Na França existe uma espécie de premiação chamada “Les Plus Beaux villages de France” (os mais belos vilarejos da França). Como o nome já diz, todos os anos eles fazem uma lista escolhendo os mais lindos e encantadores vilarejos medievais do país. E em quase todos os anos, o vilarejo escolhido é um dos que compõem a famosa Rota de Vinhos da Alsácia, no Nordeste da França. Sabe aquelas cidadezinhas medievais, floridas (nas épocas de calor) ou cobertas de neve branquinha (no inverno), cercadas de colinas com vinhedos, cortadas por um rio que reflete casinhas coloridas tal qual um espelho? Na Rota de Vinhos da Alsácia você vai passar em meio a dezenas de lugarejos como esses. Sem sombra de dúvidas essa é uma das regiões mais lindas que já visitamos não somente na França, mas na vida.
Na minha opinião, o meio de transporte ideal para explorar essa região é a bicicleta. “Mas como assim, a rota dos vinhos tem quase 170 km no total?!” Calma, eu sei que dificilmente alguém vai ter tempo e disposição de explorar toda ela de bike (embora eu verdadeiramente tenha isso como uma meta futura na minha vida). Mas de verdade, reserve pelo menos algumas horas de um dia para percorrer parte dessa rota de bicicleta. Não perca a chance de sair pedalando pelas estradinhas estreitas em meio a vinhedos e vilarejos medievais. É inesquecível! <3
Na nossa viagem de 7 dias pela Alsácia e sua rota dos vinhos, utilizamos bicicletas alugadas para explorar durante 4 horas a cidade de Colmar e seus arredores, indo até o vilarejo de Eguisheim (eleito diversas vezes o vilarejo mais belo de toda a França).
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Colmar?
– Onde se hospedar em Colmar: Chez Cécile et Myriam
– O que fazer em Estrasburgo: roteiro de 3 dias
Como alugar uma bicicleta em Colmar com a ‘Alsa Cyclo Tours’
Nosso planejamento desde o início era de utilizar uma manhã e parte da tarde de um dia da nossa viagem para passear de bicicleta em Colmar e nos vilarejos nos arredores da cidade. A gente sempre tem o roteiro o mais fechado e detalhado possível, mas nesse caso em nossas pesquisas iniciais pela internet não encontramos muitas opções, então deixamos para alugar a bicicleta em Colmar mesmo, durante a viagem.
Por sorte e por conta da imensa ajuda da Cécile (dona do incrível Maison Jund – Chez Cécile et Myriam onde sempre nos hospedamos em Colmar), conseguimos o contato da Alsa Cyclo Tours, uma empresa especializada em tours e aluguel de bicicletas na região. Aliás, “conseguimos o contato” é modo de falar: na verdade a própria Cécile ligou para eles e “desenrolou” tudo. Apesar da Alsa Cyclo Tours também trabalhar com tours fechados, com um guia conduzindo o grupo de ciclistas, nós optamos somente pelo aluguel das bikes elétricas. Não tínhamos tanto tempo disponível e preferimos explorar os arredores da cidade mais livremente, “nos perdendo” pelos vinhedos da região. Quando acordamos as 2 bikes elétricas estavam lá a nossa espera. <3 Foi só o tempo de tomar café da manhã bem rapidinho e partir pra conhecer a cidade naquele belo dia de sol.
Explorando os arredores de Colmar
Baseado no roteiro que nós pensávamos em fazer, o pessoal da Alsa Cyclo Tours enviou junto das bikes um GPS com a sugestão de roteiro já mapeada e sinalizada. A indicação foi o ‘Circuit Colmar‘, um trajeto de cerca de 3 horas de duração, considerado de nível fácil, e que passa pelo vilarejo de Eguisheim, que estávamos loucos para conhecer. Dá uma olhadinha no mapa pra ter uma noção de todo o trajeto.
Claro que esse trajeto é apenas uma sugestão, e a graça de ir por conta própria é justamente por dedicar mais ou menos tempo àquilo que mais lhe interessar, ou até mesmo se desviar um pouquinho do trajeto original. E foi o que fizemos. Logo no começo, para aproveitar o lindo dia de sol e céu azul no nosso último dia em Colmar, fomos para o centro histórico garantir as fotografias de todos os “cartões postais” dessa linda cidade.
Com as lindas fotos (modéstia a parte) garantidas, pegamos a estrada em direção ao vilarejo de Eguisheim. Pedalar por essa região é algo indescritível, de verdade. Nós temos família no interior do Brasil, e eu mesmo já passei a infância em cidades bem pequenas, mas a paisagem e a sensação não são comparáveis. Em meio à vinícolas e paisagens bucólicas, a impressão que se tem é que para cada canto que se olha é possível somente apontar a câmera e tirar uma foto digna de cartão postal. Em meio a uma sensação máxima de paz e tranquilidade, perdemos a noção do tempo e do espaço.
Tudo parecia ter sido projetado para estar exatamente aonde estava: desde as casinhas que parecem saídas de um quebra-cabeça, passando pelas plantações organizadas e bem cuidadas, até cada pessoa que cruzava o caminho e nos cumprimentava como se fossemos locais. É demais se imaginar por alguns minutos como um morador da região vivendo de fato aquela realidade.
Chegada a Eguisheim e visita a loja da Alsa Cyclo Tours
Após cerca de 30/40 minutos de pedalada em ritmo moderado (com o auxílio providencial do motor das bicicletas elétricas), avistamos o vilarejo de Eguisheim, e aí não foi preciso nem olhar mais o GPS.
Após cruzar o pórtico de entrada começamos a entender porque Eguisheim foi eleita o mais belo vilarejo francês. Ruas de pedra, casinhas coloridas e floridas… As fotos falam por si:
Nesse dia em especial a cidade estava bem movimentada, já que era dia de festa em comemoração ao fim do período de colheita das uvas. Uma pena que só descobrimos sobre essa festa no próprio dia, senão certamente teríamos nos programado para passar a noite por lá e aproveitar a farra. Rsrsrs
De qualquer maneira, conseguimos vivenciar parte da alegria dos moradores montando suas barracas e decorando as ruas para mais tarde venderem tudo aquilo que a gente adora: vinhos, cerveja, comidas típicas… Ô, vida difícil! Rsrsrs
Aproveitamos também para conhecer a lojinha da Alsa Cyclo Tours que fica justamente em Eguisheim, próximo a entrada do centro histórico.
Aliás, a loja fica em uma ruazinha tão bonita que a gente passou direto tirando fotos de cada detalhe e depois teve que voltar pra aí sim encontrar a loja. 🙂
Ah, um detalhe importante para nós, brasileiros: um dos donos já morou em Floripa e fala um português quase fluente. Melhor, impossível! No meio dessa conversa em português, ainda surgiu um casal de brasileiros super simpáticos que estava visitando a região. Foto com os novos amigos Marise e Rodrigo. 🙂
Na sequência, exploramos mais um pouco do vilarejo. Dentro do centro histórico, é aconselhável ir a pé, empurrando as bikes, pois o movimento de pessoas é grande e as ruazinhas de pedra não são das mais adequadas para pedalar.
Voltando para Colmar
Na volta pegamos outro caminho, saindo pelo norte de Eguisheim e passando por mais estradinhas e bairros bucólicos até chegar novamente a Colmar. Dessa vez, chegamos por um lado da cidade que ainda não conhecíamos, passando pela Gare Sud (a estação de trem), prefeitura, Champ de Mars e Place Rapp.
Resumo do passeio de bicicleta em Colmar e Eguisheim
As bicicletas da Alsa Cyclo Tours estavam em excelente estado de conservação, e os preços para o aluguel podem ser consultados diretamente pelo site (variam de acordo com o modelo de bicicleta e o tempo de duração, e começam a partir de 5 euros).
Para fazer o trajeto como um todo levamos cerca de 2h30/3h00. O percurso que fizemos realmente é de nível fácil/intermediário – mesmo nós que não somos ciclistas profissionais conseguimos percorrer tudo sem problemas. Nos poucos trechos de subida, o motor da bike elétrica faz a diferença e compensa. 🙂 Com o auxílio do GPS é quase impossível se perder, e o caminho é bem sinalizado e seguro (encontramos poucos carros ao longo de todo o trajeto).
Vou correr o risco de me repetir, mas de novo: andar de bicicleta em Colmar é arredores é uma experiência única, indescritível e imperdível. Se tiver qualquer tempinho sobrando na programação, não deixe de experimentar. O perigo é você gostar tanto e querer voltar, como é o nosso caso. Não vejo a hora de voltar a Colmar e fazer um percurso mais longo de bike, explorando mais cidades e vilarejos da rota dos vinhos da Alsácia. 🙂
Alsa Cyclo Tours
http://www.alsacyclotours.alsace/
Endereço: 6 Rue du Rempart S, 68420 Eguisheim, França
Telefone: +33 7 86 38 80 12
Onde ficar em Colmar?
Nossa dica pessoal de um local incrível para se hospedar no coração da cidade de Colmar é a Maison Martin JUND – Chez Cécile, Myriam et Martin, um aconchegante “chambre d’hôte” (o equivalente francês do bed and breakfast). A casa histórica de estilo alsaciano pertence a uma família de produtores de vinhos do centro de Colmar! O local dispõe de quartos confortáveis e café da manhã com produtos locais, com preços inferiores aos hotéis da região. O que faz toda a diferença é forma acolhedora como a Cécile e sua família recebem cada hóspede. Gostamos tanto da hospedagem que a “Casa da Cécile” (Chez Cécile) já virou também a nossa casa em Colmar. 🙂
+ Leia mais: Maison Martin Jund – Chez Cécile, Myriam et Martin
Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e faça sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Colmar.
Mais atividades em Colmar
Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Aluguel de carro em Colmar e na Alsácia
A nossa dica para quem pretende alugar carro em Colmar ou em outra cidade da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂
Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!
[…] pelos arredores de Colmar. Se você curte esse tipo de passeio, a dica é entrar em contato com a Alsa Cyclo Tour, empresa especializada em aluguel de bicicletas na região. Baseado no roteiro que nós pensávamos […]
Olá, ótimas dicas! Gostaria de tirar uma dúvida, no texto você menciona em passear pela cidade empurrando a bicicleta. Gostaria de saber se observaram se teriam lugar para deixar a bicicleta, estacionada e fazer o trajeto a pé? Obrigada pelas dicas!!!!
Olá Giuliana, normalmente tem aqueles bicicletários de rua, mas não sei como funciona com relação ao cadeado/ tranca. Imagino que seja possível solicitar no momento do aluguel da bicicleta — não deve encarecer muito a locação.