Frankfurt
Nosso roteiro por Frankfurt totalizou 4 dias: o dia de chegada do nosso vôo na Alemanha (que só começou pra valer a partir das 14:30); o dia de saída às 10h da manhã para Nuremberg; 1 dia “full-time” por Frankfurt e 1 dia de bate e volta para Heidelberg.
Dia 1 – Chegada a Frankfurt
Começamos nosso roteiro pela Alemanha justamente por Frankfurt, cidade de destino do nosso vôo vindo do Brasil. O avião aterrissou no aeroporto de Frankfurt um pouco antes do horário previsto, por volta das 13h de uma quinta-feira, e por volta das 14h já estávamos com toda a parte burocrática resolvida (pegar as malas, passar pela imigração, etc).
Logo na saída da área de bagagens, fomos até a loja de Informações Turísticas de Frankfurt para comprar o nosso Frankfurt Card. A compra foi bem tranquila, a atendente falava inglês e tudo era exatamente conforme vimos nas nossas pesquisas.
Bem ao lado fica uma loja da O2, uma das principais empresas de telefonia da Alemanha. Compramos um chip de 1Gb de internet com duração de até 1 mês. O chip + o plano escolhido sairam por cerca de 25 euros. Durante a viagem tivemos bastante problema de sinal (falta de conexão em vários momentos, e internet muito lenta). Não sei se demos azar ou se a O2 não é a melhor opção (na próxima vou experimentar a Vodafone).
Resolvido isso, descemos para pegar o metrô até o hotel Premier Inn. Digo “descemos” porque é exatamente isso, no mesmo saguão em que estávamos, a uns 20 passos de onde compramos o chip e o cartão da cidade, tem uma escada que dá direto na estação de metrô do aeroporto. Como o nosso Frankfurt Card dava direito a utilizar toda a rede de transportes, foi só esperar e embarcar. O legal é que na Alemanha as estações tem um visor mostrando certinho quanto tempo falta para o seu metrô chegar. 🙂
Checkin feito no Premier Inn, foi só o tempo de deixar as malas, tomar um banho rápido e correr pra aproveitar o dia. Eram cerca de 15h e alguns minutos, e queriamos aproveitar o restante do dia claro (nessa época, escurece por volta das 16:30).
Começamos então o roteiro pela estação de metrô KonstablerWache, onde às quintas-feiras e aos domingos acontece a Bauernmarkt Konstablerwache, uma espécie de feira/mercado de agricultores e produtores locais a céu aberto, em uma praça bem na saída do metrô.
Mas a Bauernmarkt vai muito além de frutas e verduras: o local é uma concentração de produtores de queijos, de frios, embutidos em geral, cervejas artesanais, vinhos, doces, pães, tudo fresquíssimo.
O mais legal de tudo foi ver que os frequentadores eram todos, ou quase todos, locais. A feira estava bem cheia, e confesso que não vi um turista além de nós. Todos comendo, comprando, bebendo apflewein e se divertindo. Outro sinal da quase ausência total de turistas era o fato dos vendedores não falarem uma palavra de inglês. Pra quem curte, não tem jeito melhor de começar uma viagem do que essa imersão total na cultura local. É claro que a gente não aguentou ficar só olhando, e além das muitas provinhas, comemos uma Wurst com mostarda e pão. A fome e a empolgação eram tantas que nem tiramos foto. 🙂
Dali fomos caminhando até o KleinMarkt, o mercado público de Frankfurt. Mais uma infinidade de coisas deliciosas pra provar e olhar, e aquela vontade quase incontrolável de sair comprando tudo!
O mercado público não tem o mesmo charme e o mesmo clima da feira de produtores locais, mas vale a visita!
Quando saímos do mercado já estava escurecendo (e esfriando). Estávamos a poucos metros da DOM, a catedral de Frankfurt, e aproveitamos pra caminhar até ela.
Tiramos algumas fotos e entramos no hall principal, mas descobrimos que a visita propriamente dita custava 3 euros por pessoa. Como estávamos muito mais no clima de continuar passeando e conhecendo a cidade, e ainda veríamos inúmeras igrejas ao longo de toda a viagem, nos contentamos com o exterior da igreja e fomos logo em direção a RömerPlatz conhecer o tão esperado Mercado de Natal!
Já era noite quando chegamos na RömerPlatz, e a experiência de dar de cara com todos aqueles enfeites e luzes e sentir o cheirinho típico das iguarias de Natal é realmente indescritível.
Foi o momento de experimentar pela primeira vez o Glühwein, uma espécie de “quentão” que é muito típico dessa época do ano. As bebidas quentes em geral são servidas numa caneca decorada, e cada cidade tem a sua. Claro que já ficamos com a nossa como recordação de Frankfurt (quem quiser saber mais, fizemos um post sobre as canecas das feiras de Natal).
Passeamos mais uma meia hora pelo restante da feira, que é bem grande, e ainda deu tempo de dividirmos uma KäseWurst (uma salsicha recheada com queijo). Pra saber mais sobre as comidas típicas dos mercados de Natal, é só acessar nosso Guia de Mercados de Natal na Alemanha).
Ainda sobrou tempo para um momento “compras”. Fomos até a MyZeil, a principal região de compras de Frankfurt, e passamos pela loja da Lego e pela Primark, onde já compramos um par de luvas para o restante da viagem. 🙂
Já eram cerca de 21h, e fomos jantar num dos restaurantes que havíamos pesquisado a respeito, o excelente Zu den 12 Aposteln. Ele era super bem avaliado no Trip Advisor (entre os 10 melhores de toda a cidade), e era bem pertinho de onde estávamos. Contamos todos os detalhes sobre esse e os demais restaurantes que visitamos por lá no post “Restaurantes em Frankfurt“. 😉
Depois dessa bela experiência gastronômica, voltamos pro hotel. Abaixo tem um resumo de todos os pontos que visitamos nesse roteiro do 1º dia em Frankfurt:
Dia 2 – Passear, passear e passear
Esse seria o único dia “inteiro” que teríamos em Frankfurt, então a ideia era passear bastante e aproveitar pra conhecer o máximo possível da cidade. Escolhemos esse dia também para tomar o café da manhã do hotel Premier Inn, que parecia (e realmente era) muito bom! Comemos tanto que decidimos que nem iríamos parar pra almoçar, só beliscar ao longo do dia e deixar pra jantar bem a noite.
Nesse dia fomos caminhando a pé desde o hotel até a região da Alte Oper Frankfurt. Eram cerca de 25 minutos de caminhada e aproveitamos pra conhecer melhor a cidade em si, as ruas mais residenciais, enfim, viver um pouco como os locais. A Alte Oper é uma construção belíssima, e o chafariz em frente estava todo decorado para o Natal, o que deixava tudo ainda mais bonito.
Dali seguimos pela FressGass, uma rua de pedestres repleta de lojas, boa de passear.
A seguir descemos pela Goethe Platz em direção a Main Tower, o prédio mais alto de Frankfurt. Pra quem quiser, dá pra subir até o terraço com vista panorâmica de toda a cidade (custa 7,50 euros por pessoa). Nesse dia estava bem nublado e não ia dar pra ver muita coisa, então preferimos continuar passeando e otimizar o tempo.
Logo ali pertinho fica a Euro Tower, com seu famoso monumento: o símbolo do Euro. Paramos pra tirar aquela foto clássica! 🙂
Dali descemos até a margem do rio Meno, na altura da ponte Untermainbrücke. Foi um momento em que o sol resolveu abrir e dar o ar da graça, então paramos um tempo pra descansar, observar as pessoas e admirar a paisagem.
Caminhamos mais um pouco de volta a GoethePlatz para conhecer a fachada da Goethe-Haus, e seguimos em direção a região da bolsa de valores de Frankfurt, a Börsenplatz.
Não sei se por coincidência, mas nesse dia estava rolando uma grande feira de produtos locais pela praça e pelas ruas ao redor. Aproveitamos para experimentar o apfelwein, vinho de maça tradicionalíssimo da região, servido gelado.
Ainda deu tempo de comprar um pedaço de “küche” de baunilha, uma espécie de cuca que provamos e levamos pra tomar de café da manhã de tão boa que estava. Hmmmm
Bem ali perto ficava a Galeria Kaufhof, uma tradicional loja de departamento alemã. Além da galeria em si ser muito legal (apesar de um pouco cara), o mais interessante é que todas as Kaufhofs tem a estrutura muito parecida, e quase sempre o último andar é um terraço com vista para a cidade. Nessa de Frankfurt não foi diferente, e deu pra contemplar a região central e tirar algumas boas fotos.
Em uma das praças próximas a Kaufhof, enquanto caminhávamos em direção ao mercado de Natal, fomos hipnotizados por uma série de canções clássicas da Alemanha “tocadas” por esse senhorzinho (não sei nem o nome desse instrumento/dispositivo/caixa de música, quem souber, dá uma dica aí nos comentários do post). A cena toda era tão fofa e incrível que fomos obrigados a registrar uma parte da música pra tentar “capturar” o momento. Na mesma hora enviei o vídeo para o meu pai, que é apaixonado por essas músicas alemãs. Demais! 🙂
Na sequência, mais mercado de Natal, mas agora de dia. Atravessamos toda a RömerPlatz e Dom Platz em direção a Paulaner am Dom, uma das filiais da famosa cervejaria Paulaner! Queriamos experimentar o chope diretamente da fonte (veja nossas impressões sobre o Paulaner am Dom no post “Restaurantes em Frankfurt“).
De lá seguimos o planejamento em direção ao Deutsches FilmMuseum, não sem antes passar pela bela Eiserner Steg, a mais famosa ponte de cadeados de FrankFurt.
No museu, utilizamos o Frankfurt Card e pagamos meia entrada para a exposição principal (redução de 6 euros para 3 euros por pessoa). Tínhamos apenas 40 minutos para conhecer o museu, mas foi tempo suficiente. O Deutsches FilmMuseum não é muito grande, e é bem interessante pra quem se interessa pela história do cinema de maneira geral.
De lá a ideia era emendar a programação cultural diretamente no Städel Museum, talvez o principal museu de Frankfurt. Chegamos lá faltando cerca de 1 hora para fechar, e tivemos a “surpresa” de descobrir que o Frankfurt Card não dava direito ao desconto, e sim o City Card, que é um cartão diferente. O.o
Foi bem frustrante, uma vez que a entrada desse museu era bem cara (cerca de 15 euros por pessoa), e acabamos desanimando e optando por conhecer mais um pouco da cidade. Aproveitamos que estávamos na região de Sachsehausen (bairro boêmio de Frankfurt) e nos perdemos pelas ruas, esperando dar umas 21h para irmos jantar.
Nesse passeio despretensioso, encontramos uma lojinha de mostarda incrível, a Frankfurter Senfgalerie. A dona é uma senhora que produz a maioria das mostardas a venda e fala inglês fluentemente. Nós experimentamos várias (nem sabia que existiam tantos tipos de mostarda!), e compramos uma de lembrança.
Para o jantar, já tínhamos mapeado pelo Trip Advisor o Atschel e o Ebbelwoi Unser. Queríamos algo bem local, de comida alemã. Acabamos encontrando primeiro o Atschel e de cara curtimos e optamos por ele. Contamos tudo sobre o jantar no post “Restaurantes em Frankfurt“. Valeu muito a pena, e voltamos satisfeitos (e exaustos) pro hotel.
Segue um mapa com os principais pontos descritos no roteiro desse dia em Frankfurt:
Dia 3 – Bate e volta em Heidelberg
O 3º dia nós tiramos pra fazer um bate e volta a cidade de Heidelberg, que fica a cerca de 1:45h de ônibus a partir de Frankfurt. Apesar da distância, indicamos muito o passeio, como vocês podem ler no post “1 dia em Heidelberg”, onde contamos todos os detalhes. 🙂
Dia 4 – Seguindo viagem de Frankfurt até Nuremberg
No 4º e último dia tínhamos passagem de trem comprada para Nuremberg logo pela manhã, onde daríamos sequência a nossa viagem pela Alemanha. Só deu tempo de ajeitar as coisas, tomar um café correndo no próprio quarto de hotel, fazer o checkout e partir com as malas pra Hauptbanhof de Frankfurt (a pé, já que o Frankfurt Card só valia pelos 2 primeiros dias). Quer saber como continua a viagem? A gente conta tudo no post 5 dias em Nuremberg. 🙂
Onde ficar em Frankfurt
Ficar bem localizado em Frankfurt é fundamental para aproveitar a cidade ao máximo. Essas são as nossas dicas pessoais para onde ficar em Frankfurt:
- 5 estrelas: Sofitel Frankfurt Opera
- 4 estrelas: Flemings Hotel Frankfurt Main-Riverside
- 3 estrelas: 25hours Hotel The Trip
Para consultar essas e outras opções de hotel em Frankfurt, não deixe de utilizar o Booking.com, maior site de hospedagem do mundo!
Booking.com+ Pesquisar hotéis em Frankfurt na Booking.com
Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.
+ Pesquisar hotéis em Frankfurt com desconto na Hoteis.com
Passeios e atrações em Frankfurt
Compre com antecedência as entradas para as principais atividades em Frankfurt! Recomendamos utilizar a Get Your Guide para fazer sua compra de ingressos antecipada com total segurança:
Transfer privado em Frankfurt
Contrate agora mesmo o serviço de transfer e traslado em Frankfurt para chegar ou sair do aeroporto com conforto e segurança, utilizando o comparador de preços da Civitatis.
+ Compare preços de transfer e traslado em Frankfurt com a Civitatis
Tours em Frankfurt
Confira a seguir algumas opções de tours guiados e/ou gratuitos em Frankfurt:
Seguro viagem na Alemanha
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha e por toda a Europa. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, recomendamos o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:
Viaje de trem pela Alemanha
Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela Alemanha? Dá uma olhada nos passes de trem da Eurail / Rail Europe, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a Europa!
+ Consulte preços de passagens e passes de trem na Alemanha com a Eurail / Raileurope
Aluguel de carro na Alemanha
Para quem prefere viajar de carro pela Alemanha, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!
Chip de viagem internacional
Em nossa viagem pela Alemanha, utilizamos o chip internacional da Casa do Chip, e a experiência foi a melhor possível! Eles tem planos de chip internacional para usar na Europa a partir de US$ 18,00, com internet ilimitada (franquia de 1Gb em alta velocidade renovada diariamente) e cobertura em mais de 20 países.
+ Faça agora a cotação do seu chip internacional na Alemanha
Olá. Adorei suas dicas e anotei várias. A loja de mostarda Frankfurter Senfgalerie apareceu no Google como permanentemente fechada. Que pena. Indicaria outra? Obrigada e parabéns.
Olá Anizia, de fato estivemos em Frankfurt novamente no final de 2022 e a lojinha infelizmente não existe mais. 🙁 Vamos atualizar em breve no artigo. Não temos outra recomendação de loja nesse estilo. Um abraço!