Se você é apaixonado por culinária e procura uma experiência autêntica de alta gastronomia em Barcelona, então não pode perder a oportunidade de conhecer o Saó BCN, comandado pelo renomado Chef Juanen Benavent. Já anota aí a dica para incluir no seu roteiro um almoço no Restaurant Saó, localizado na zona alta de Barcelona, pertinho do Park Güell!
O nome sugestivo, que significa “maturação”, dá uma ideia do cuidado com a qualidade dos ingredientes usados por lá, em uma autêntica cozinha de autor. O Chef valenciano Juanen Benavent é o mestre por trás da cozinha, criando pratos tradicionais sofisticados e ao mesmo tempo simples, com forte influência francesa, graças aos quatro anos que passou trabalhando no restaurante estrelado Goust em Paris. Não à toa, o Saó já está entre os restaurantes recomendados pelos Guia Michelin em Barcelona.
Assim, ao decidir abrir seu próprio restaurante em uma cidade de gastronomia efervescente como Barcelona, nasceu o Saó BCN, onde Juanen Benavent continua a explorar sua criatividade culinária de maneira única, oferecendo pratos incríveis em um ambiente elegante e acolhedor.
Aquilo que os críticos gastronômicos dos grandes veículos falam em seus reviews nós fomos lá e atestamos: o Chef Juanen tem um talento único para combinar produtos incríveis e transformá-los em pratos de sabor excepcional. E como ele faz isso? Mantendo uma ligação direta com pequenos produtores locais, o que permite que ele obtenha os melhores ingredientes para suas criações culinárias.
O que pedir no Restaurant Saó BCN | Onde comer em Barcelona
O cardápio do Restaurant Saó BCN oferece três menus degustação diferentes – Llavor, Guerminat e Arrels. São opções que atendem todos os gostos, apetites e bolsos. Embora com diferentes sequências e quantidades de etapas, todos esses são menus de passos com pratos preparados a base de ingredientes sazonais de origem local, o que garante sabores incríveis e uma experiência única. E podem ser pareados com uma seleção de vinhos especialmente escolhidos pela equipe para harmonizar adequadamente com cada prato do menu, o que enriquece ainda mais a experiência.
A “abertura dos trabalhos” foi com uma Cava Brut Nature artesanal de 36 meses, da bodega Duran Galan. Uma espumante espanhola de sabor marcante e perfeita para harmonizar com os passos iniciais do nosso almoço.
Falando nisso, o menu que experimentamos nesse almoço foi o Guerminat que é composto por 6 aperitivos, 2 entradas, 1 principal de peixe, 1 principal de carne, 1 pré-sobremesa e 1 sobremesa totalizando 12 pratos, além dos petits fours no final. Para apresentar a vocês como foi a nossa experiência, os passos estão agrupados de acordo com o vinho harmonizado, em uma sequência de fotos numeradas e os respectivos nomes dos pratos.
- Cava Tempus Aurum, bodega Duran Galan, que é equilibrada, muito fresca e ao mesmo tempo complexa. É envelhecida por cerca de 32 meses, tendo entrada agradável, bolha fina e textura suave, com notas de fruta madura, sobre fundo de frutos secos.
- Crujiente de arroz negro, con huevas de salmon, yuzu y ajoaceite [Arroz negro crocante, com ovas de salmão, yuzu e azeite de alho] e Coca de panceta y cebolla al romero [Coca (espécie de pão achatado) de bacon, alecrim e cebola al romero]
- Huevo saó, espuma de maiz con kikos y cilantro [Ovo Saó, espuma de milho com kikos e coentro]
- Sardina ahumada, salsa cacahuete, cebolla encurtida, wantan frito y kiwi. [Sardinha defumada, molho de amendoim, picles de cebola, wonton frito e kiwi.]
- Crema catalana de berenjena y foie [Creme catalão de berinjela e foie]
- Buñuelo de boletus [bolinhos de cogumelos]
- Pan de masa madre de trigo y centeno de masa semintegral y mantequilla salada a la brasa. [Pão de massa madre de trigo e centeio com massa semi-integral e manteiga salgada na brasa]
Essa foi sequência de aperitivos, onde destacamos a criatividade do ovo e do creme catalão de berinjela, as texturas dos biscoitos crocantes e a maciez do pão, além dos sabores, em especial da sardinha defumada e do bolinho de cogumelo.
Logo depois, foi a vez dos pratos de entrada e de proteína leve com aves e peixes, além de delícias sazonais, com verduras e hortaliças da estação como as alcachofras que vem diretamente da horta dos produtores locais. Essa sequência foi pareada com um excelente vinho branco com selo de denominação origem – DO Catalunya.
- Plana d’en Fonoll blanco DO Catalunya: um vinho seco, leve, aromático e frutado, com predominância da Moscatel, uma das castas mais antigas e perfumadas da viticultura mediterrânica acompanhada de outra variedade.
- Codorniz escabechada con tabule y ensalada de temporada. [Codorna em conserva com tabule e salada da estação]
- Gyozas de alcachofa del prat, con pipas de girasol, veloute de alcachofa y yema curada. [Guioza de alcachofra do prado, com sementes de girassol, veloute de alcachofra e gema curada]
- Nuestra version de merluza a la romana, acompañada de holandesa de piparras. [A nossa versão de pescada romana, acompanhada de piparra holandesa]
Aqui o destaque vai para o sabor incrível que o Chef consegue apresentar nos três pratos com a junção perfeita dos ingredientes. E que delícia que é a merluza com esse creminho holandês. Também merece um salve a textura perfeita da guioza de alcachofra e a maciez da merluza que desmanchava na boca.
Para fechar os passos antes da sobremesa, um prato de cordeiro pareado com um vinho tinto com passagem por barrica de carvalho da Denominação de Origem espanhola – D.O. Terra Alta. Ele harmonizou perfeitamente com o prato de cordeiro, um dos clássicos do Chef Juanen.
- LaFou Celler El Sender, Terra Alta: vinho tinto seco, bastante equilibrado e com boa complexidade de aromas como amoras, flores secas e notas balsâmicas. Com passagem de 6 meses por barrica de carvalho francês, esse tinto delicioso é produzido com as castas Grenache, Syrah and Morenillo.
- Cordero cocido a baja temperatura, al aroma de comino, habas a la catalana y pampadum frito. [Cordeiro cozido a baixa temperatura, aromatizado com cominho, favas à Catalunha e pampadum frito]
- Sorbete de pepino espa de manzana y oxalis. [Sorbet de Pepino com Maçã e Oxalis]
O prato de cordeiro realmente é um espetáculo. A textura da carne cozida a baixa temperatura combinada com o crocante do biscoitinho e a maciez na medida das favas combina perfeitamente. Na foto, a apresentação esconde um pouco as camadas do prato, mas ao vivo, a proposta criativa faz a gente ir descobrindo literalmente os ingredientes. E fechar os passos salgados com esse sorbet de sabor neutro foi uma surpresa muito positiva. Veio como um balsamo para preparar o nosso paladar para os doces que chegariam na sequência.
A sequência final desse nosso almoço fantástico no Saó BCN partiu de um excelente vinho de sobremesa, oriundo também de umas das regiões vinícolas da Espanha. Ele harmonizou perfeitamente com o sorvete de morangos.
- Vegamar Moscatel Oro de Alejandria: um vinho doce naturalmente produzido a partir da variedade de uva moscatell d’Alexandria, que tem colheita tardia favorecendo o seu amadurecimento ainda na vinha até que atinja a concentração ideal de açúcares. O resultado é um vinho de sabor doce intenso que traz a memória da fruta madura que tem um final em boca saboroso e longo.
- Fresas con espuma de limon, ganage de albahaca y sorbete de fresas. [Morangos com espuma de limão, ganache de manjericão e sorvete de morango]
- Galletas de anis, magdalenas de xocolate y lionesa rellena de crema de vainilla. [Biscoitos de anis, muffins de chocolate e Lyonnaise recheados com creme de baunilha]
O destaque dessa sequência final vai para essa mistura equilibrada, com a base forte de sabores cítricos e uma proposta de colocar a doçura no prato de maneira sóbria. Afinal, o vinho que harmonizou já trouxe o sabor doce intenso à experiência. E para arrematar, um café expresso acompanhado do baú com gavetinhas repleto de petit fours, os famosos biscoitinhos e mini bolinhos caseiros deliciosos.
Sem dúvida, nós fomos surpreendidos pela experiência única da cozinha do Chef Juanen Benavent. Ele demonstra com o seu Saó a “maturação”, não apenas dos produtos de qualidade que utiliza, mas também a maturidade e a criatividade de trabalhar apresentação, texturas e sabores locais. O passeio gastronômico reserva momentos de simplicidade e ao mesmo tempo de sofisticação. Seja na proposta do uso do ingrediente ou da técnica culinária, conduzindo a gente por uma experiência de descobertas fabulosas, mas que remetem aquela comida afetiva que tanto nutre a nossa felicidade.
Restaurant Saó BCN
Endereço: Carrer de Cesare Cantú, 2, 08023 Barcelona, Espanha. Aberto para almoço de terça a sábado, das 13h30 às 17h. Para o jantar, aberto as quintas, sextas e sábados, das 20h às 24h.
Contato para reservas: pelo site saobcn.com ou pelo e-mail: [email protected]
Preço: $$-$$$$$, uma variação grande, pois compreende o valor das 3 opções de menus e a possibilidade de harmonizar com vinhos selecionados, podendo ficar a refeição desde 28€ até +70€. Consulte os valores atualizados no site saobcn.com/la-carta.
Onde se hospedar em Barcelona
Se você ainda não decidiu onde ficar em Barcelona, confira essas dicas dos melhores hotéis onde já ficamos hospedados em nossas viagens pela capital cosmopolita da Catalunha:
4 estrelas – Hotel Evenia Rosselló | 5 estrelas – Ocean Drive Barcelona |
– Onde ficar em Barcelona: dicas de hotéis e melhores bairros para se hospedar em Barcelona (em breve)
Na hora de reservar seu hotel em Barcelona, não deixe de fazer pelo Booking, o maior e mais confiável site de hospedagem em todo o mundo!
Booking.com+ Pesquisar hotéis em Barcelona na Booking.com
Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.
+ Pesquisar hotéis com desconto na Hoteis.com
Ônibus de turismo em Barcelona
O Barcelona Bus Turístic é o ônibus de turismo oficial de Barcelona. Confira os valores e garanta agora mesmo o seu ticket para conhecer as principais atrações com o ônibus hop-on hop-off de Barcelona.
+ Compre agora seu ticket para o Barcelona Bus Turístic
Passeios e atrações em Barcelona
Compre com antecedência as entradas para as principais atividades em Barcelona! Recomendamos utilizar a Get Your Guide para fazer sua compra antecipada com total segurança:
Free Tours em Barcelona: tour guiado e gratuito na cidade
Confira a seguir algumas opções de tours guiados ou gratuitos em Barcelona:
Seguro viagem na Espanha
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Espanha e por toda a Europa. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, a gente recomenda utilizar o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:
Viaje de trem pela Espanha
Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela Espanha? Dá uma olhada no Eurail Spain Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a Espanha!
+ Consulte preços de passagens e passes de trem na Espanha com a Eurail
Aluguel de carro na Espanha
Para quem prefere viajar de carro pela Espanha, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!
Chip de viagem internacional
Em nossa viagem pela Espanha, utilizamos o chip internacional da Casa do Chip, e a experiência foi a melhor possível! Eles tem planos de chip internacional para usar na Europa a partir de US$ 18,00, com internet ilimitada (franquia de 1Gb em alta velocidade renovada diariamente) e cobertura em mais de 20 países.