Busca
Busca
Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz

O que fazer em Mainz, na Alemanha: roteiro de 1 dia

Localizada a apenas 1 hora de trem a partir de Frankfurt, a charmosa Mainz é considerada um ótimo destino “bate e volta”, daqueles que dá para conhecer em 1 dia de roteiro bem planejado. Com mais de 2000 anos de história, Mainz transpira arte, cultura e ‘savoir-vivre‘, como eles próprios gostam de se referir — uma cidade que sabe viver da melhor forma possível. Situada na margem esquerda do rio Reno, no ponto de confluência com o rio Main (o rio que banha Frankfurt), Mainz conjuga suas belezas naturais com o orgulho de ser o berço de Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa moderna. Por conta disso, é claro que muitas das atrações da cidade fazem referência a seu filho mais ilustre, como é o caso do Museu Gutenberg. E na lista de o que fazer em Mainz está também o seu centro histórico, um dos mais interessantes dessa região da Alemanha. Por lá você encontra praças encantadoras como a Marktplatz e a Kirschgarten, além da imponente Mainzer Dom, a Catedral de Mainz — motivos mais do que suficientes para incluir Mainz em seu roteiro de viagem pela Alemanha.

Isso sem falar na gastronomia local, com destaque para os vinhos produzidos em Mainz e seus arredores, afinal a cidade está no coração da região do Rheinhessen, uma das mais celebradas áreas vinícolas alemãs, e muito próxima da região do Rheingau. Graças ao clima ameno, as colinas banhadas pelo rio Reno são o terroir perfeito para o cultivo de uvas brancas, em especial a Riesling, que nessa região costuma resultar em vinhos secos de ótimo corpo e aromas frutados que não deixam nada a dever aos melhores vinhos brancos da Europa. Uma experiência em Mainz certamente não estará completa sem uma pausa para comer e beber em um dos restaurantes locais.

Leia também:
+ Onde comer em Mainz

Nesse artigo sobre “O que fazer em Mainz“, você terá um roteiro detalhado para aproveitar da melhor forma possível o seu dia nessa apaixonante cidade!

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

Quando viajar para Mainz?

Mainz pode ser visitada em qualquer época do ano, mas em relação ao clima, as melhores épocas para visitar a Alemanha são primavera (abril a junho) e outono (setembro a outubro). Nessas estações, o clima agradável e a baixa temporada deixam as cidades mais tranquilas para serem visitadas. Se temperatura não for exatamente um problema, o verão (julho e agosto) também é bastante popular devido justamente ao clima mais quente e aos dias mais longos. A viagem que resultou nesse roteiro foi justamente durante os meses de agosto e setembro, final do verão europeu.

Nessa época costumam acontecer feiras e festivais de vinho, com barracas de produtores locais nas principais praças da cidade. Já no inverno, especialmente nos meses de novembro e dezembro, é tempo de aproveitar os sempre deliciosos mercados de Natal da Alemanha. Essa é uma das épocas mais festivas para visitar a Alemanha, e Mainz não é diferente, apesar da possibilidade de encontrar neve e temperaturas próximas a 0ºC. Outra época bastante festiva na cidade é o carnaval, que por incrível que pareça é bastante popular em Mainz!

Como chegar em Mainz

Caso não esteja viajando com carro alugado, a maneira mais rápida e prática de chegar em Mainz é utilizando o trem. A cidade conta com 2 estações importantes, a Mainz Hauptbahnhof (maior e principal atração) e a Römisches Theater. Ambas ficam relativamente próximas ao centro histórico, então é questão de olhar no mapa e decidir qual delas é a mais prática de acordo com a sua programação na cidade. No nosso caso, optamos pela estação Römisches Theater por ser a mais próxima para quem vem de Frankfurt e por ficar mais pertinho da margem do rio Reno e do nosso hotel.

Onde ficar em Mainz

E por falar em hotel, se você também optar por se hospedar por 1 ou mais noites em Mainz, saiba que a cidade conta com uma excelente rede hoteleira, com opções de hotéis incríveis, de grandes redes, a preços muito mais acessíveis do que nas grandes capitais europeias. Entre as nossas recomendações de onde ficar em Mainz estão dois belos exemplos localizados nas margens do rio Reno, bem pertinho do centro histórico: o incrível Hyatt Regency Mainz, um sofisticado 5 estrelas que entrega tudo que promete; e o Hilton Mainz, excelente 4 estrelas da famosa rede de hotéis “Hilton”.

Leia também:
Onde ficar em Mainz: Hotel Hyatt Regency
Onde ficar em Mainz: Hilton Mainz

O que fazer em Mainz: dia 1

Começar o dia pelo centro histórico de Mainz é sempre uma ótima opção. Não há exatamente uma ordem “certa” e única a ser seguida, já que os principais atrativos são bem próximos uns dos outros, e a sequência ideal vai depender do seu ponto de partida (seja da estação de trem ou do hotel que você escolheu). A sequência a seguir foi a que nós fizemos, tendo como ponto de partida o Hotel Hyatt Regency.

Gutenberg Museum

Lembra-se que mencionamos lá no início que Mainz era o berço de Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa moderna? Pois é claro que existe um museu inteiramente dedicado a ele, o Gutenberg Museum — porta de entrada perfeita para conhecer um pouco da história da cidade e de seu filho mais ilustre. Até porque o museu abre suas portas bem cedinho, a partir das 9 horas da manhã.

Situado no coração histórico de Mainz, o Gutenberg Museum é considerado um tesouro de importância mundial. A começar pelo próprio local onde o museu funciona: a antiga Haus zum Römischen Kaiser (Casa do Imperador Romano), um impressionante edifício barroco construído entre os anos de 1653 e 1657

Gutenberg Museum | O que fazer em Mainz
Gutenberg Museum | O que fazer em Mainz

Fundado no ano de 1900, o museu celebra não apenas a vida e as invenções de Gutenberg, mas também a evolução do processo da impressão e seu impacto na disseminação do conhecimento e cultura pelo mundo. Afinal, com a invenção da prensa de tipos móveis no século XV, Gutenberg revolucionou a comunicação e o acesso ao conhecimento, mudando o curso da história mundial ao popularizar os livros (que antes eram manuscritos) e facilitar a disseminação de ideias. Especialmente para quem trabalha ou é diretamente interessado no tema (como nós, que somos jornalistas), o Gutenberg Museum é visita obrigatória em Mainz. Mas a visita é recomendada a todos, já que não é muito demorada e os ingressos tem preços bem populares.

Em seu acervo, o principal destaque é a Bíblia de Gutenberg, um dos livros mais valiosos e importantes do mundo. O museu possui dois exemplares originais do ano de 1445, exibidos em um ambiente controlado para preservar sua integridade.

O museu exibe ainda uma vasta coleção de manuscritos raros, livros, revistas e jornais impressos. Exposições dedicadas mostram como a imprensa contribuiu para movimentos históricos, como a Reforma Protestante e a Renascença, e como ela continua a influenciar a sociedade contemporânea.

Vale destacar a grande quantidade de máquinas e prensas originais, objetos com séculos de história e que ajudam a entender a complexidade envolvida no processo de impressão e sua evolução com o passar do tempo.

Há até um setor interativo, onde em intervalos de hora em hora é possível acompanhar réplicas das prensas de Gutenberg em funcionamento e até mesmo participar do processo de impressão, ajudando a compreender na prática os métodos que revolucionaram a produção de livros.

Gutenberg Museum | O que fazer em Mainz
Gutenberg Museum | O que fazer em Mainz

A exposição é toda organizada em ordem cronológica, acompanhando a evolução da impressão desde os primeiros manuscritos até a era digital. O tempo total para uma visita rápida por toda a exposição é entre 45 minutos a 1 hora, dependendo do seu nível de interesse no tema.

Gutenberg Museum
Endereço:
Liebfrauenplatz 5, 55116 Mainz, Alemanha
Horário: De terça a sábado, de 9h às 17h. Domingos, das 11h às 17h. Fechado nas segundas
Entrada: a partir de 5€ por pessoa (comprar na hora)

Liebfrauenplatz

Ao sair do Gutenberg Museum, antes de seguir para a Marktplatz, reserve alguns minutos para explorar um pouco mais da Liebfrauenplatz, a praça onde está localizado o museu. A Liebfrauenplatz, que significa “Praça de Nossa Senhora”, deve seu nome a antiga igreja Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), que já não existe mais no local.

Liebfrauenplatz (crédito: Alexander Kachkaev) | O que fazer em Mainz

Essa igreja que você vê aí na foto é na verdade a Mainzer Dom, ou Catedral de Mainz, que tem uma de suas saídas/entradas principais justamente na Liebfrauenplatz. E é justamente esse ponto de vista único em relação a Catedral e suas torres imponentes que fazem da Liebfrauenplatz um ponto obrigatório no roteiro em Mainz.

É também na Liebfrauenplatz que está a “Der Mainzer Dom zum Fühlen und Sehen”, essa miniatura da Mainzer Dom feita em Bronze, que ajuda a compreender melhor a estrutura e arquitetura da imensa catedral da cidade.

Miniatura da Catedral na Liebfrauenplatz | O que fazer em Mainz

Marktplatz: o coração histórico e cultural de Mainz

Da Liebfrauenplatz, siga para a Marktplatz, ou Praça do Mercado, local que tem sido o centro nevrálgico de Mainz desde a Idade Média. No coração do centro histórico, a Marktplatz é de fato a praça mais bonita e emblemática da cidade. Cercada por edifícios históricos de uma arquitetura impressionante e pela imponente Catedral de Mainz, a Marktplatz é uma mistura fascinante de estilos que refletem as diferentes eras pelas quais Mainz passou — das fachadas em estilo enxaimel às estruturas barrocas, cada edifício ao redor da praça contribui para a atmosfera única e charmosa do local.

Atualmente, a maior parte desses edifícios funcionam como cafés, bares ou restaurantes que atraem especialmente os turistas por conta da localização. Sentar em um desses cafés ao ar livre com vista para a Catedral e observar o movimento da praça pode ser uma boa pedida, especialmente nos dias de calor. Mas o simples fato de poder caminhar neste praça histórica vivendo a atmosfera da cidade já é, por si só, motivo suficiente para justificar a ida até Mainz.

A tradição milenar de “Praça do Mercado” permanece até os dias atuais, e a depender da época do ano em que você estiver pela cidade, é bem provável que você encontre a Marktplatz super movimentada e repleta de barraquinhas. De março a novembro, o Mainzer Wochenmarkt (ou Mercado Semanal de Mainz) acontece normalmente todas as terças, sextas e sábados pela manhã (das 7h às 14h), quando produtores locais se reúnem para oferecer pães, queijos, vinhos, frutas, legumes e todo tipo de iguaria típica da região. Os grandes eventos da cidade também costumam ser realizados, ao menos em parte, na Marktplatz: casos do “Fastnacht” (o Carnaval de Mainz) ou dos Mercados de Natal de Mainz.

Um dos destaques arquitetônicos da Marktplazt é a incrível Marktbrunnen, ou Fonte do Mercado. Construída em 1526, a fonte é um exemplo impressionante de arte renascentista, caracterizada pela presença de esculturas detalhadas e uma rica ornamentação. A Marktbrunnen é toda construída em pedra de arenito vermelho e repleta de figuras esculpidas. Na base, é rodeada por painéis ilustrando cenas bíblicas e motivos renascentistas, com direito a santos, figuras alegóricas e brasões de armas. No topo, destaque para a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços.

Mais ao centro da praça está outro monumento — este bem mais recente: a Heunensäule (ou Coluna dos Gigantes). Também em arenito, a coluna de 9 metros foi erguida em 1975 como uma homenagem às colunas do século XI que, originalmente, suportavam a estrutura da antiga Catedral de Mainz. O nome “Heunensäule” vem de “Heunisch”, termo arcaico que designa um tipo específico de arenito típico de Mainz e que era utilizado nas colunas originais que infelizmente se perderam nas inúmeras reformas e trabalhos de reconstrução da Catedral. No topo da coluna, a cruz simboliza a continuidade da fé cristã e a resiliência da cidade.

Heunensäule (a esquerda da foto) na Marktplatz | O que fazer em Mainz

Também na Marktplatz está localizado o Tourist Service Center Mainz, a loja oficial do turismo de Mainz. Sempre recomendamos uma passada nesses locais para obter dicas e informações atualizadas do que está acontecendo na cidade, e em Mainz não é diferente. A loja tem ainda uma série de souvenirs e lembrancinhas ótimas para trazer como recordação ou de presente de viagem.

Tourist Service Center Mainz
Endereço:
Markt 17, 55116 Mainz, Alemanha
Horário: aberto de segunda a sábado, das 10h às 18h (fechado aos domingos)

Mainzer Dom: Catedral de Mainz

A grande atração da Marktplatz merece um capítulo especial. Estamos falando da icônica Mainzer Dom, a Catedral de Mainz, um marco arquitetônico e histórico que remonta a mais de mil anos. Com sua construção iniciada no ano 975, a Catedral de Mainz sofreu um incêndio justamente no dia de sua consagração no ano de 1009. Por conta disso, precisou passar ainda por um longo período de reconstrução, que aliado às inúmeras obras de ampliação ao longo dos séculos, fizeram com que a Catedral reunisse em sua fachada uma mistura de estilos arquitetônicos, em especial românico, gótico e barroco. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Catedral também passou por bombardeios que resultaram em danos significativos, mas foi meticulosamente restaurada da maneira que se encontra até os dias de hoje.

Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz
Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz

Com sua lateral inteiramente voltada para a praça, a Catedral compõe um pano de fundo perfeito para a Marktplatz em um autêntico cartão postal de Mainz. Além da própria grandiosidade da Catedral, vale destacar especialmente as seis imponentes torres distintas umas das outras, que se destacam no panorama de Mainz e podem ser observadas não apenas da Marktplatz, mas de quase toda a cidade. Cada uma delas foi construída em um período histórico diferente, o que ajuda a compreender as variações de características e estilos arquitetônicos.

Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz
Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz

Além de admirar a beleza espetacular da Catedral pelo lado de fora, não deixe de conhecer também seu interior que é aberto para visitação gratuita todos os dias da semana. Seja qual for o perfil de viajante, a Catedral é uma daquelas paradas obrigatórias de qualquer roteiro em Mainz. Reserve pelo menos 30 minutos do seu roteiro para explorar a imensa nave central, ricamente decorada e repleta de tesouros históricos e artísticos.

Por dentro da Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz
Por dentro da Mainzer Dom: Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz

Impossível não se impressionar logo de cara com as colunas e arcos de estilo românico que fazem o espaço interno parecer ainda mais amplo e grandioso. Acima de cada arco, pinturas representam etapas da vida e paixão de Cristo.

Detalhes do interior Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz
Detalhes do interior Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz

São muitas as esculturas e obras de arte com riqueza de detalhes impressionante posicionadas em todos os cantos da Catedral. Não deixe de percorrer todos os espaços abertos ao público e apreciar esse verdadeiro museu de arte Sacra.

Além da nave central, a Catedral abriga ainda diversas capelas laterais onde se destacam os altares barrocos e retábulos que adornam seu interior. A luz que entra suavemente pelos vitrais coloridos das janelas ajudam a conferir uma atmosfera mística a cada uma das capelas.

O complexo da Catedral conta também com um Museu (com cobrança de ingresso à parte) que traz em seu acervo uma coleção de arte sacra, manuscritos e outros artefatos históricos relacionados à catedral e à arquidiocese local. Por se tratar de um roteiro de 1 dia em Mainz, optamos por não fazer essa atividade.

Até porque ainda há o belíssimo pátio interno do claustro anexo à Catedral que pode ser visitado gratuitamente e oferece pontos de vista incríveis da estrutura interna do edifício.

Pátio interno da Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz
Pátio interno da Catedral de Mainz | O que fazer em Mainz

Mais de 1000 anos após o início de sua construção, a Catedral de Mainz permanece como um símbolo duradouro da história, resiliência e espiritualidade da cidade. Ter a oportunidade de conhecer e visitar locais como estes é de fato uma experiência espiritual e cultural única. Para o total da atividade (exterior da Catedral, nave central, capelas e pátio interno) considere um total de aproximadamente 1 hora do seu roteiro por Mainz.

Mainzer Dom: Catedral de Mainz
Endereço:
Liebfrauenpl. 4, 55116 Mainz, Alemanha
Horário: aberta todos os dias (horários podem variar de acordo com a época do ano)
Entrada Gratuita

Leichof: praça com vista para a Catedral

Após deixar a Catedral, caso ainda queira conferir um ponto de vista diferente que rende boas fotos, a sugestão é seguir até outra praça charmosa do centro histórico de Mainz: a Leichof. O nome da praça tem raízes na história medieval da cidade. “Leichof” pode ser traduzido como “Pátio do Enterro”, já que este local era justamente um cemitério que ficava nos “fundos” da Catedral.

Ao longo dos séculos a função de cemitério da “Leichof” ficou no passado, e a atual “praça” possui até alguns cafés, restaurantes e lojinhas bem charmosas. Mas o maior destaque continua sendo a sua localização estratégica, que oferece um ponto de vista único da parte de trás da Catedral, atraindo especialmente os apaixonados por fotografia.

Leichof | O que fazer em Mainz

Gutenbergplatz

Na sequência, é hora de seguir até ouro local da cidade que faz referência a Johannes Gutenberg. A Gutenbergplatz (Praça de Gutenberg) é uma das praças mais importantes e animadas de Mainz. Com direito inclusive a uma estátua de Johannes Gutenberg em bronze, localizada em posição de destaque.

Estátua de Johannes Gutenberg na Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz

Em frente à estátua fica o Staatstheater Mainz (Teatro Estadual de Mainz), edifício de estilo barroco inaugurado em 1883 e um dos mais importantes da Gutenbergplatz. Inclusive, uma fotografia clássica da cidade é justamente com a estátua de Gutenberg observando o edifício do Teatro ao fundo.

Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz
Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz

Atualmente, o teatro ainda funciona normalmente e recebe espetáculos de todos os tipos, incluindo óperas, balés, peças de teatro e concertos em geral. Infelizmente não é possível visitá-lo por dentro, a não ser que você adquira ingressos para alguns desses espetáculos.

Staatstheater Mainz na Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz
Staatstheater Mainz na Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz

A Gutenbergplatz também é palco de concertos ao ar livre e abriga alguns dos eventos e mercados sazonais da cidade, como acontece durante o Carnaval e o Natal em Mainz. Por vezes, o local recebe instalações temporárias, caso desse letreiro com o nome da cidade onde a pessoa pode fazer o papel do “I” e completar o nome de “Mainz”.

Letreiro de Mainz na Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz
Letreiro de Mainz na Gutenbergplatz | O que fazer em Mainz

Schillerplatz e a “Fonte do Carnaval”

Mais uma praça na lista de o que fazer em Mainz — desta vez, a Schillerplatz. O nome é uma homenagem ao poeta e dramaturgo alemão Friedrich Schiller, mas a praça é mais conhecida por conta desta chamativa escultura central, a Fonte do Carnaval (Fastnachtsbrunnen).

Schillerplatz | O que fazer em Mainz

Inaugurada em 1967, a Fastnachtsbrunnen foi construída como uma homenagem ao espírito alegre e festivo do Carnaval de Mainz, um dos maiores e mais antigos carnavais da Alemanha. E a escolha da Schillerplatz não foi por acaso; a praça é um ponto central de concentração para o “Fastnacht” (Carnaval), que na cidade é marcado por desfiles, fantasias elaboradas, música e dança.

Com mais de nove metros de altura, a fonte tem de fato uma estrutura bem impressionante, repleta de figuras alegóricas bem detalhadas — são mais de 200 representações de diferentes aspectos carnavalescos e personagens tradicionais como bufões, palhaços e músicos. Cada uma das figuras e cenas capturam a essência do humor, da alegria e até da crítica social que são tão características dos festejos de carnaval.

Ainda na Schillerplatz, outra escultura ligada ao Carnaval é a “Gardentrommler” der Mainzer Prinzengarde, que representa um baterista da Mainz Prince Guard, a mais antiga companhia carnavalesca de Mainz (fundada em 1884).

“Gardentrommler” der Mainzer Prinzengarde: escultura na Schillerplatz

Além das referências carnavalescas, a Schillerplatz ainda nos presenteia com a bela arquitetura de seus edifícios, com destaque para o Osteiner Hof — um palácio barroco que atualmente abriga escritórios governamentais.

Osteiner Hof na Schillerplatz | O que fazer em Mainz
Osteiner Hof na Schillerplatz | O que fazer em Mainz

St. Stephan Mainz: o encanto das janelas de Chagall

Bem pertinho da Schillerplatz está a segunda igreja mais visitada da cidade, a St. Stephan Mainz, famosa pelas deslumbrantes janelas criadas pelo renomado artista Marc Chagall, um judeu bielorrusso que fugiu da Europa durante a ascensão do nazismo e que criou estas janelas como um símbolo de reconciliação entre judeus e cristãos.

Fundada ainda no século X, a igreja passou por inúmeras obras de renovação ao longo de sua história. Mas foram as janelas azuis criadas por Marc Chagall entre 1978 e 1985 que fizeram a St. Stephan Mainz se tornar extremamente popular entre os turistas que visitam a cidade. Representando cenas bíblicas, as “janelas de Chagall” são conhecidas por suas vibrantes tonalidades de azul que inundam a igreja com sua luz quase celestial e conferem ao espaço um ambiente de espiritualidade e beleza únicos.

Além das janelas, vale destacar também o impressionante órgão que reflete em sua estrutura metálica os feixes de luz azul. De fato toda a atmosfera gerada pela luz filtrada nas janelas de Chagall parece ter um efeito mágico sobre seus visitantes.

A entrada na St. Stephan Mainz é gratuita diariamente e ainda dá direito a explorar o belo claustro de estilo gótico tardio, que se não chega a causar o mesmo impacto da Mainzer Dom, ainda assim vale ser visitado.

Claustro da Igreja St. Stephan Mainz | O que fazer em Mainz

Reserve um total de 15 a 20 minutos para toda a visita.

St. Stephan Mainz
Endereço:
Kleine Weißgasse 12, 55116 Mainz, Alemanha
Horário: aberta diariamente, das 10h às 18h
Entrada Gratuita

Gautor: antiga porta da cidade

Durante a Idade Média, Mainz foi uma cidade fortificada, cercada por muralhas e torres construídas para protegê-la contra invasores. Apesar da maior parte dessa estrutura de proteção ter se perdido com o tempo, a cidade ainda preserva alguns dos antigos portões de entrada da época medieval. O Gautor é um destes antigos portões, e por estar localizado a poucos metros da igreja St. Stephan Mainz, pode ser facilmente incluído nesse roteiro de 1 dia em Mainz.

Gautor: antiga porta da cidade

A construção do Gautor original remonta ao período medieval, quando Mainz era uma cidade próspera e estrategicamente importante no Sacro Império Romano-Germânico. Ao longo dos séculos, as muralhas da cidade e o próprio Gautor desempenharam um papel crucial na defesa da cidade. Embora pouco da estrutura original tenha restado, o Gautor permanece como um importante símbolo da história e das fortificações de Mainz.

Kirschgarten e as casas em estilo enxaimel

Caminhando de volta ao coração da cidade velha, é hora de visitar mais uma das encantadoras praças de Mainz. Se a Marktplatz é a mais impressionante, a Kirschgarten é sem dúvidas a praça mais fotogênica da cidade. Daqueles locais que são capazes de imediatamente nos fazer viajar no tempo e nos transportar diretamente para a Idade Média.

Ao caminhar pela Kirschgarten, é impossível não se apaixonar pela arquitetura pitoresca das casas originais dos séculos XVI e XVII. O estilo enxaimel, tão característico da Alemanha, está presente em absolutamente todas as fachadas de madeira e estuque — um testemunho da habilidade artesanal e do estilo de vida de outras épocas.

Na foto a seguir estão duas das construções mais antigas e importantes da Kirschgarten: à esquerda, a Zur Wilden Gans, a mais florida e fotografada da praça; à direita está a Haus zum Aschaffenberg.

Kirschgarten | O que fazer em Mainz
Zur Wilden Gans e Haus zum Aschaffenberg na Kirschgarten | O que fazer em Mainz

Na fachada da Zur Wilden Gans (ou “Casa do Ganso Selvagem”) estão estampadas as informações sobre o ano de sua construção (1450) e das obras de renovação do edifício (1708 e 1979). A estrutura de madeira aparente e as floreiras coloridas nas janelas dão um charme todo especial à casa, atraindo todos os olhares na Kirschgarten.

De fato, é quase impossível passar pela Zur Wilden Gans sem parar para fotografar cada detalhe da casa mais charmosa de Mainz.

Augustinerstrasse: tradicional rua de compras do centro de Mainz

Saindo da Kirschgarten, seguimos pela Augustinerstrasse, tradicional rua de compras e comércio local do centro antigo de Mainz. A rua tem esse nome em função da Augustinerkirche, ou Igreja de Santo Agostinho, que é justamente um dos pontos a serem visitados quando estiver caminhando pela Augustinerstrasse. Mas a própria rua em si é repleta de edifícios históricos do período barroco, com suas fachadas ornamentadas e detalhes arquitetônicos que refletem a rica herança cultural de Mainz. A própria esquina com a Kirschgarten poderia tranquilamente ser um belo cartão postal da cidade, tendo ainda ao fundo a vela Catedral de Mainz.

Virando a esquerda, você sairá novamente na Marktplatz e na Catedral de Mainz. Mas a sugestão é que você vire a direita em direção a Igreja de Santo Agostinho e aproveite para dar uma conferida nas vitrines das muitas lojas de produtos locais da Augustinerstrasse. Os cafés e restaurantes ao longo da rua são igualmente encantadores, oferecendo uma boa opção de pausa para desfrutar de uma refeição rápida ou um café observando o movimento da rua.

Augustinerstraße | O que fazer em Mainz
Augustinerstraße | O que fazer em Mainz

Augustinerkirche: Igreja de Santo Agostinho

Entre os destaques arquitetônicos da Augustinerstrasse está a Igreja de São Agostinho (Augustinerkirche), uma joia do estilo barroco construída entre 1768 e 1772. A igreja fica a poucos metros da Kirschgarten (cerca de 2 quadras), então nem é necessário se afastar demais do coração do centro histórico para visitá-la.

Augustinerkirche | O que fazer em Mainz
Augustinerkirche | O que fazer em Mainz

Um detalhe interessante é que a Augustinerkirche sobreviveu praticamente intacta aos bombardeios da Segunda Guerra, permitindo que a igreja mantivesse grande parte de sua arquitetura e decoração originais. Com entrada gratuita e um interior tipicamente barroco e ainda original, é impossível deixar de fora do seu roteiro a bela Augustinerkirche.

Por dentro, aliás, a igreja é ainda mais impressionante. Ao entrar, o visitante é recebido por uma nave espaçosa e ricamente decorada, com afrescos vibrantes, altares ornamentados e uma riqueza de detalhes em dourado que impressiona. Não deixe de observar o grande destaque da igreja: o teto adornado com pinturas que retratam cenas da vida de Santo Agostinho e outras importantes figuras religiosas.

Augustinerkirche | O que fazer em Mainz
Augustinerkirche | O que fazer em Mainz

Augustinerkirche
Endereço: 55116 Mainz, Alemanha
Horário: Aberta de segunda à sexta, das 8h às 17h. Sábados das 9h às 14h. Fechada aos domingos.
Entrada gratuita

Rheinufer: passeio pelas margens do rio Reno

O final da tarde em Mainz é o momento ideal para um passeio pela beira do rio Reno na Rheinufer, o calçadão que se estende do Winterhafen (antigo porto alfandegário), passando pelo centro histórico e indo até a ponte Theodor Heuss Bridge. O trajeto oferece vistas panorâmicas impressionantes do rio Reno e toda a tranquilidade de caminhar em meio a áreas verdes e parques que se entendem ao longo da Rheinufer.

Um dos trechos mais bonitos fica bem em frente a um dos hotéis que recomendamos em Mainz, o Hotel Hyatt Regency, em uma zona chamada Malakoff-Terrasse (pertinho da entrada para o centro histórico).

Hotel Hyatt Regency no Malakoff-Terrasse | O que fazer em Mainz

Ponte Theodor Heuss

Partindo da referência do centro histórico e seguindo para a esquerda de quem está de frente para o rio Reno, em uma caminhada de cerca de 10 minutos você chegará até a ponte Theodor Heuss (que cruza o rio Reno em direção à Wiesbaden, cidade que também recomendamos a visita caso tenha mais de 1 dia em Mainz).

Theodor Heuss Bridge | O que fazer em Mainz
Theodor Heuss Bridge | O que fazer em Mainz

Nos meses de verão, um dos atrativos da cidade é a “Praia de Mainz” (Rheinstrand Mainz), uma estrutura de praia artificial montada justamente aos pés da ponte Theodor Heuss. Nessa época, o local é palco de inúmeros eventos e oferece bebidas típicas da estação e espaços para banho de sol e prática de esportes de praia.

Rheinstrand Mainz: a praia de Mainz | O que fazer em Mainz

É claro que, para quem já mora em uma cidade de praia, há atrativos bem mais interessantes na cidade do que a Rheinstrand Mainz. Mas foi curioso conferir a estrutura de uma praia artificial na beira do rio Reno, e pensando do ponto de vista de um morador local, a iniciativa é válida.

Independente da época do ano, com ou sem praia, aproveite para subir até o início da ponte Theodor Heuss e curtir o visual das margens do rio Reno vistas de cima. A ponte é dividida com os carros, mas é bem tranquilo caminhar pela calçada para pedestres e observar a vista panorâmica.

Winterhafen: antigo porto e a confluência dos rios Reno e Main

Seguindo pela direita de quem está de frente para o rio Reno, o final da caminhada pelo calçadão principal da Rheinufer leva até o Winterhafen — zona do antigo porto de Mainz e ponto de confluência entre os rios Reno e Main.

Cruzando a charmosa acima, é possível estender o passeio por este parque super agradável ainda na região do antigo porto, de onde se tem ótimos pontos de observação para o encontro dos dois rios que chegam até a cidade.

Jantar em Mainz com vinhos locais

Para fechar seu dia com chave de ouro, uma experiência verdadeiramente completa na cidade exige um momento de imersão na gastronomia local. De tavernas tradicionais a restaurantes contemporâneos, Mainz é repleta de boas opções de onde comer e também beber — afinal a cidade está no coração da região do Rheinhessen, uma das mais celebradas áreas vinícolas da Alemanha, muito próxima a também famosa região do Rheingau. As vinícolas ao redor da cidade produzem alguns dos melhores Rieslings do mundo, e muitos restaurantes de Mainz têm parcerias estreitas com vinicultores locais, garantindo que os vinhos oferecidos harmonizem perfeitamente com os pratos servidos.

Para ajudar você a decidir onde comer em Mainz unindo culinária e vinhos locais, recomendamos dois restaurantes incríveis. O primeiro deles é o clássico Weinstube Hottum, localizado no coração do centro histórico e especializado em comida típica e nos vinhos da região. É o lugar perfeito para saborear o melhor da cozinha regional, rodeado pela história e pelo charme da Cidade Velha de Mainz.

Weinstube Hottum
Endereço: Grebenstraße 2, 55116 Mainz, Alemanha
Horário: aberto todos os dias das 16h às 23h

Para quem estiver em busca de algo mais sofisticado e contemporâneo, outra excelente opção é o Bellpepper (restaurante do Hotel Hyatt Regency), com sua abordagem culinária inovadora, servindo pratos que misturam técnicas clássicas e modernas com ingredientes locais frescos, tudo isso às margens do rio Reno.

Bellpepper Restaurant & Terrasse
Endereço: Templerstraße 6, 55116 Mainz
Horário: aberto todos os dias, das 12:00–14:30 e das 18:00–21:30

Para saber mais, não deixe de conferir nosso artigo “Onde comer em Mainz” contando todos os detalhes da nossa experiência em cada um desses restaurantes.


Assim termina o nosso artigo sobre o que fazer em Mainz, na Alemanha, com todas as dicas de passeios e atividades imperdíveis para um roteiro de 1 dia em Mainz. Confira um pouco mais sobre Mainz em nosso reels no instagram oficial do @viajaredemais :

Onde ficar em Mainz

Ficar bem localizado em Mainz é fundamental para aproveitar a cidade ao máximo. Essas são as nossas dicas pessoais de onde ficar em Mainz:

Para consultar essas e outras opções de hotéis ou apartamentos em Mainz, não deixe de utilizar o Booking.com, maior site de hospedagem do mundo!

Booking.com

+ Pesquisar hotéis em Mainz na Booking.com

Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.

+ Pesquisar hotéis em Mainz com desconto na Hoteis.com

Passeios e atrações em Mainz

Compre com antecedência as entradas para as principais atividades em Mainz! Recomendamos utilizar a Get Your Guide para fazer sua compra de ingressos antecipada com total segurança:

Seguro viagem na Alemanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha e por toda a Europa. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, recomendamos o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:

Seguro Viagem:
França
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Viaje de trem pela Alemanha

Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela Alemanha? Dá uma olhada nos passes de trem da Eurail / Rail Europe, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a Europa!

+ Consulte preços de passagens e passes de trem na Alemanha com a Eurail / Raileurope

O melhor lugar para sua viagem de trem

Aluguel de carro na Alemanha

Para quem prefere viajar de carro pela Alemanha, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!  

Chip de viagem internacional

Em nossa viagem pela Alemanha, utilizamos o chip internacional da Casa do Chip, e a experiência foi a melhor possível! Eles tem planos de chip internacional para usar na Europa a partir de US$ 18,00, com internet ilimitada (franquia de 1Gb em alta velocidade renovada diariamente) e cobertura em mais de 20 países.

+ Faça agora a cotação do seu chip internacional na Alemanha


Escrito por
Augusto

Menu