Em nossa viagem por Lyon, era evidente que não poderíamos deixar de conhecer (e experimentar) uma das “marcas registradas” da cidade: um autêntico Bouchon. Lyon é famosa por sua gastronomia super autêntica, e ‘bouchon‘ é o nome dado aos restaurantes clássicos e tradicionais, de comida tipicamente lionesa. Ir a Lyon e não comer em um bouchon é praticamente como não ir a Lyon. E entre todos os bouchons de Lyon, um dos mais conhecidos e tradicionais é o Bouchon Les Lyonnais, localizado no tradicional bairro de Vieux Lyon.
Bouchon Les Lyonnais
Localizado em uma esquina típica do principal bairro do centro histórico de Lyon, o Bouchon Les Lyonnais é um clássico desde a sua fachada. Daqueles lugares que atraem turistas mas principalmente público local, famílias em busca de uma refeição típica, farta e afetiva. Nossa vontade de finalmente experimentar a comida de um ‘bouchon’ era tamanha que acabamos chegando bem cedo, por volta de meio-dia, quando o restaurante ainda estava abrindo. Mas foi bom que deu pra fazer umas fotos da fachada e das mesas ainda vazias – certamente uma raridade em se tratando do Les Lyonnais.
Da mesma forma, conseguimos escolher uma mesa com toda a tranquilidade, conversar um pouco com os garçons e sentir a atmosfera do lugar. Optamos por sentar em uma mesa do ambiente interno, já que na área externa estava muito calor – apesar de parecer muito agradável.
Enquanto o restaurante ia ficando mais cheio, observávamos o clima de amizade e descontração entre os atendentes e os clientes que iam chegando. Parecia que os garçons conheciam quase todos de longa data. Mas mesmo nós, turistas, percebíamos a descontração e o clima de informalidade que faziam com que nos sentíssemos bem à vontade. Em poucos minutos após a nossa chegada, o restaurante já estava assim: lotado.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Lyon: roteiro de 2 dias
– Onde se hospedar em Lyon: hotel Mercure Centre Plaza
– Onde comer em Lyon – dicas dos melhores restaurantes, cafés e bouchons na capital da gastronomia
– Lyon City Card: o cartão de descontos em museus e atrações de Lyon
O que pedir no Les Lyonnais
Mal sentamos à mesa escolhida e os atendentes já nos trouxeram uma cesta de pães cortesia da casa (costume comum nos restaurantes franceses). Mas nesse restaurante também veio um tira-gosto da casa: ‘Grattons’, ou para os íntimos, o bom e velho torresmo, mais ou menos como a versão brasileira. Já aproveitamos pra pedir também uma garrafa de água da casa (carafe d’eau) que é de graça em todos os restaurantes por conta de uma lei francesa.
No horário de almoço o Bouchon Les Lyonnais funciona com aqueles menus de preço de fixo bem tradicionais na Europa, seguindo a fórmula clássica: “entrada + prato principal + sobremesa”. O que a gente escolheu era o de 24,70€ por pessoa, mas tinha outras opções mais baratas ou mais caras.
Cada uma dessas ‘etapas’ oferece opções bem típicas de Lyon à escolha do cliente. Além dos menus, o restaurante também trabalha com pratos ‘à la carte’. Você pode conferir todas as opções e valores no site oficial (link no final do post).
Entradas
Como de praxe, pedimos sugestões ao nosso garçom, explicando que gostaríamos de experimentar coisas bem locais e típicas da cidade. Assim, o Guto ficou com o “Gâteau De Foie De Volaille Maison Et Son Coulis De Tomates”, uma espécie de torta/empadão recheada com patê de fígado de galinha d’angola feito na casa, acompanhado de molho de tomate. Para a outra entrada, pedimos uma “Salade Lyonnaise” (Croûtons, Lardons Coupés Maison, Oeufs Pochés), isto é, uma salada ao estilo de Lyon, com alface, croutons, bacon e um belo ovo pochet que fez inveja no Guto. 🙂
Em termos de sabor, as duas entradas estavam ótimas, mas o Guto achou o molho de tomate um pouco morno (talvez o único pecado em toda a experiência no Les Lyonnais). De qualquer forma, como a gente nunca tinha experimentado e não sabe dizer se é assim mesmo que é servido, não dava nem pra pedir pra dar uma esquentadinha. 🙂
Pratos principais
Já para os pratos principais, o garçom sugeriu outras duas especialidades da casa. Assim, o Guto escolheu a polêmica ‘Andouillette Artisanale, Moutarde A L’Ancienne’. Já adianto que este prato é só para os “fortes”: andouillette nada mais é do que uma espécie de linguiça bem condimentada, feita de carne e partes não tão nobres do porco como tripas e outras entranhas, servida ao molho de mostarda em grãos. Em geral, as pessoas relatam que esse é um prato de sabor e aroma fortes, bem característicos. Mas apesar de inusitado, ele gostou muito do prato.
Eu experimentei e achei bom, mas não consegui comer muito porque ficava pensando nas partes do porco das quais era feito. 🙂 Na verdade tenho que ser honesta, o gosto em si era bom, mas a aparência do recheio da linguiça é que é meio diferente do que estamos acostumados. Em compensação, o que era aquele molho de mostarda? Meu Deus, era de comer de colheradas, direto da tigela, de tão bom. Aliás, o Guto falou exatamente isso pro garçom, que deu uma risada e completou “eu não disse?” 🙂
Já o meu prato foi o ‘Magret de Canard Rôti au Miel’, uma porção generosa de peito de pato assado ao molho de mel com cogumelos e batatas de acompanhamento. Nem preciso falar que estava excelente porque isso já dá pra imaginar só de ver a foto, né? Estava uma delícia mesmo!
Sobremesas
Aí vem a hora da sobremesa! Seguimos o mesmo critério das especialidades da casa que fossem típicas da culinária de Lyon. Eis que pedimos a ‘Tarte Aux Pralines Maison Dans La Tradition’ – torta de praliné tradicional da casa; e o ‘Ile Flottante Maison’ – Ilha Flutuante feita na casa, isto é, um doce parecido com o que aqui no Brasil conhecemos como ovos nevados. A apresentação lembra uma ilha que flutua sobre a água. A ilha no caso é um “bolinho” preparado com as claras do ovo, que flutua sobre um creme de gemas, açúcar e baunilha. Super leve e saborosa, como dá pra imaginar pela foto. As duas foram ótimas escolhas para encerrar nossa refeição junto com um café expresso.
Avaliação Final: Bouchon Les Lyonnais
No tradicional e histórico bairro de Vieux Lyon (velha Lion), o Les Lyonnais é uma excelente opção de restaurante para conhecer os típicos Bouchons e experimentar a culinária tradicional da cidade. Bem localizado e de fácil acesso, o restaurante ainda conta com um ótimo atendimento e preços bem justos. Vale a pena conferir, pois não dá nem pra dizer que esteve em Lyon se não tiver experimentado algumas das “iguarias” servidas nos autênticos bouchons da cidade. 🙂
Bouchon Les Lyonnais
Endereço: 19 Rue de la Bombarde, 69005 Lyon, França
restaurant-lyonnais.com/home
facebook.com/restaurantleslyonnais/
Leia também: Onde comer em Lyon – dicas dos melhores restaurantes, cafés e bouchons na capital da gastronomia
Já reservou seu hotel em Lyon?
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Lyon?
Reserve agora passeios e atrações em Lyon
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.
[…] Onde experimentar: A melhor que experimentamos foi num típico bouchon de Lyon, o Les Lyonnais. […]