O Arco do Triunfo é sem dúvidas um dos mais icônicos monumentos de Paris e talvez do mundo. Construído a mando de Napoleão Bonaparte como uma homenagem à glória de seu exército, esse símbolo da cidade foi inaugurado no ano de 1836 e até hoje encanta não somente aos parisienses como também às centenas de milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos.
Cerca de 2 milhões de pessoas visitam o Arco do Triunfo todos os anos — e isso considerando somente quem paga para de fato entrar no arco, fora a multidão de pessoas que vai somente para tirar fotos em seu exterior. Esses números garantem ao Arco do Triunfo uma posição no top 10 dos monumentos mais visitados da cidade de Paris. Todo esse interesse se justifica: com seus 50 metros de altura e 22 metros de largura, o Arco do Triunfo tem toda a sua superfície preenchida por esculturas, inscrições em baixo relevo e outros elementos que retratam cenas de batalhas e rendem homenagens ao exército francês. Para quem faz toda a visita, a subida até o terraço é premiada com uma vista panorâmica única da cidade de Paris.
Ok, mas todas essas informações básicas poderiam ser encontradas em diversos outros sites, incluindo o site oficial do Arco do Triunfo. Mas e a visita em si? Vale a pena visitar o Arco do Triunfo ou dá pra se contentar com as fotos do lado de fora? Como é a visita ao Arco do Triunfo?
Para ajudar na resposta a essas e a outras perguntas, a gente fez esse post contando com detalhes como foi a nossa visita ao Arco do Triunfo em Paris.
Leia também:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis
Como chegar ao Arco do Triunfo?
No dia da visita nós estávamos hospedados bem pertinho do Arco do Triunfo, no hotel West End, então fomos e voltamos caminhando. 🙂 Mas para quem não estiver tão pertinho, o meio de transporte mais recomendável é sempre o metrô (linhas 1,2 e 6). Como o Arco fica bem no centro da Place de l’ Étoile de onde partem 12 grandes avenidas de Paris, ir de ônibus, bike ou carro também não será um problema (só para estacionar, no caso do carro).
Uma outra forma um pouco mais “alternativa” de chegar ao Arco do Triunfo é utilizando os ônibus de turismo, como o Big Bus Paris, que tem um ponto bem pertinho do Arco.
Como comprar o ingresso do Arco do Triunfo?
É possível comprar o ingresso no dia da visita, mas você irá pegar muita fila, SEMPRE. Pra que perder tempo se você pode comprar tudo online, ainda do Brasil, pelo mesmo preço, não acha?
O preço da Tarifa cheia para a visita ao Arco do Triunfo custa a partir de 13€ por pessoa.
Tarifas reduzidas (profissionais de turismo, jovens de 18 a 25 anos (exceto europeus) e professores estrangeiros) – 11€
O melhor site para compra de ingressos e passeios turísticos é o Get Your Guide, uma das líderes mundiais em venda de passeios turísticos. Eles oferecem duas opções muito interessantes:
1) Paris: Entrada Sem Fila Terraço do Arco do Triunfo
Esse é o ingresso comum, onde você faz toda a visita ao Arco do Triunfo e não perde tempo com fila de compra. Basta chegar e apresentar o seu ingresso eletrônico.
+ Compre agora: Paris: Entrada Sem Fila Terraço do Arco do Triunfo
2) Entrada do Arco do Triunfo com cruzeiro no Sena
Essa é a opção que inclui a entrada no Arco do Triunfo e ainda um passeio de barco pelo rio Sena.
+ Compre agora: Entrada do Arco do Triunfo com Cruzeiro no Sena
Para quem tem o Paris Museum Pass, a entrada ao Arco do Triunfo é liberada e sem filas (basta apresentar o seu passe).
Quando visitar o Arco do Triunfo?
O Arco do Triunfo é uma das atrações mais “fáceis” de visitar, já que fica aberto praticamente todos os dias do ano, com exceção de: 1 de janeiro (ano novo), 1 de maio (dia do trabalho), 8 de maio pela manhã, 14 de julho pela manhã, 11 de novembro pela manhã e 25 de dezembro (Natal). Finais de semana e feriados tendem a ser dias mais concorridos.
Em geral, recomenda-se fazer a visita ao Arco do Triunfo em dias de tempo limpo, sem muitas nuvens. Um dos momentos mais concorridos é próximo ao horário do pôr do sol, quando provavelmente você encontrará filas maiores e mais gente lá em cima. Particularmente eu acho que o ideal é subir ate o topo do monumento ainda de dia e deixar para assistir ao pôr do sol de baixo, em terra firme. É nesse momento que as fotos do Arco do Triunfo ficam mais encantadoras. Mas aí é do gosto de cada um. 🙂
Os horários de visitação também são super flexíveis, e fica aberto praticamente o dia inteiro, de manhã até a noite, com pequenas variações de acordo com a época do ano:
– De 1 de outubro até 31 de março: Aberto todos os dias das 10h00 as 22h30
– De 1 de abril até 30 de setembro: Aberto todos os dias das 10h00 as 23h00
* Consulte o site oficial para horários atualizados
Início da visita ao Arco do Triunfo
A primeira dúvida de 10 entre 10 pessoas que querem fazer a visita ao Arco do Triunfo, por mais estúpida que possa parecer, é: como eu faço para atravessar esse monte de avenidas movimentadas e chegar até ele? Isso porque o Arco fica situado bem no centro da Praça Charles de Gaulle (conhecida como ‘Étoile’ pelo seu formato em estrela, com um centro de onde partem 12 avenidas de maneira simétrica).
Então, atravessar as avenidas não é uma possibilidade! Elas estão sempre movimentadas, abarrotadas de carros, motos, ônibus e bike que não vão te dar trégua. A dica é sempre utilizar as passagens subterrâneas até o Arco. Se você não encontrar, é só perguntar que certamente vão saber indicar aonde fica. 😉
No final dessa passagem é onde fica o guichê de informações, compra de ingressos e entrada para a visita. Quando fomos, havia uma fila pequena (coisa de 5 ou 6 pessoas na frente), e não levou nem 2 minutos para conseguirmos entrar. Na sequência, você sobre umas escadinhas e já sai quase embaixo do Arco. Principalmente para quem vai pela primeira vez, esse já é um primeiro momento bem impactante. 🙂
Subindo os 284 degraus até o topo do Arco do Triunfo
Nesse momento você precisa passar pela revista da equipe de segurança. Esse procedimento é padrão em todos os pontos turísticos e em muitas lojas de Paris. Vão te pedir para abrir a bolsa ou mochila, passar por um detector de metais, e em poucos minutos você está liberado.
Após a revista, você entrega os ingressos para um funcionário do monumento e inicia a parte mais “dolorosa” e temida de toda a visita: a subida pelos 284 intermináveis degraus que te levam ao terraço do Arco do Triunfo.
Eu não sei se são 284 degraus mesmo (não me dei ao trabalho de contar), mas é degrau pra caramba! E como a escada é em caracol, recomenda-se cautela para quem tem problemas de claustrofobia ou está em má forma física. Opinião bem sincera: a gente subiu sem problemas, numa tacada só. Cansa, mas não é nada de outro mundo. Até existe a opção de subir de elevador, mas não sabemos detalhes de como funciona (a prioridade é para quem manifesta algum problema de locomoção). Mas eu particularmente acho que, para quem tem condições, subir a longa escadaria é parte fundamental de toda a experiência. Rsrs
Quando você finalmente chega ao topo, há um salão onde ficam os banheiros, a lojinha oficial e algumas poucas esculturas e inscrições que contam um pouco mais da história do monumento. Alguns chamam de “pequeno museu” mas nem sei se chega a tanto. A partir desse salão, você tem acesso ao terraço, utilizando… adivinha? Escadas! Sim, tem mais um pequeno lance de escadas que eu não sei se já consta nesses 284 degraus ou se é um “extra” da visita. 🙂
É no terraço que os visitantes ficam concentrados por mais tempo, na parte mais interessante de toda a visita, que é justamente a vista única e privilegiada da cidade. Somente de cima do Arco do Triunfo você vai conseguir ver todas as 12 avenidas partindo de maneira tão simétrica, e tirar fotos como essas:
Nós subimos mais ou menos 1 hora antes do pôr do sol, em um dia de verão meio nublado, mas que permitia uma boa visão de toda a cidade. Ficamos mais ou menos de 15 a 20 minutos admirando a vista, tirando algumas fotos e depois descemos novamente as escadas para encerrar a visita. Na saída, ainda aproveitamos que estávamos bem pertinho do Arco do Triunfo para tirar mais algumas fotos de detalhes.
Pôr do sol aos pés do Arco do Triunfo
Aproveitamos o final da visita para fazer uma das atividades favoritas de todo turista em Paris: tirar fotos com o Arco do Triunfo ao fundo. 🙂 Essa parte poderia ter sido feita antes da visita, depois da visita (como no nosso caso) ou até em um outro dia completamente diferente, vai depender do roteiro de cada um. A gente preferiu aproveitar o sol se pondo atrás do arco para tirar muitas fotos.
Avaliação Final: vale a pena visitar o Arco do Triunfo em Paris?
A escadaria de 284 degraus em caracol costuma afugentar alguns turistas, mas eu colocaria a visita ao Arco do Triunfo como obrigatória (principalmente na primeira vez que você visita a cidade). No total, a visita costuma levar entre 1h e 2h (contando o tempo das fotos do lado de fora do monumento), e a escadaria no mínimo vai virar história pra contar. 🙂
A vista, se não for A mais bonita de Paris, é super emblemática e única, justificando o esforço e o investimento. E para quem já estiver com o Paris Museum Pass ou outros passes similares, a visita sai sem custos. Imperdível!
Confira o vídeo com alguns momentos da nossa visita 🙂
Arc de triomphe – Arco do Triunfo
Place Charles de Gaulle
75008 Paris
Tél. : 33 / (0)1 55 37 73 77
Fax : 33 / (0)1 44 95 02 13
@arcdetriomphe
* Agradecemos ao Centre des Monuments Nationaux por nos fornecer os ingressos para a visita.
Hotéis em Paris: onde se hospedar na capital francesa
Se você ainda não decidiu onde ficar em Paris, confere essas dicas dos melhores hotéis onde já ficamos hospedados em nossas viagens por Paris:
– Britannique – Chavanel – Déclic Hotel – Le Marianne – Le Narcisse Blanc | – Le Pavillon des Lettres – Le Relais Saint Germain – Paris Bastille Boutet MGallery by Sofitel – West End |
Leia também o nosso artigo completo com dicas dos melhores bairros onde se hospedar em Paris:
Onde se hospedar em Paris: Dicas de hotéis e das melhores regiões para ficar em Paris
E na hora de reservar seu hotel em Paris, não deixe de fazer pelo Booking, o maior e mais confiável site de hospedagem em todo o mundo!
Booking.com Booking.comSe preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.
+ Pesquisar hotéis com desconto na Hoteis.com
Ônibus de turismo em Paris: Big Bus Tours
A Big Bus Tours Paris é a maior operadora de ônibus hop-on hop-off em Paris. Adquira o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris para ter 10% de desconto no valor! Os bilhetes comprados online podem ser utilizados dentro de 6 meses após a data da compra.
+ Compre agora seu ticket para o Big Bus Tours Paris
Atividades em Paris
Essas são as principais atividades que recomendamos em Paris e nos arredores da cidade:
Arco do Triunfo Giverny e Jardins de Monet Museu do Louvre (em breve) Musée D’Orsay (em breve) | Palácio de Versalhes Paris Museum Pass Sainte Chapelle Tour Eiffel (em breve) |
Para essas e outras atividades em Paris, utilize a Get Your Guide para fazer sua compra antecipada com total segurança:
Free Tours em Paris: opções de tour guiado e gratuito na cidade
Confira a seguir algumas opções de tour guiado e gratuito em Paris. Basta escolher o free tour desejado e fazer a reserva pelos links abaixo:
- Free tour por Paris
- Free tour por Montmartre
- Free tour pelos arredores da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo
- Free tour de mistérios e lendas de Paris
- Free tour pelo Quartier Latin
- Free tour pelas Passagens Cobertas de Paris + Palácio Real
- Free tour pelo Museu do Perfume
Seguro viagem na França
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, a gente recomenda utilizar o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:
E a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo! Basta clicar aqui ou no banner e utilizar o cupom.
Viaje de Trem pela França
Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela França? Dá uma olhada no Eurail France Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a França!
+ Consulte preços de passagens e passes de trem na França com a Eurail
Aluguel de carro na França
Para quem prefere viajar de carro pela França, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!
[…] sequência, descemos na parada 8 para tirar mais algumas fotos no icônico Arco do Triunfo. Em cerca de 20 minutos, embarcamos novamente no ônibus seguinte e seguimos pelo circuito da rota […]