Durante o planejamento de uma viagem envolvendo mais de uma cidade (ou país), é muito comum a dúvida em relação a que meio de transporte utilizar para os deslocamentos internos. São vários fatores a serem colocados nessa “equação” para definir a melhor escolha: desde a disponibilidade daquele meio de transporte, passando pelo custo, o tempo de duração do trajeto, o conforto, a facilidade na acomodação das malas, etc.
Nós passamos por essa mesma dúvida durante o nosso planejamento para o roteiro de 13 dias pela Alemanha. Precisávamos escolher os melhores meios de transporte para nos deslocarmos entre as 3 cidades-base – Frankfurt, Nuremberg e Munique (da foto aí embaixo) – carregando conosco 2 malas médias e 2 mochilas pesadas. Além disso, mais 3 deslocamentos para cidades que fizemos viagens de “bate e volta” sem as bagagens – Heidelberg, Bamberg e Salzburg-Áustria. Falando em bagagem, leia depois o nosso artigo sobre os 10 itens essenciais para levar na mala de viagem no inverno para saber as nossas dicas.
Aproveita e segue a gente no Instagram. Nessa foto está Munique vista de cima, em especial a Neues Rathaus, a Prefeitura Nova no coração da cidade, a Praça Marienplatz.
Avião
O avião é obviamente o mais rápido dentre os meios de transporte – sobretudo se levarmos em conta somente o tempo de deslocamento. Entretanto, somente as cidades de maior porte possuem aeroportos. E mesmo nessas cidades, aeroportos normalmente são distantes do centro (vamos considerar 30 minutos de deslocamento para a ida até o aeroporto e mais 30 minutos para a chegada até o hotel da próxima cidade em média). Além disso, você precisa chegar com, no mínimo, 1 hora de antecedência. Vai gastar mais pelo menos 30 minutos com os procedimentos de desembarque, espera de malas, etc. Ou seja, para calcular a quantidade de horas gastas em uma viagem de avião, considere um mínimo de 2h30 de duração somente com os deslocamentos e procedimentos obrigatórios, e some a isso o tempo de duração total do seu vôo (por exemplo, se o vôo tiver 1h de duração, você vai gastar na prática 3h30 com todo o processo de viagem).
Para viajar pela Alemanha de avião, ficamos limitados aos horários oferecidos pelas companhias aéreas, o que pode comprometer em parte o aproveitamento do tempo. Um vôo muito cedo pode te atrapalhar a tomar o café da manhã do hotel, um vôo muito tarde pode te fazer chegar em um horário pouco adequado no hotel seguinte. Nesse sentido, é importante verificar se existem vôos nos dias e horários desejados para o seu planejamento de viagem.
Em relação ao custo, salvo você consiga encontrar uma boa promoção, as passagens de avião em geral vão ser mais caras do que todos os outros meios de transporte. Considere ainda as taxas de embarque, que são cobradas em valores fixos independente de qualquer promoção, o que encarece ainda mais a sua viagem.
Com tudo isso, chegamos a conclusão que viajar de avião internamente pela Alemanha só seria válido para deslocamentos que levassem pelo menos 5 horas ou mais de trem ou carro, ou em caso de alguma super promoção. Sendo assim, desconsideramos utilizar avião em nossa viagem.
Trem
Viajar pela Alemanha de trem tem seu charme, como contamos no post “6 razões para viajar de trem pela Alemanha“. E do ponto de vista prático, tem suas vantagens: em primeiro lugar, a malha ferroviária alemã é muito extensa – dá pra ir de trem para quase qualquer cidadezinha.
Em relação ao tempo de deslocamento, os trens não são velozes como um avião, mas chegam perto. Os ICE’s alemães podem alcançar incríveis 330 km/h, o que sem dúvidas garante rapidez ao percorrer o percurso escolhido. E ao contrário dos aeroportos, as estações de trem costumam ser bem próximas dos centros das cidades. Vamos considerar então que você vá gastar somente cerca de 30 minutos para se deslocar até a estação (15 minutos na chegada e 15 minutos na saída). Lembre também que para viajar de trem você não precisa chegar com horas de antecedência – uns 15 minutos antes já são suficientes. E como as malas normalmente vão próximas a você (seja numa área específica do vagão, seja na prateleira em cima da poltrona), você já desembarca do trem com todas as suas coisas e não precisa esperar por nada. Sendo assim, em relação ao tempo de viagem, você vai precisar de 45 minutos mais o tempo total de deslocamento (por exemplo, em uma viagem com duração de 1 hora, você vai gastar cerca de 1h45 com todo o processo de viagem).
Assim como nas viagens de avião, a limitação de horários pode comprometer o melhor aproveitamento do tempo para sua viagem. É importante ter o restante da programação definida com antecedência para que o dia da viagem não se torne um dia perdido ou mal aproveitado.
Com relação ao custo, o trem não é exatamente um meio de transporte barato (principalmente se você deixar pra comprar seus bilhetes em cima da hora). Dependendo da época do ano e da procura, você pode acabar pagando quase o preço de uma passagem aérea (com a diferença que não pagará pelas taxas de embarque).
Sendo assim, o trem acaba sendo uma opção ideal para viajar pela Alemanha em trajetos de média e longa duração (de 2h até 6h de duração). Para viagens menores, o carro ou o ônibus tendem a compensar mais, e para viagens mais longas, o avião seria uma melhor escolha. Nós utilizamos o trem para os deslocamentos de Frankfurt até Nuremberg e de Munique até Frankfurt (em ambos carregando toda a bagagem), e a experiência foi excelente. Utilizamos o trem também para um bate e volta de Munique até Salzburg, na Áustria, e não temos do que reclamar.
Ônibus
Muita gente desconhece a opção do ônibus para viajar pela Alemanha, como contamos no post: “6 razões para viajar de ônibus pela Alemanha“. Entretanto, aconselhamos que você olhe com carinho para essa opção, sobretudo para quem quer economizar ou pretende fazer viagens mais curtas ou do tipo “bate e volta” (até 3h de duração).
Em relação ao tempo de viagem, a exemplo das estações de trem, as rodoviárias costumam ficar bem próximas ao centro das cidades (normalmente ficam lado a lado). Da mesma forma que numa viagem de trem, a antecedência de 15 minutos na chegada é suficiente. Sendo assim, podemos calcular os mesmos 45 minutos de tempo gasto nos procedimentos de viagem somados ao tempo de viagem propriamente dito. Entretanto, o ônibus é o meio de transporte mais lento de todos (mesmo nas autobahns eles tem sua velocidade limitada a 80 km/h). Em função disso os deslocamentos são mais demorados, e longas distâncias podem se tornar realmente desconfortáveis.
Tal qual as viagens de trem e avião, estamos sujeitos a limitação de horários disponibilizados pelas empresas de ônibus. Dependendo da época do ano, torna-se difícil conseguir comprar passagens em cima da hora, exigindo por parte do viajante um planejamento bem definido para a viagem.
Em relação ao custo, o ônibus é sem dúvida o meio de transporte mais barato que você vai encontrar. Uma viagem de até 2h de duração vai custar entre 5 euros e 10 euros por pessoa. Nem nas melhores promoções você encontrará algo parecido para viajar de avião ou de trem.
Utilizamos ônibus por diversas vezes na nossa viagem, tanto para deslocamentos entre cidades-base quanto para viagens de bate e volta, em trajetos com duração de 2 horas ou menos. Fizemos um bate e volta de Frankfurt até Heidelberg e viajamos de Nuremberg até Munique de ônibus. Consideramos o ônibus uma opção com ótimo custo-benefício para viagens desse tipo – duração de 3h ou inferior. Em viagens mais longas, o tempo perdido pode não compensar a economia de dinheiro – fica a seu critério avaliar caso a caso.
Carro
Muita gente opta pelo carro como meio de transporte para viajar pela Alemanha. Em geral, a motivação está no conforto de não precisar se deslocar com malas até uma estação/aeroporto, no hábito de sempre andar de carro no Brasil, ou na experiência de dirigir pelas belas estradas alemãs – e claro, pelas autobahns. Desconsiderando o fator emocional e olhando pelo lado prático, viajar de carro pela Alemanha em geral não será uma boa ideia – a não ser em cenários bastante específicos.
Em relação ao tempo de viagem, o procedimento de alugar e depois devolver o carro vai levar pelo menos 1 hora ao todo. Se a viagem tiver como origem ou destino uma grande cidade, prepare-se para perder um bom tempo até alcançar de fato as estradas – as grandes cidades europeias cada vez mais são projetadas para impedir a circulação de carros e priorizam os meios de transporte de massa. Mesmo que você dirija a toda velocidade nas autobahns para compensar, ainda assim a tendência é que demore mais tempo do que o trem (e o avião, obviamente).
Viajar pela Alemanha de carro traz também o inconveniente de não poder ingerir bebida alcoólica, o que na Alemanha é quase uma heresia! Imagine que frustrante uma visita a Bamberg de carro sem poder experimentar uma das centenas de opções de cerveja da cidade? Além disso, dirigir é desgastante (física e emocionalmente) – você não conhece direito a sinalização nem a estrada, e ainda fica sujeito a multas ou acidentes que podem estragar totalmente a diversão da viagem.
Uma das grandes vantagens do carro é a flexibilidade com os horários – você decide a hora que vai sair. Carros podem ser alugados em cima da hora – você pagará um pouco mais caro, mas em geral as locadoras sempre terão um carro a disposição. Sobre custo, os preços vão variar muito em função do modelo de carro escolhido e da quantidade de dias, mas mesmo os carros mais simples vão custar um valor provavelmente acima do trem ou do ônibus.
Acabamos optando por não utilizar carro alugado em nossa viagem, mas como dissemos no início, existem alguns cenários específicos onde o carro se torna, de longe, a melhor opção. Se o seu objetivo não é simplesmente se deslocar de uma cidade para outra, mas sim conhecer dezenas de pequenas cidades em um mesmo dia ou em um curto período de tempo, não pense duas vezes: alugue um carro. Se vai visitar as cidades da Rota Romântica ou do Vale do Reno, vá de carro. Se está viajando com a família (4 ou 5 pessoas), o carro pode ser até uma opção mais econômica. Mas se o objetivo é somente se deslocar de uma cidade para a outra, ou percorrer longas distâncias, ou visitar uma cidade cervejeira por 1 dia, esqueça o carro e vá de qualquer outra forma. 🙂
No final das contas, tudo depende de você analisar alguns fatores: distância X duração X preço. Existem ainda sites que comparam preços de passagens de trem, avião e ônibus não só na Alemanha mais em toda a Europa. O mais conhecido é o Go Euro, que ajuda bastante principalmente se o seu objetivo é gastar o mínimo possível. Eu confesso que ainda entro nos sites das empresas para fazer as simulações e comparações por conta própria. 🙂
E aí, gostou da nossa avaliação? Qual o seu meio de transporte favorito para viajar? Conta pra gente! Comenta aqui no post ou nas nossas redes sociais!
Já reservou seu hotel na Alemanha?
Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar nos ajudando a manter o trabalho do blog. Cada vez que você acessa o site da Booking.com através do nosso link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles repassam uma pequena comissão para o blog. E isso não custa 1 centavo a mais para você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra forma. Não é demais? 🙂
Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂
+ Pesquisar preços de hotéis e apartamentos na Alemanha
Mais atividades na Alemanha
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.