Listar “coisas que você precisa fazer” em algum país é sempre uma tarefa complicada. Primeiro, pelo risco de parecer que estamos querendo impor uma “agenda” que deva ser seguida por cada viajante (tipo aquele sujeito que fala que “não ir a X (substitua por qualquer local) é como ir a Roma e não ver o Papa!”. Em segundo lugar, os gostos pessoais de cada um variam bastante, e viajar traz sempre tantas possibilidades de diversão e de coisas novas a descobrir que é praticamente impossível reduzir tudo isso a somente “5 coisas”. Além disso, diferentes épocas do ano podem representar diferentes programas imperdíveis a se fazer. Na Alemanha, por exemplo – país em questão nesse post – os últimos meses do ano são agitados pelos deliciosos Mercados de Natal, que são realmente imperdíveis, mas que se resumem somente a uma época restrita do ano. Sabendo de tudo isso, nesse post decidimos selecionar 5 coisas que, na nossa opinião e independente da época do ano, precisam ser feitas em uma viagem para a Alemanha – um destino repleto de história, delícias culinárias e muita cerveja boa! Ah! E de boas compras, mesmo com o euro em alta! Bateu a curiosidade? Então dá uma olhada nos tópicos abaixo 🙂
1) Se esbaldar com a comida típica
A cozinha Alemã é um capítulo à parte, mesmo não chegando perto do requinte da França ou da esbórnia gastronômica da Itália. Os pratos típicos são a base de carne de porco e batatas, mas são preparos de dar água na boca e deixar qualquer pessoa satisfeita. Até porque quantidade é um requisito básico nas generosas porções. Não deixe de provar o tradicional Schnitzel, um filé de porco a milanesa que geralmente vem acompanhado de batatas fritas, cozidas ou como salada. Pode ter molho de mostarda, de cogumelos, cebolas e ainda uma geleinha doce divina. Sobre esse delicioso prato, elencamos as 7 razões para comer um Schnitzel!
Outra iguaria obrigatória de se comer são os pratos de carne de porco assada, como o joelho (schweinshaxe ou eisbein, dependendo da região) ou o ombro (schweineschulter). Em Munique, visitamos o Haxnbauer, um dos mais famosos restaurantes que serve joelho de porco assado. Se quiser saber mais sobre como foi minha experiência lá, leia no onde comer e beber em Munique.
Também não pode ficar de fora deste tópico as deliciosas e tradicionais linguiças, com grande número de tipos e uma variedade enorme de sabores. Esta comida é, sem dúvida, a marca registrada da culinária e pode ser encontrada desde a carrocinha na rua ou na feira, passando pelo fast food da estação de trem até chegar no restaurante badalado.
Por fim, pedir um apfelstrudel de sobremesa é garantia de completar sua refeição com algo típico e delicioso.
2) Beber cerveja alemã
Ahh a cerveja alemã!! <3 É fato que a Alemanha é o paraíso da cerveja! Sem explicação o sabor e a qualidade de qualquer cerveja que experimentamos por lá nos 13 dias em que viajamos pela região da Baviera. E olha que não foi pouca coisa, pois a gente já ia comprando cerveja nos supermercados e lojas de bebidas assim que deixávamos o hotel, ainda pela manhã. A ideia era experimentar e provar esse líquido sagrado dos deuses tanto quanto a gente conseguisse. Mas note que nosso objetivo não era a quantidade, mas sim a variedade dos estilos e a qualidade.
É difícil eleger as melhores mas acho que dá pra elencar as memoráveis. Começando pelo estilo Rauchbier, uma cerveja com gosto defumado (sim, tipo bacon). Parece estranho mas é deliciosa a tal cerveja original da cidade de Bamberg.
Outro estilo que gostamos demais é a Dunkel, tradicional de Munique, mas comum em toda a Baviera. Tem uma cor cobre profundo a marrom escuro que é linda. Adoro ver ela no copo ou no caneco, bem escura.
E, claro, não poderia me esquecer dela, a clássica Weizen (cerveja de trigo). Cerveja que agrada a todos os paladares, típica da região da Baviera, mas que pode ser encontrada por todo o país. Mesmo pra quem não é tão chegado em cerveja, vale passar pela experiência de tomar uma legítima cerveja alemão “von fass” (similar ao nosso chope). 🙂
3) Visitar museus/locais históricos sobre o Nazismo
Uma das páginas mais sombrias da nossa história diz respeito ao período de ascensão do partido Nazista e da ideologia do Nacional Socialismo, que teve sua origem na Alemanha e culminou em guerras e no extermínio de centenas de milhares de pessoas. Por conta disso, visitar a Alemanha é uma oportunidade ímpar de conhecer in loco mais detalhes sobre essa época. Conhecer e preservar a história é uma forma de evitar que atrocidades como essas se repitam, e nisso o povo alemão é extremamente competente. Museus, arquivos de documentação ou mesmo antigos centros de concentração estão presentes por quase toda a Alemanha, com acervos muito bem conservados e que nos ajudam a entender bastante da história alemã. Não importa quantas vezes você vá para a Alemanha, visitar alguns desses locais é sempre algo imprescindível.
4) Fazer viagens de 1 dia (bate e volta) para cidades menores
Essa é uma dica que em geral serve para muitos países europeus, mas a Alemanha reúne 3 condições que a tornam especial nesse sentido: 1) Uma excelente rede de transportes a preços acessíveis (contamos sobre isso no post Carro, ônibus, trem ou avião: como escolher o meio de transporte para viajar pela Alemanha?); 2) Toda cidade grande tem pelo menos 1 cidadezinha medieval por perto, a menos de 1 hora de distância; e 3) Qualquer cidadezinha medieval vai ser muito bem conservada, vai ter um centro histórico com igrejas e construções seculares, além de cafés e restaurantes típicos que vão fazer a sua viagem ter valido a pena.
Na nossa viagem, programamos uma estadia mínima de 4 dias em três cidades relativamente grandes da Alemanha: Frankfurt, Nuremberg e Munique. Em cada uma delas, fizemos um bate e volta, sempre para cidades menores e distantes no máximo a 2h de trem (ou ônibus), para não se tornar cansativo demais. Essa estratégia funcionou muito bem, pois conseguimos curtir e conhecer tudo que era interessante do nosso ponto de vista nas cidades grandes. Já no dia do bate e volta, a gente acordava cedo mas sem precisar madrugar e partia para a cidade menor, programando os principais pontos da cidade para fazer antes e depois do almoço. Sempre tínhamos dois ou três restaurantes mapeados, além de tentar descobrir cafés e padarias locais interessantes para lanches e beliscos. A volta era à noite, mas geralmente em tempo de jantar na cidade maior. As cidades menores que visitamos nesse formato de bate e volta foram: Heidelberg a partir de Frankfurt; Bamberg a partir Nuremberg; e, Salzburg (Áustria), a partir de Munique. Uma mais bonita do que a outra! <3
5) Comprar alguns produtos típicos (e outras coisitas mais)
Por último, mas não menos importante: compras! Essa é uma das melhores partes de uma viagem, né?! Compras! É uma das minhas favoritas, seja em supermercados, em feirinhas ou em lojinhas em geral. Nesse aspecto, vale dizer que Alemanha é um país riquíssimo, com opções para todos os gostos! Para começar, um tipo de loja que me surpreendeu foram as drogarias! Essas são uma das melhores opções para comprar de tudo, já que ao contrário do Brasil, as drogarias da Alemanha não vendem remédios, mas produtos como alimentos (em especial chocolates de todos os tipos), passando por cosméticos, produtos de higiene e limpeza, decoração, papelaria e até utilidades domésticas. Ou seja, dá para refazer o estoque de maquiagem e produtos de beleza, além de repassar a listinha de presentes dos amigos e famílias.
Outro lugar ótimo pra compras são os Supermercados na Alemanha. Tudo tão diferente do que estamos acostumados e ao mesmo tempo com preços tão convidativos que é quase impossível segurar o impulso de comprar tudo que se vê pela frente. Os artigos que a gente comparou e viu mais vantagem em comprar, tanto para consumir por lá mesmo como para trazer na mala de volta ao Brasil foram: cervejas; queijos, frios e salsichas alemãs (sim, agora pode!); chocolate; Nutella (nhammy!); lenços de papel e absorvente íntimo (sim, vale muito a pena pelo valor e não pesa nada na mala).
Para completar, dá pra resistir aos enfeites natalinos alemães? É um mais delicado e lindo do que o outro. E tem quem não se encante com os relógios cuco? E os lebkuchens? Pelo menos um produto típico da Alemanha eu tenho certeza que você vai acabar trazendo da viagem. Nesse post damos 11 sugestões de presentes para trazer da Alemanha.
E aí, concorda com essas coisas que você precisa fazer quando viajar para a Alemanha? Se você se identificou com elas ou tem outras sugestões, compartilha com a gente!
Já reservou seu hotel na Alemanha?
Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar nos ajudando a manter o trabalho do blog. Cada vez que você acessa o site da Booking.com através do nosso link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles repassam uma pequena comissão para o blog. E isso não custa 1 centavo a mais para você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra forma. Não é demais? 🙂
Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂
+ Pesquisar preços de hotéis e apartamentos na Alemanha
Mais atividades na Alemanha
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.
Pode trazer queijos, embutidos e carnes curadas da Europa? Pode mas tem alguns ‘cuidados’ (as letrinhas miúdas da Lei): 1. embalagens ORIGINAIS e rotuladas – não compre NADA a granel só com a etiqueta de preço/peso; mesmo ‘a vácuo’! 2. Atentem pra quantidades: Máximo de 5 kg/passageiros de queijos e 5 kg de prod. cárneos 3. MEL NÂO pode. 4.evitem trazer produtos com ossos.
É verdade Virgínia, não dá pra trazer se for algo muito artesanal, comprado em feirinhas, sem as devidas embalagens e registros. Mas em geral, comprando das prateleiras dos supermercados, o produto atende a essas “letrinhas miúdas”. Rsrsrs. Abs e obrigado pela contribuição!