade única de aprender e se divertir dentro de uma legítima pipa de vinho. Sim, é isso mesmo. A Garibaldi transformou em salas de degustação algumas daquelas pipas gigantes antigas, feitas de madeira e utilizadas para a produção do vinho. É uma imersão real na história do vinho.
As experiências começam com uma visita guiada onde são apresentados os processos e um resgate histórico a partir das ferramentas e maquinários utilizados no passado para o cultivo e preparo do vinho.
Nós fizemos a degustação “Taça & Trufa”, uma experiência que combina a degustação de espumantes e vinhos Garibaldi com chocolates Devorata Trufas Artesanais exclusivas. Foram 5 harmonizações guiadas por uma das enólogas da vinícola que surpreenderam muito, tanto pela apresentação como pelo resultado sensorial dos aromas e sabores.
E por último, uma passadinha na loja para trocar a taça exclusiva por uma limpa na caixinha e, claro, levar pra casa alguns espumantes e vinhos premiadíssimos.
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Localização: Av. Independência, 845 – Centro, Garibaldi
Horários da degustação Taça & Trufa: Segunda a Sábado: 10:00 / 13:30 / 15:30; Domingos e Feriados (consultar): 10:30/ 13:00.
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.vinicolagaribaldi.com.br/enoturismo/taca-trufa/
Telefone: (54) 3464-8104 | WhatsApp: (54) 99196-5577
E-mail: [email protected]
Vinícola Armando Peterlongo
A história da Peterlongo, uma das mais antigas da vinícolas da Serra Gaúcha, se confunde com a história da cidade de Garibaldi, fundada em 1870.
Cinco anos depois , em 1875, chega na recém criada colônia um imigrante da Itália de nome Manoel Peterlongo Filho, agrimensor de profissão, que era apaixonado por vinhos. Ele era um entusiasta da elaboração de espumantes, herança de aprendizado do seu avô e buscou repetir os processos de elaboração aqui no Brasil, oferecendo a bebida a amigos que visitavam a família. Em 1915, incentivado pelo crescimento da produção de vinhos e espumantes em Garibaldi, Manoel fundou oficialmente a Vinícola Armando Peterlongo S/A, nome dado em homenagem ao seu único filho homem. Os negócios prosperaram de tal maneira que nos anos 1930, na Era Vargas, o Champagne Peterlongo passa a ser servido em banquetes oficiais, inaugurações de pontes, lançamento de aviões e batizado de navios. Outro fato marcante: em plena ditadura militar, o Brasil recebe visita da falecida Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que brinda com Champagne Fino Peterlongo em um evento em São Paulo.
A visita à vinícola é um resgate ao passado de sucesso da vitivinicultura nacional, fundada por descendentes de italianos e inspirada em processos e vinhos franceses. Na época de sua construção, as caves subterrâneas da vinícola foram projetadas para remontar o ambiente ideal para conservação dos preciosos champagnes, tal qual os padrões da região de Champagne, na França. Suas instalações são preservadas até os dias atuais, com tours que apresentam as caves e o castelo originais construídos em pedras basálticas.
Entre as atividades enoturísticas oferecidas pela Peterlongo, você pode fazer degustações diretamente no varejo da vinícola a qualquer momento. Mas nós recomendamos uma experiência mais completa: o Tour Armando Peterlongo. Esta atividade incluí uma visitação guiada que passa por vários ambientes do castelo. Inicia com a história da elaboração do primeiro Champagne do Brasil em uma das áreas da propriedade onde detalhes e objetos históricos ilustram toda narrativa que é apresentada. Na sequência, o percurso passa pelas modernas áreas de produção de espumantes, champagnes e vinhos, seguindo para as famosas caves subterrâneas que guardam, além da produção atual, alguns tesouros de época engarrafados.
A atividade se encerra com uma degustação bem completa na loja, dentro do castelo. É lá que, finalmente, os visitantes são convidados a experimentarem o legítimo “Champanhe” brasileiro, pois a Peterlongo é a única vinícola autorizada a utilizar esse nome no Brasil.
Outra atividade que recomendamos é encerrar o dia curtindo o pôr do sol nos jardins da vinícola, de preferência com um picnic. Essa também é uma das experiências que Peterlongo oferece aos visitantes e que a gente provou e aprovou. Já queremos repetir! No kit picnic, além da cesta de guloseimas, a gente recebe toalha e almofadas para aproveitar a estrutura já existente no jardim. Na cesta vem uma tábua de frios, amendoins, azeitonas, torradinhas, geleia, trufas e, claro, suco de uva e vinho! Uma experiência incrível para fechar com chave de ouro.
Vinícola Armando Peterlongo
Localização: R. Manoel Peterlongo Filho, 216 – Champanhe, Garibaldi.
Horário: Diariamente das 9h às 17h30min
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.peterlongo.com.br
Telefone: (54) 98114 3844 ou 3462 1355 | WhatsApp: +55 54 98119-6429
E-mail: [email protected]
Pinto Bandeira | Vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
Este pequeno município de apenas 3 mil habitantes e a cerca de 20km de Bento Gonçalves não pode ficar de fora do seu roteiro. Pinto Bandeira é uma pequena localidade da chamada “Região da Uva e do Vinho” que se emancipou de Bento Gonçalves em 2013 e é famosa pelas belas paisagens naturais e pela qualidade dos vinhos, especialmente dos espumantes. Qualidade essa reconhecida pela iminente certificação de Pinto Bandeira como “Denominação de Origem” — a primeira para espumantes produzidos no “Novo Mundo”. Não deixe de desfrutar de Pinto Bandeira e seu terroir único!
Vinícola Don Giovanni – Vinhos, Vinhedos e Pousada
A Vinícola Don Giovanni se tornou referência na produção de espumantes de alta qualidade, resultado na união os processos modernos de vinificação e a sua localização. O terroir de Pinto Bandeira é um dos melhores do Brasil para o cultivo das uvas Pinot Noir e Chardonnay, que são excelentes para a produção de espumantes e predominam entre os 14 vinhedos da propriedade. A Don Giovanni está instalada em um complexo com mais de 50 hectares onde a elaboração de espumantes representa 80% da produção da vinícola, com cerca de 100 mil garrafas por ano. Não à toa se tornou uma das principais vinícolas da Serra Gaúcha.
Falando em complexo, na Vinícola Don Giovanni, o visitante encontra muitas opções enoturísticas. São diferentes tipos de degustações, restaurante com espaço externo no jardim e a aconchegante pousada com piscina. Combinar todas elas em uma experiência completa na vinícola é a melhor forma de aproveitar uma visita à vinícola. E foi o que nós fizemos.
A pousada que fica em um antigo casarão dos anos 1930 em meio aos vinhedos. São 7 quartos que tem muito conforto e aconchego, além de uma sala de estar com lareiras, piano e um jardim com piscina. O café da manhã é farto e com uma ótima variedade de produtos caseiros e coloniais. Confere nosso artigo os detalhes de como é a experiência de se hospedar na Pousada Don Giovanni.
Em se tratando de Serra Gaúcha, a questão gastronômica é levada muito a sério. O que não seria diferente na Don Giovanni. O excelente Restaurante Nature Vinho e Gastronomia é comandado pelo Chef Rafael Jacobi, que faz deliciosas releituras de pratos típicos da culinária da Serra. O Nature está instalado em um prédio de arquitetura moderna construído nos jardins da vinícola, em meio aos vinhedos. A luz natural que entra por meio das paredes de vidro fazem a perfeita integração do ambiente interno com o maravilhoso espaço ao ar livre. Contamos todos os detalhes dessa experiência no artigo onde comer no Vale dos Vinhedos e região: 13 opções incríveis na Serra Gaúcha.
Além de se hospedar na Pousada e experimentar o restaurante, que tal aproveitar também a oportunidade para fazer o tour guiado com degustação dos vinhos e espumantes da Vinícola Don Giovanni? Legítima representante do aclamado terroir de Pinto Bandeira, como já mencionamos anteriormente, a Don Giovanni trabalha com o manejo biodinâmico (sem agrotóxicos) dos seus vinhedos, o que garante uvas e consequentemente vinhos de altíssima qualidade. Atualmente, a vinícola conta com 5 degustações, algumas realizadas dentro da cave, um local cheio de história.
Vinícola Don Giovanni
Localização: Linha Amadeu, KM 12 – Interior, Pinto Bandeira.
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 08h até 11:45h e das 13h até 17:30h . Sábados: das 09h até 17:30h . Domingos e feriados : das 09h até 13h
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.dongiovanni.com.br
Telefones: 55 ( 54 ) 3455 6294 , ( 54 ) 3455 6293 , ( 54 ) 3455 7377 . Comercial : ( 54 ) 99691 7241 Varejo : ( 54 ) 99147 5864 Turismo : ( 54 ) 99268 3899
E-mail: [email protected]
Família Geisse
Para quem é fã de espumante, a visita à vinícola Família Geisse é sensacional! Os prêmios nacionais e internacionais dos espumantes são resultado do alto padrão que o engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse implementou quando fundou sua vinícola em solo gaúcho no ano de 1979. Ele veio para o Brasil 3 anos antes, contratado para dirigir a unidade da Moët & Chandon na Serra Gaúcha. Percebeu o potencial do terroir de Pinto Bandeiro e por lá se instalou.
A Família Geisse, na Serra Gaúcha, vem somando ao longos dos anos, inúmeros prêmios entre láureas à vinícola, honrarias ao proprietário Mario Geisse e, claro, reconhecimento da qualidade dos espumantes. Entre as distinções, um fato curioso: o rótulo Cave Geisse Terroir Nature foi único espumante sul-americano a entrar no livro “1001 Vinhos para se Beber Antes de Morrer”. Legal, né?
E o mais bacana é que a vinícola tem uma proposta de visitação com 6 experiências bem variadas. Destacamos 3 delas:
Geisse Tasting
Entre as atividades enoturísticas, a visitação é sempre uma ótima forma de conhecer uma vinícola. A Geisse Tasting é uma das experiências que contempla um tour completo + degustação na vinícola todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Precursora na elaboração de espumantes pelo Método Tradicional no Brasil, a Família Geisse mantém esta técnica na produção por mais de quatro décadas. No tour, a proposta é apresentar os processos de elaboração das espumantes, a partir da visita guiada pelo interior da vinícola, onde a tradição do método é aliado a tecnologia moderna. A degustação das espumantes e dos vinhos Família Geisse acontece no final da visita, onde 4 rótulos são oferecidos: – Cave Amadeu – Cave Geisse Conceito – Cave Geisse Premium – Vinho Mario Geisse. Uma dica importante para quem vai fazer a visitação é levar um agasalho já que as caves são mantidas em torno dos 12ºC de temperatura.
Geisse Open Lounge
O Geisse Open Lounge é sensacional! A proposta do lounge é trazer a sinergia entre vinhos e espumantes premiados, finger foods, boa música e o jardim maravilhoso e natural da vinícola. É certamente uma combinação especial que convida a desacelerar do agito da vida corrida que a gente leva. Dá outra dimensão para aqueles preciosos momentos de tranquilidade, paz e bem estar. E somado a atmosfera única do lounge, tem é claro, o atendimento super acolhedor, que faz a experiência de vivenciar bons momentos ainda mais memorável.
No cardápio, encontramos as deliciosas empanadas chilenas, o carro-chefe da casa. Uma homenagem ao fundador da vinícola, o Sr. Mario Geisse que veio do Chile se estabelecer em solo brasileiro e se tornou referência em espumantes de alta qualidade. Outras delícias como tortinhas, tapas variados, caldos e sobremesas também estão presentes no cardápio. E claro, a carta de bebidas dispõe dos espumantes premiadíssimos e vinhos de alto padrão, além de drinks e café.
O que pedir: claro que nossa recomendação não poderia ser diferente: Espumante Brut Blanc de Blanc Cave Geisse premiadíssima harmonizada com empanadas chilenas maravilhosas.
Geisse Terroir Experience
E se você curte uma aventura em meio a natureza, então faça seu planejamento com antecedência porque as atividades que esta vinícola da Serra Gaúcha dispõe são únicas e memoráveis. E muito concorridas! Se programe aí com 2 meses de antecedência para fazer o passeio exclusivo de 4×4 “Geisse Terroir Experience”. Nele você vai percorrer a propriedade acompanhado de um guia-piloto habilitado em 4X4, desbravando os maravilhosos vinhedos em meio a lagos, araucárias, jardins e uma surpreende cascata no meio da mata nativa! Um passeio imperdível!
Família Geisse
Localização: Linha Jansen, s/n | Pinto Bandeira
Horário do Geisse Terroir Experience: Seg, Qua, Sex, Sáb, Dom e Feriados 10h, 12h, 14h e 15h30. Apenas com reserva.
Duração: 1h30min
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
GEISSE Open Lounge: Seg, Qua, Sex, Sáb, Dom e Feriados, das 10h às 17h. Reserva não é obrigatória, mas pode ser feita para chegada até 12h.
Site: https://www.familiageisse.com.br/terroir-experience
Telefone: +55 54 3455.7461 | 3455.7462 WhatsApp: (54) 99696.6791
E-mail: [email protected]
Farroupilha | Vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
Considerada o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul e também a “capital nacional da moscatel”, Farroupilha é uma das grandes cidades da região da uva e do vinho, tanto em extensão territorial como em número de habitantes.
Vinícola Casa Perini
É em Farroupilha, na região do chamado Vale Trentino, entre as colinas e videiras que compõem o cenário deste terroir que fica localizada a premiadíssima Vinícola Casa Perini, outra joia entre as vinícolas da Serra Gaúcha. Antes mesmo de conhecer in loco as experiências únicas que a vinícola oferece, já tínhamos viramos fãs com as harmonizações que fizemos em nossa casa, no Rio. Deixamos tudo registrado no nosso Instagram em vídeo. Confere aqui essa harmonização da Espumante Casa Perini Brut Método Tradicional com deliciosos cogumelos frescos assados recheados com queijo de ovelha. Ficou divino! Também tem uma receitinha do clássico carbonara harmonizado com o vinho branco Casa Perini Sauvignon Blanc.
A Casa Perini oferece atividades de enoturismo super criativas e exclusivas, com várias possibilidades de horários disponíveis. Entre elas você vai encontrar degustações rápidas que podem ser feitas diretamente na loja da vinícola; degustações premium ou aquelas que incluem um tour guiado percorrendo o interior da vinícola; opções mais aventureiras com longos passeios pelos vinhedos, cachoeiras e áreas de natureza da propriedade. Para escolher, o ideal é consultar o site da vinícola e fazer a reserva com antecedência. Na sequência vamos dar destaque para duas atividades que nós experimentamos: Bike Tour e o almoço no Beatrice By Q Restaurante.
Bike Tour
Nossa dica é chegar cedo na vinícola e já pela manhã começar o dia com o Bike Tour, um passeio autoguiado de bicicleta pelas estradas rurais muito bem sinalizadas, em meio aos vinhedos.
Nesse passeio está incluído uma cesta de picnic, toalhas e almofadas! Ao pegar a bike na recepção da vinícola, a equipe auxilia com orientações sobre o caminho e abastece com os apetrechos, comidinhas e bebidas. Aí basta seguir o percurso muito bem sinalizado e só parar quando chegar ao Belvedere Casa Perini, o local do picnic! Uma delícia de passeio para curtir a vista saboreando as comidinhas e degustando um espumante premiadíssimo da Perini! O que é uma experiência única nesse cenário de filme!
Beatrice By Q Restaurante
O Beatrice By Q Restaurante tem a proposta de cozinha autoral que resgata receitas de família da premiada Casa Perini, vinícola tradicional do Vale Trentino, em Farroupilha. O nome Beatrice é uma homenagem à matriarca da vinícola e o “Q” é uma referência ao tradicional restaurante da família localizado na cidade que carrega mais de duas décadas de experiência familiar no universo de gastronomia. Na vinícola, o restaurante e o lounge somam 365 metros quadrados, com um projeto que que confere ao espaço enogastronômico um ambiente externo muito agradável e uma estrutura interna bem iluminada e arejada.
No cardápio do Beatrice, você vai encontrar menus especiais aos finais de semana, para almoços aos sábados e domingos, com pratos no estilo desses que nós experimentamos. Os menus de almoço variam conforme disponibilidade de ingredientes, trazendo sempre o resgate dos pratos e receitas de família. Já o menu do lounge é fixo e são servidas tábuas de frios, escondidinhos, brusquetas, entre outras receitas deliciosas. A carta de vinhos, além de contar com toda a linha da vinícola Casa Perini, tem ainda alguns rótulos exclusivos selecionados da enoteca da família.
O que pedir: do cardápio fixo do Lounge, recomendamos fortemente a Polpeta da Nena: bolinho de carne de panela. Sério! É maravilhosa tanto no tempero quanto na suculência! E dividimos o delicioso brownie de sobremesa. Os pratos foram duas opções diferentes do menu de almoço do dia e estavam bem executados e saborosos:
– Costela de porco ao molho barbecue, acompanhado de refogado de repolho roxo com cenoura, purê de batata e salada
– Filé grelhado com spaghetti a carbonara e salada
Para harmonizar com nosso almoço e combinar com o dia quente de primavera, um vinho branco Casa Perini Fração Única Chardonnay.
Vinícola Casa Perini
Localização: Próximo à igreja de Santos Anjos, s/n Santos Anjos, Farroupilha
Horários do Bike Tour: Todos os dias, as 10h, 12h30 e 15h. Somente disponível com agendamento. Em dias de chuva a atividade é cancelada e deve ser reagendada.
Duração: 1h30min
*Consulte a vinícola diretamente para confirmar os horários, preços e outras modalidades de experiências.
Site: www.casaperini.com.br/enoturismo Telefone: (54) 2109-7300
E-mail: [email protected]
Leia também
+ Onde comer no Vale dos Vinhedos e região: 13 opções incríveis
+ Onde ficar no Vale dos Vinhedos: melhores opções para se hospedar
+ Vale a pena alugar carro no Vale dos Vinhedos?
+ O que fazer no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha: roteiro de 7 dias
+ 11 vinícolas para visitar na Serra Gaúcha
+ Mala de viagem de inverno: 10 itens essenciais para levar
Já reservou sua hospedagem no Vale dos Vinhedos e região?
Quer encontrar as melhores opções de hotéis, pousadas e apartamentos no Vale dos Vinhedos e em toda região da Uva e do Vinho? Não deixe para a última hora, faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!
Booking.com Booking.comAlugue carro mais barato no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha
Uma dúvida que sempre surge é se vale a pena alugar carro para conhecer o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. A resposta é um sonoro sim! Principalmente se você utilizar a Rentcars, uma ferramenta que faz a comparação de preços entre as locadoras e mostra a lista de carros disponíveis e valores. Sempre do mais em conta para o mais caro.
Utilizamos a Rentcars para alugar o carro aqui no Brasil como nas viagens para a Serra Gaúcha e também no exterior, como pela Alsácia e Borgonha na França e pela Toscana na Itália. Em especial na Serra Gaúcha, seja para Gramado e Canela ou para o Vale dos Vinhedos, nós sempre recomendamos alugar carro!
Que tal reservar seus passeios na Serra Gaúcha com antecedência?
Você pode reservar agora seus passeios em Bento Gonçalves e em toda Serra Gaúcha pela Viator, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de experiências de viagem ao redor do mundo. Você pode reservar tudo online antes da viagem e garantir tranquilidade para curtir seu roteiro de passeios sem stress de última hora. E tudo com a possibilidade de cancelamento gratuito.