Busca
Busca
Alemanha, paraíso da cerveja

10 fatores que comprovam que a Alemanha é o paraíso da cerveja

Dizem que foram os Sumérios que “descobriram” que a fermentação de cereais e leveduras resultava em algo parecido com a cerveja que bebemos hoje em dia. Os monges trapistas também deram sua importante contribuição no aprimoramento da técnica e no padrão de qualidade rigoroso das cervejas belgas, sempre listadas entre as melhores do mundo. Mas, cá entre nós, quando o assunto é cerveja, nenhum país supera a Alemanha, concordam? Polêmicas a parte, em nossa última viagem experimentamos muitas cervejas alemãs e listamos 10 fatores que, na nossa humilde opinião, colocam a Alemanha como o paraíso da cerveja.

1) Experiência de sobra

Ok, foram os sumérios que descobriram o processo, mas adivinha de onde é a cerveja (considerada) a mais antiga do mundo? Acertou quem respondeu: Alemanha! Fabricada desde os anos 800 (!) e vendida desde o ano de 1040, a Weihenstephan é uma cervejaria e uma marca de cerveja da região alemã da Baviera. O Brasil ainda nem sonhava em ser “descoberto” e os caras já estavam há séculos fabricando e bebendo cerveja boa. Experiência no assunto eles tem, e muita!

Weihenstephan- Pesquisa Google
Weihenstephan- Pesquisa Google https://goo.gl/maps/v7QvMdAEa2K2

2) Lei da Pureza

A Alemanha é o único país do mundo a ter uma lei dedicada a garantir a pureza e a qualidade da sua cerveja. A Reinheitsgebot, ou “Lei de Pureza”, foi promulgada em 23 de abril de 1516 por Guilherme IX – então Duque da Baviera. Segundo essa lei, qualquer bebida só pode ser chamada de “Bier” (cerveja em alemão) se for produzida unicamente a partir das seguintes matérias primas: água, maltes de cevada e lúpulo. E o alemão se orgulha demais dessa lei. É praticamente impossível encontrar uma Brauhaus que não tenha uma placa estampando a Reinheitsgebot em suas paredes, ou uma cerveja alemã que não tenha em seu rótulo um selo indicando que a lei da pureza está sendo respeitada. Alemão leva cerveja a sério! 🙂

Parede de uma Brauhaus em Heidelberg com o selo da Lei de Pureza
Parede de uma Brauhaus em Heidelberg com o selo da Lei de Pureza

 

3) Cada região ou cidade tem um estilo próprio de cerveja

Já imaginou se o Rio de Janeiro tivesse um estilo de cerveja que o representasse, São Paulo tivesse outro, Rio Grande do Sul outro, e assim sucessivamente? Pois é mais ou menos assim que funciona na Alemanha: a maioria das regiões (e as vezes até cidades) tem um estilo de cerveja próprio, e muitas marcas de cerveja locais.

Na região da Baviera, por exemplo, o carro chefe são as Weissbier (ou Weizenbier), as cervejas de trigo.
Em Düsseldorf a boa é pedir uma Alt, uma cerveja escura e um pouco mais amarga.
Em Berlin, a Berliner Weisse tem ótima saída, apesar do gosto meio ácido.
Em Colônia, a Kölsch já é uma marca registrada da cidade (a tal que é servida num copinho estreito de 200ml).
Na região de Bamberg, as cervejas defumadas do estilo Rauchbier estão presentes em todos os bares e restaurantes.

Em relação as marcas, mesmo uma cidade relativamente pequena como Heidelberg tem a sua própria cervejaria, a Heidelberger. Na Alemanha dá pra montar uma centena de roteiros cervejeiros, e mesmo assim vai ser difícil experimentar de tudo.

Algumas das cervejas que bebemos na Alemanha
Algumas das cervejas que bebemos na Alemanha

4) Os alemães produzem (e consomem) muita cerveja

Se cada cidadezinha faz questão de ter a sua marca e as vezes o seu estilo próprio de cerveja, o resultado é uma quantidade imensa de cervejarias e marcas. Atualmente existem cerca de 1300 cervejarias ativas na produção de cerca de 6 mil marcas. Tudo pra saciar a sede dos alemães, que bebem em média 110 litros de cerveja por ano (quase o triplo da média brasileira) e tem na cerveja a 3ª bebida mais consumida, atrás somente da água e do café.

Alemanha, paraíso da cerveja
Prateleiras abarrotadas com cervejas alemãs de diferentes marcas e estilos

5) Cada cerveja no seu devido copo

Você deve saber que diferentes estilos de cerveja exigem diferentes tipos de copo ou taça, certo? O copo (ou taça) correto influi diretamente na apresentação (visual), no paladar e no aroma da cerveja, garantindo a preservação de suas qualidades e características. No Brasil, isso as vezes ainda é visto como frescura, e tirando os bares e lojas especializados, a grande maioria dos locais vai te oferecer uma tulipa ou aquele copinho de boteco clássico (que até pode ter o seu charme, reconheço).

Já na Alemanha, qualquer birosca vai ter o copo específico para a cerveja alemã que você pediu. Se tem no cardápio dos caras, pode ter certeza que vai ser servida no copo correto. E quando eu digo o copo correto, muitas vezes não é nem só o “tipo” de copo, mas também o copo “oficial” daquela cerveja específica, com a marca gravada e tudo. Se você pede uma cerveja alemã do estilo “A” e da marca “X”, em geral eles vão ter o copo daquela marca e no estilo apropriado para a sua cerveja. Já deu pra ver que eles realmente levam essa coisa da cerveja a sério, ne? 🙂

Tem um copo pra cada estilo
Tem um copo pra cada estilo
Cada estilo no seu copo
Cada estilo no seu copo <3

6) Cerveja alemã é servida (e bebida) em grandes quantidades

Não tem essa de chope garotinho, esqueça as “long-necks”. Na Alemanha, cerveja é calculada em litro. Cervejas em garrafa normalmente começam em tamanhos a partir de 0,5l. As cervejas servidas von fass (do barril) já começam a partir dos mesmos 0,5l (com raras exceções, como a Kölsch, de Colônia, que é servida em copinhos estreitos). As de trigo tradicionalmente vêm em seu copo Weizen de 500ml, e as demais são daí pra cima (principalmente na região da Bavária)! Na Hofbräuhaus em Munique, por exemplo, é tudo servido em canecas de 1 litro (tipo essas que a gente tá segurando na foto). E os alemães tomam uma atrás da outra. Quando a cerveja é servida em copos menores então, sai de baixo: periga que um alemão perca as contas de quantas bebeu.

HB Munique - Hofbräuhaus: cervejaria mais famosa da cidade
HB Munique – Hofbräuhaus: cervejaria mais famosa da cidade

7) Não tem “hora” pra tomar cerveja

Sabe aquela coisa de “cerveja só a partir do meio dia”, ou “cerveja só nos finais de semana”? Na Alemanha, o Frühstück ou café da manhã em muitas regiões é regado a base de cerveja alemã. Para um alemão, não tem nada melhor do que uma Weizen refrescante para acompanhar o pretzel nas primeiras horas do dia. E isso vale para todas as idades! Flagramos esse senhorzinho aí da foto em Bamberg, por volta das 10h30 da manhã, sob uma temperatura próxima dos 2ºC se deliciando com 500ml de uma bela cerveja de trigo. Só não me deu inveja porque nesse momento eu já estava com a minha Rauchbier a tiracolo, afinal, durante viagens essas regras perdem a validade. 🙂

Senhor bebendo cerveja de trigo em Bamberg. Eram 10h30min da manhã e estava uns 2°C
Senhor bebendo cerveja de trigo em Bamberg. Eram 10h30min da manhã e estava uns 2°C

8) Não tem “lugar” pra tomar cerveja

Muita gente pergunta “Na Alemanha pode beber cerveja na rua?”. Ao contrário de muitos países no mundo em que não se pode beber cerveja nas ruas ou em estádios e eventos esportivos, na Alemanha a cerveja é liberada pra você beber onde bem entender. Principalmente na época do verão, as cidades ficam com os Biergartens (literalmente “jardins de cerveja”) abarrotados de pessoas de todas as idades bebendo, brindando e se divertindo. Já no inverno, as baixas temperaturas garantem a sua cerveja na temperatura ideal. Pode ficar tranquilo: se quiser passar despercebido entre os alemães, é só ter uma cerveja alemã a tiracolo.

Bebendo na rua em Bamberg
Bebendo na rua em Bamberg

9) O maior evento de cerveja do mundo é lá

Essa até quem nunca foi na Alemanha sabia. A Oktoberfest é a maior referência quando o assunto é evento cervejeiro. Reza a lenda que a 1ª Oktoberfest foi realizada em Munique, na cerimônia de celebração do casamento do príncipe herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen, no ano de 1810. Desde então já são mais de 200 anos de festa onde a grande estrela é a nossa querida cerveja.

A festa original ainda acontece em Munique, reunindo milhares de turistas todos os anos. Mas a marca ficou tão conhecida que já se espalhou por quase todas as cidades alemãs e por dezenas de países mundo afora. Até no Brasil temos a nossa versão da Oktoberfest, que acontece em Blumenau todos os anos.

10) Cerveja é muito barata

Essa é a cereja do bolo. Além da variedade e qualidade absurda da cerveja alemã, ela ainda é extremamente barata (para o alemão ou mesmo para os turistas de países com moeda “fraca”). Nos supermercados você vai encontrar prateleiras (e até geladeiras) repletas de cervejas custando de 0,50 a 2 euros. Ou seja, com o equivalente a menos de R$4,00 em média você pode sair de um supermercado bebendo uma garrafa de 500ml de uma belíssima cerveja alemã (é um desafio para o auto-controle, admito).

Já em um bar ou restaurante, as garrafas ou as cervejas von fass vão te custar um pouco mais (de 2 a 5 euros em média, dependendo da cerveja e da região), preço que em geral é o mesmo de uma latinha de refrigerante ou de uma garrafa de água mineral. “Oh, dúvida cruel, peço um refrigerante ou uma Weihenstephaner Hefe Weissbier”? 😛

Cervejas no supermercado
Cervejas no supermercado

Depois dessa, alguém ainda se atreve a dizer que a Alemanha não é o lugar ideal para um apaixonado por cerveja?


Já reservou seu hotel na Alemanha?

Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar nos ajudando a manter o trabalho do blog. Cada vez que você acessa o site da Booking.com através do nosso link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles repassam uma pequena comissão para o blog. E isso não custa 1 centavo a mais para você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra forma. Não é demais? 🙂

Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂

+ Pesquisar preços de hotéis e apartamentos na Alemanha


Mais atividades na Alemanha

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

2 comentários

Menu