Viajamos para Alemanha de 24.11 (data da chegada no aeroporto de Frankfurt) até 06.12 (data da volta de Frankfurt para o Rio de Janeiro), totalizando então 11 dias “completos” e 2 dias “pela metade” (o da chegada e o da saída). Nosso planejamento era ter como base 3 cidades principais (não muito distantes entre si) e fazer 1 viagem de bate e volta a partir de cada uma delas. Sendo assim, o roteiro de 13 dias foi montado da seguinte forma:
4 dias em Frankfurt (bate e volta até Heidelberg)
Nosso roteiro por Frankfurt totalizou 4 dias: o dia de chegada do nosso vôo na Alemanha (que só começou pra valer a partir das 14:30); o dia de saída às 10h da manhã para Nuremberg; 1 dia “completo” por Frankfurt e 1 dia de bate e volta para Heidelberg.
5 dias em Nuremberg (bate e volta até Bamberg)
Nosso roteiro por Nuremberg consistiu em um total de 5 dias: o dia de chegada, vindo de Frankfurt (que só começou pra valer a partir das 12:30); o dia de saída às 10h da manhã para Munique; 2 dias “completos” por Nuremberg e 1 dia de bate e volta para Bamberg.
6 dias em Munique (bate e volta até Salzburg)
Em Munique, nosso planejamento foi de 6 dias no total: o dia de chegada, vindo de Nüremberg (que só começou pra valer a partir das 14:00); o dia de saída às 14h para o aeroporto de Frankfurt; 3 dias “completos” por Munique e 1 dia de bate e volta para Salzburg, na Áustria.
A impressão final após a viagem foi muito positiva. A escolha de 3 cidades bases próximas umas das outras fez com que perdêssemos pouco tempo com os deslocamentos. O tempo em cada uma delas também foi bem satisfatório para conhecermos quase tudo que planejamos. Não sentimos que “faltou dia” na viagem.
As viagens de “bate e volta” também funcionaram bem. Escolhemos cidades com no máximo 2h de deslocamento, o que consideramos o tempo máximo para uma viagem desse tipo (para cidades mais distantes, o ideal é passar uma noite por lá). Como espaçamos bem um “bate e volta” do outro, havia tempo suficiente para descansarmos. Foi possível montar um roteiro que intercalava dias mais corridos e dias que exigiam menos desgaste físico.
Uma dica que acabamos descobrindo na prática é quanto a escolha do dia da semana para os deslocamentos. Tenha sempre em mente que, aos domingos, nada de compras abre na Alemanha (só mercados de rua e feiras de Natal). Já nas segundas, a maioria dos museus e muitos restaurantes também não funcionam. Portanto, em geral domingos e segundas são os melhores dias para “perder tempo” em deslocamentos, já que são dias que você vai aproveitar menos na cidade em que estiver.
E aí, curtiu o roteiro? Ajudou no planejamento da sua viagem? Conta pra gente! 🙂
Já reservou seu hotel na Alemanha?
Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar nos ajudando a manter o trabalho do blog. Cada vez que você acessa o site da Booking.com através do nosso link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles repassam uma pequena comissão para o blog. E isso não custa 1 centavo a mais para você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra forma. Não é demais? 🙂
Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂
+ Pesquisar preços de hotéis e apartamentos na Alemanha
Mais atividades na Alemanha
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.
[…] outras curiosidades germânicas, segue a gente no Insta pelo @viajaredemais e dá uma olhada no 13 dias de roteiro pela Alemanha. Mas já digo uma coisa: pra saber tudo mesmo, o único jeito é viajando <3. E não uma, mas […]
augusto,
tudo bem? gostaríamos de saber se o fato de nao ter berlim e munique no mesmo roteiro seria por conta da logistica.
Olá Luis Henrique! Sim, nesse caso como tínhamos relativamente pouco tempo e faríamos tudo de trem, priorizamos concentrar a viagem no sul da Alemanha. Ia ficar apertado incluir Berlim, que merece ao menos uns 3/4 dias de roteiro e fica um pouco mais distante de Frankfurt. Um abraço!