Em uma das avenidas mais movimentadas de Montevidéu, um pequeno e simpático café e bistrô anunciava como prato do dia um Boeuf Bourguignon. O prato típico da culinária francesa confirmava o que nossas pesquisas prévias indicavam: o Café Gourmand era um local que trazia ares de França para o coração de Montevidéu.
A localização é super tranquila para se chegar de carro, de transporte público ou a pé. A gente foi andando porque já estava explorando as ruas próximas entre os bairros de Pocitos e Cordón, em direção ao Parque Rodó. O ambiente é bem simples e moderno, tendo um pé direito enorme que amplia muito o espaço. Na área de mesas à frente e a cozinha aberta nos fundos, cercada apenas por um balcão/vitrine onde ficam expostas as delícias da padaria – tudo produção própria – com visão total do lugar. Um destaque para a pintura fofa do Pequeno Príncipe na parede lateral.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Montevidéu: roteiro completo na capital do Uruguai
– Onde ficar em Montevidéu: dicas de hotéis e melhores bairros
– Onde comer em Montevidéu: 10 restaurantes e cafés imperdíveis
– Doce de leite uruguaio: ranking das melhores marcas
1º dia: almoço com ares de Borgonha
Logo na entrada, fomos recebidos pelos donos e por sua equipe com muita simpatia. Já sabíamos que o restaurante tinha inspiração na culinária francesa e o Boeuf Bourguignon como prato do dia não deixava dúvidas, mas foi lá que descobrimos que o menu Gourmand by Day é de responsabilidade do Chef Grégoire Bouthier e o Gourmand by Night, fica por conta do Chef Walter Deshayes, ambos franceses.
Dentre as opções para o menu do almoço, não tivemos dúvidas e pedimos o “Almuerzo Gourmand“, uma opção que incluía cesta de pães e manteiga de entrada + prato do dia + bebida + café expresso com 3 mini sobremesas (na cotação daquela semana, em torno de R$ 54,00 o menu completo por pessoa).
Eu que amo pães, não poderia ter começado melhor essa experiência, já que o pão era de fabricação própria, macio e delicioso. Para a bebida, pedimos uma limonada com gengibre, que dava um toque de ardência ao limão que gostei bastante. Quando chegou prato principal, o Boeuf Bourguignon, já bateu aquela sensação de conforto antes mesmo da primeira garfada. O aroma da carne de panela cozida no molho de vinho estava perfeito. O talharim e as cenourinhas cozidas completavam o visual e abriam ainda mais o apetite. 🙂
Na sequência do menu, chega a combinação de mini postres + café (no nosso caso, um capuccino e um cortado – expresso com espuma de leite). Apesar do “mini” no nome, a combinação das 3 é maior do que uma sobremesa convencional. Além de comer com os olhos, é justamente o sabor das combinações das sobremesas que provocam uma experiência à parte. Um mousse cítrico, uma tarte tatin (torta de maça típica francesa) e um macarron que se desmanchava na boca e dava o fechamento perfeito.
Ao final, não havia como experimentar mais nada. Mas gostamos tanto das sobremesas e dos pães que assumimos o compromisso de voltar para uma segunda experiência, dessa vez para a merienda da tarde. A ideia era experimentar um pouco mais da parte de bakery, como o pain au chocolat, uma das delícias que eles fazem por lá e que o Augusto adora.
2º dia: ‘merienda’ da tarde e o melhor ‘pain au chocolat’ de Montevidéu
Voltamos para a segunda visita já no final da viagem justamente para a Merienda (como os uruguaios chamam o café da tarde). Já sabíamos que a única coisa que não poderia faltar era o pain au chocolat. E não nos arrependemos. Pedimos o “Merienda Gourmand para 2” que tem 2 bebidas quentes + 2 bebidas geladas (que pode incluir uma taça de vinho ou ½ pint de cerveja artesanal!) + sanduíche a escolha + 2 Macarons + 2 pastelaria (pain au chocolat ou croissant ou cinnamon roll). O pain au chocolat era simplesmente um dos melhores que já comemos na vida – textura impressionante e chocolate em boa quantidade e semi derretido por dentro.
Essa opção de café super completo sai por mais ou menos R$ 78,00 para 2 pessoas. Além do pain au chocolat, pedimos um Croque Monsieur (sanduíche quente de presunto e queijo), 2 macarrons de chocolate e de limão, um Dulceccino (Capuccino com toque de doce de leite) e um Capuccino normal. Para a bebida gelada, claro que optamos pelo meio pint de cerveja artesanal uruguaia. \o/ Nem preciso dizer que saí de lá rolando, né? Mas plenamente satisfeita.
Avaliação Final: Café Gourmand
No fim das contas, fomos duas vezes ao Café Gourmand: uma para o almuerzo (almoço) e outra para a merienda (lanche da tarde).
Na nossa opinião, o custo das refeições é justo e super vale a pena, principalmente se compararmos com o preço das refeições no Brasil. Dificilmente se acha um menu completo desses por aqui mas se somarmos o custo de cada coisa, dá pra ver que vale o investimento. Principalmente pela qualidade de cada coisa, desde a entrada passando pelo prato principal ou pelas opções de café, bebidas e pães. Surpreendente.
Saímos de lá com aquela sensação gostosa de uma experiência gastronômica especial. Muito em função da atenção dedicada aos preparos, com tudo muito caseiro e acolhedor. Acho que vale mencionar também que mesmo com menus fechados, o Café Gourmand se preocupa em atender os vegetarianos ou quem tem alguma restrição alimentar já evidenciando no rodapé do menu a possibilidade de adaptações nos pratos e preparações. Se quiser dar uma olhada em mais delícias preparadas por eles, confere no Instagram pelo @cafegourmand.uy
Foi pena que só tivemos tempo de experimentar o menu by day, do Chef Greg. Na próxima viagem à Montevidéu, vamos ter que voltar à noite para provar o tempero do Chef Walter. 🙂
Café Gourmand
Endereço: Constituyente 1869, 11200 Montevideo, Uruguai
Horário: de terça à sábado, das 10:00 às 23:00
cafegourmand.com.uy
[email protected]
instagram.com/cafegourmand.uy
Onde ficar em Montevidéu
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Montevidéu, no Uruguai?
#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Montevidéu, dá uma lida no nosso post sobre o Salvo Suítes. Já para Colônia do Sacramento, a dica é o La Mision, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.
Booking.com Booking.comMais atividades em Montevidéu
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem no Uruguai:
Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!
E agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.