Uma das vantagens de escolher o Chile como destino é a possibilidade de curtir em uma mesma viagem atividades, climas e paisagens incrivelmente diversos entre si. A partir da cosmopolita capital Santiago é possível chegar em poucas horas até o litoral de Viña del Mar e Valparaíso, curtir o pôr do sol em meio aos picos nevados da Cordilheira dos Andes a mais de 3 mil metros de altitude no Sunset Valle Nevado ou experimentar um vinho chileno direto da fonte em uma das vinícolas nos arredores de Santiago. Mas entre tantas boas opções de atividades que podem ser realizadas a partir de Santiago, uma das que se destacam entre as mais procuradas é sem dúvida o passeio de 1 dia até Cajón del Maipo e Embalse El Yeso. Quer saber o que torna essa atividade tão popular e pegar todas as dicas para incluí-la no seu roteiro pelo Chile? Nesse artigo vamos contar como foi a nossa experiência de 1 dia no Cajón del Maipo e Embalse el Yeso no verão com a Full Tour, agência especializada em passeios turísticos no Chile.
Leia também:
– O que fazer em Santiago do Chile: roteiro de 4 dias na capital chilena (em breve)
– Onde ficar em Santiago: sugestões de hotéis e melhores bairros (em breve)
– Onde comer em Santiago: sugestões de restaurantes (em breve)
– Sky Costanera: como é subir no maior edifício da América Latina (em breve)
Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
Cajón del Maipo é um cânion localizado na porção sudeste andina da Região Metropolitana de Santiago, uma região aos pés da Cordilheira dos Andes, localizada a cerca de 2h/3h de distância de carro de Santiago. Repleto de montanhas, pequenos rios e da natureza típica dessa região, o Cajón del Maipo tem como principal atrativo o Embalse el Yeso, uma lagoa artificial formada pelo represamento das águas do rio Yeso encrustada entre as montanhas da Cordilheira dos Andes a cerca de 2.600 metros de altitude.
Construído nos anos 60, o Embalse el Yeso reúne aproximadamente 250.000.000 de metros cúbicos de água, sendo a principal fonte da água potável no abastecimento da capital Santiago. Mas o que torna o destino famoso do ponto de vista turístico é a incrível coloração turquesa de suas águas — resultado de um processo natural provocado por algas — que se destaca ainda mais por conta da paisagem árida durante o verão ou coberta de neve durante o inverno.
Aliás, o passeio de Cajón del Maipo e Embalse el Yeso tem a grande vantagem de poder ser realizado durante todo o ano, em qualquer que seja a estação. Nós realizamos esse passeio no verão chileno (mês de dezembro), e nessa época o gelo e a neve se limitam ao topo de algumas montanhas mais ao longe nas Cordilheiras. Em compensação, a cor das águas do Embalse é ainda mais viva e brilhante, e é possível observar nas montanhas toda a nuance de cores das diferentes camadas de rocha, algo que não se vê no inverno.
Quem optar por fazer o passeio entre os meses de junho a agosto (inverno chileno) certamente vai encontrar um cenário bem diferente, mas igualmente encantador, de muita neve e frio.
Independente da época do ano, prepare-se para se apaixonar por um cenário cinematográfico, que já vai sendo apresentado durante o trajeto a medida que adentramos em direção às Cordilheiras e que tem o seu ápice no momento da chegada ao Embalse el Yeso.
Como ir até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
A única forma de chegar até o Cajón del Maipo e Embalse el Yeso é de carro, seja por conta própria (carro alugado) ou através de uma agência de turismo. Apesar de ir de carro por conta própria ser uma das possibilidades, a gente NÃO recomenda de maneira nenhuma essa opção. A estrada que leva ao Embalse el Yeso é uma estrada de terra e pedras, super estreita em alguns trechos e bem perigosa para quem não conhece a região. Isso sem contar a possibilidade de pegar chuva ou neve durante o caminho, dependendo da época do ano. Além disso, o passeio dura no total cerca de 8 horas (incluindo os deslocamentos), ou seja, o trajeto é longo e cansativo para quem fica na direção, e financeiramente a economia nem é tanta para compensar todas essas questões.
Por isso, a melhor forma de ir até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso é sem dúvida a contratação do passeio diretamente com uma agência de turismo especializada. Existem muitas agências de turismo no Chile ou sites especializados em passeios turísticos como a Get Your Guide que oferecem esse tipo de passeio:
GET YOUR GUIDE: Cajón del Maipo – Excursão em Pequeno Grupo com Piquenique
A nossa dica pessoal de agência de turismo é a Full Tour, agência de turismo brasileira localizada em Santiago do Chile e no Atacama, super bem avaliada (tem 5 estrelas no TripAdvisor) e que tem os melhores guias! Fizemos todos os passeios nos arredores de Santiago com eles, e recomendamos!
Além do atendimento todo em português via email ou whatsapp, eles sempre tem alguma promoção ou desconto especial ativo. Basta acessar o link abaixo e preencher o formulário com as informações da sua viagem que a equipe da Full Tour vai entrar em contato com um orçamento personalizado. Lembrando que o pagamento pode ser feito com cartão de crédito, por boleto ou diretamente no passeio em dinheiro (pesos chilenos).
Full Tour: 10% off em todos os passeios pelo Chile
Quanto custa o passeio de 1 dia até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso?
Quando fizemos o passeio com a Full Tour o valor da atividade era cerca de R$250 por pessoa. Consulte a equipe da Full Tour para obter sempre os melhores preços e negociar algum desconto especial.
O que vestir e o que levar na mochila?
O Embalse el Yeso fica a 2.600 metros de altitude, aos pés das Cordilheiras. Isso faz com que a temperatura por lá seja sempre inferior a temperatura de Santiago (no inverno, isso significa muita neve e frio, e no verão, temperaturas mais amenas e muito vento). Sendo assim, vá devidamente preparado para o clima da estação, e mesmo no verão, não deixe de levar um casaco leve ou utilizar ao menos uma camisa térmica para se adaptar à mudança de temperatura
+ Leia também: o que levar na mala de inverno
Além disso, como já dissemos, esse é um passeio de dia inteiro, com duração prevista de cerca de 8 horas no total incluindo o tempo de estrada. Como no Embalse el Yeso não há estrutura de banheiro nem lojas para comprar água ou comida, é fundamental levar ao menos uma garrafa de água e algum lanchinho (mesmo que o passeio inclua um piquenique, como foi o caso da nossa experiência).
Passeio de 1 dia até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: nossa experiência com a Full Tours
Uma característica desse passeio de 1 dia até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso é que todas as agências gostam de programar a saída para bem cedo. O horário exato varia em função da época do ano, da quantidade de participantes da excursão e da localização do seu hotel, já que a van ou ônibus da agência de turismo começa a recolher os passageiros por volta das 7h/8h da manhã seguindo uma rota que faça sentido para otimizar o tempo. O horário exato da nossa saída foi avisado na véspera pelo whatsapp da Full Tour, então dá para se programar para dormir o máximo possível e tomar o café da manhã com calma. No nosso caso, ainda demos a sorte de sermos os últimos da lista e fomos buscados exatamente as 9h da manhã.
Nosso guia foi o Aldo, chileno “boa praça” que fala português fluente e nos acompanhou em várias atividades que fizemos com a Full Tour. Diferente de outras empresas que costumam colocar uma única pessoa na função de motorista e guia, com a Full Tour a gente tinha um motorista focado somente na parte da direção e o Aldo preocupado apenas em nos passar todas as informações turísticas ao longo do trajeto.
Quando esse passeio é realizado no período do inverno, muitas agências costumam programar uma parada adicional no caminho para aluguel de roupa de frio e botas — especialmente quando o passeio é feito de ônibus, que por conta do tamanho não conseguem chegar até o Embalse e é necessário percorrer um trecho a pé no meio da neve. Como a gente fez o passeio no verão e em uma van que conseguia chegar até o Embalse el Yeso, fizemos todo o trajeto inicial sem paradas até a cidadezinha de San José del Maipo.
San José de Maipo: parada estratégica
O trecho entre Santiago e San José del Maipo pode levar entre 1h e 1h30 dependendo do trânsito. Apesar de ser a principal cidade da região do Cajón del Maipo, San José de Maipo é um pequeno vilarejo sem grandes atrativos. No dia do nosso passeio tinha até uma feirinha de artesanato acontecendo na pracinha central do vilarejo. Mas a cidade costuma servir mesmo como ponto de parada para a maior parte dos passeios da região.
O motivo dessa paradinha estratégica em San José del Maipo? Esse é ultimo momento de ir ao banheiro e comprar uma água e/ou algo para comer antes do trecho final até o Embalse el Yeso, mais especificamente no Minimarket Auco. De San José até o Embalse ainda vai mais 1 hora de estrada no trajeto de ida (ou um pouco mais, dependendo do trânsito), mais o tempo no próprio Embalse, mais o trajeto de volta. Lembrando que no Embalse el Yeso não há estrutura de banheiro nem lojas para comprar água ou comida, ou seja: vá ao banheiro em San José del Maipo! 🙂
Não que o local ofereça uma baita estrutura: o Minimarket Auco é super simples, daqueles típicos “mercados raiz” de cidade do interior, mas fundamental para a sequência do passeio.
De San Jose del Maipo ao Embalse el Yeso
A medida que nos embrenhamos no cânion e subimos um pouco mais em direção aos 2.568 metros de altitude onde se encontra o Embalse el Yeso, a paisagem se torna mais árida e montanhosa — e mais encantadora. Se no inverno esses trechos costumam estar cobertos de neve, no verão é possível observar a vegetação e as diferentes nuances da coloração das rochas. Mesmo no verão, ainda há algum resquício de “neve eterna” nas montanhas mais ao fundo.
O trecho de San Jose del Maipo até o Embalse el Yeso não chega a ser tão extenso, mas ainda leva pelo menos mais 1 hora por conta das estradas de terra, das curvas fechadas e da subida. Apesar do clima bem seco, é possível encontrar durante o trajeto algumas pequenas “cachoeiras” originárias das águas de degelo das Cordilheiras.
Chegada ao Embalse el Yeso
Depois de quase 3 horas de estrada, é impossível não se impressionar com a primeira vista das águas azuis turquesas do Embalse el Yeso. Mesmo já sabendo sobre a cor da água, mesmo já tendo visto fotos ou vídeos sobre o local, a primeira reação é sempre de encantamento.
Uma das vantagens de sair bem cedo é chegar antes dos demais passeios e dos próprios chilenos que costumam ir até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso por conta própria. No nosso caso, quando chegamos só havia a nossa van da Full Tour e mais um carro particular.
A atividade basicamente consiste em: 1) admirar a beleza do local; 2) Fazer todas as fotos e vídeos possíveis para registrar essa experiência única! Não é permitido entrar na lagoa, mergulhar ou nada do tipo.
Esse é daqueles lugares que a gente costuma dizer que basta apontar a câmera (ou o smartphone) e tirar a foto, porque a beleza do cenário já garante um verdadeiro book de fotos incríveis!
Piquenique no Embalse el Yeso
Depois de um tempinho para curtir livremente o local (que eu me arriscaria a dizer que foi de cerca de 30 minutos, apesar de ter perdido um pouco a noção do tempo com tanta beleza) é chegado o momento do piquenique. Boa parte dos passeios com agências turísticas até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso incluem esse piquenique, e com a Full Tour não é diferente. Normalmente a refeição consiste em uma tábua de queijos e frios, alguns snacks salgados e doces, além de água, refrigerantes, sucos e vinho chileno.
Mais um pouco de Embalse el Yeso
Depois do piquenique, seguimos na van alguns metros adiante para pegar um outro ponto de vista do Embalse el Yeso, ainda mais bonito do que o inicial — se é que isso é possível. Mais uma parada de cerca de 20 minutos, e mais uma nova sessão de fotos!
Depois de uma parada de mais ou menos 2 horas no total no Embalse el Yeso, era hora de se despedir da incrível natureza desse lugar e voltar para Santiago.
Última parada: Casa de Chocolate
Se tem parada providencial na ida, pelos mesmos motivos há uma última parada no trajeto da volta: Casa do Chocolate. De estilo arquitetônico bem peculiar, a Casa de Chocolate parece saída de um conto de fadas ou de um filme de fantasia.
Além de servir de parada para esticar as pernas e ir ao banheiro, o local é especializado em chocolate quente (que deve funcionar melhor nas viagens durante o inverno), chocolates artesanais e outros produtos típicos da região. Os preços são bem superfaturados (a exemplo das lojas de beira de estrada do Brasil), mas a loja tem alguns produtos bem interessantes que não encontramos em outros lugares de Santiago.
Depois da última parada, só nos restou aproveitar para descansar no restante do trajeto de volta até Santiago, onde a van da Full Tour nos deixou na porta do hotel por volta de 17h (total de 8 horas de atividade).
Apesar da distância e de ocupar praticamente 1 dia inteiro da viagem pelo Chile, o passeio até Cajón del Maipo e Embalse el Yeso vale muito a pena. Um lugar de beleza única, de natureza surpreendente, não por acaso entre os favoritos dos viajantes que escolhem o Chile como destino de viagem.
RESUMO DO PASSEIO DE 1 DIA AO CAJÓN DEL MAIPO E EMBALSE EL YESO
– Faça o passeio com uma agência especializada como a Full Tour ou com a Get your Guide.
– O passeio começa bem cedo e costuma durar cerca de 8 horas no total.
– Vá com roupas e calçados adequados para o clima da região: no Embalse el Yeso é sempre mais frio do que em Santiago, e venta bastante — mesmo no verão! Para mais informações do que vestir, veja nosso artigo sobre roupas de inverno.
– Leve água e algumas comidinhas para os trechos de estrada que são bastante longos.
– Aproveite cada pausa para ir ao banheiro.
– O tempo de permanência no Embalse el Yeso é de aproximadamente 2 horas. O resto do tempo de passeio é no trajeto de ida e volta e pra buscar e pegar todo mundo nos hotéis.
– O Embalse el Yeso é realmente incrível em qualquer época do ano!
Onde ficar em Santiago do Chile?
Procurando por um hotel ou apartamento ideal onde ficar em Santiago? Acesse nosso artigo completo com reviews de todos os hotéis em que já ficamos hospedados nas viagens por Santiago, além de sugestões sobre os melhores bairros onde ficar na capital Chilena:
+ Sugestões de hotéis e melhores bairros para se hospedar em Santiago
Ou acesse diretamente os reviews dos nossos hotéis favoritos em Santiago:
– Noi Vitacura Hotel – Hotel Pullman Santiago Vitacura – AC Hotel Santiago Costanera Center | – Hyatt Centric Las Condes Santiago – hUB Providencia – Hotel Director Vitacura |
E para encontrar os melhores hotéis e apartamentos em Santiago pelo menor preço e com total segurança, não deixe de consultar o Booking, maior site de hospedagens em todo o mundo!
Booking.com+ Lista completa de Hotéis e apartamentos em Santiago pelo Booking
+ Lista de hotéis em Santiago na Hoteis.com
Passeios em Santiago e arredores
Recomendamos alguns dos passeios e atividades em Santiago e arredores que fizemos com a Full Tour, agência de turismo brasileira localizada em Santiago do Chile e no Atacama, super bem avaliada (tem 5 estrelas no TripAdvisor).
Melhores passeios de 1 dia | Vinícolas perto de Santiago |
– Cajón del Maipo e Embalse el Yeso – Sunset Valle Nevado – Valparaiso e Viña del Mar | – Vinícola Alyan – Vinícola Concha y Toro – Vinícola Cousiño Macul – Vinícola Undurraga |
Para mais passeios em Santiago e arredores, consulte algumas das ofertas da Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo!
Seguro Viagem no Chile
Contrate agora mesmo o seu seguro viagem para o Chile! Afinal, não dá nem para pensar em viajar sem seguro viagem, não é mesmo? A gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo, um comparador de preços que apresenta as melhores opções de seguro viagem com o melhor custo-benefício para a sua viagem!
Passagens aéreas para o Chile
Encontre as melhores ofertas de passagens aéreas para o Chile com o comparador de preços da Passagens Promo!
[ppromo_passagens origin=”GRU” destination=”SCL” header_text=”Passagens Aéreas” limit=”05″ month=”” preset_date=”” tags=”santiago”]Aluguel de carro no Chile
Precisando alugar um carro no Chile? Nossa dica é pesquisar os preços na RentCars, uma empresa que compara todas as opções entre as principais locadoras de veículos e oferece as melhores condições para alugar um carro pelo menor preço possível.
+ Compare os preços de aluguel de carro no Chile com a RentCars
Bom dia Augusto. Acha que vale apena uma viagem ao Chile com crianças em fevereiro? Muito quente?
Olá Thiago! Nunca estivemos lá no Chile exatamente nesse mês, mas estivemos em novembro e dezembro, que devem ser parecidos em termos de clima. É um calor seco, pq quase não chove. Mas difícil dizer se “vale ou não vale”, acho que o importante é se planejar para fazer a viagem ser a melhor possível independente do clima. 🙂