Em nossa primeira viagem pela linda Colmar, logo após deixar nossas malas na Maison Jund – Chez Cécile et Myriam, fomos direto aproveitar o dia de calor e céu azul para explorar a cidade. Próximo ao horário de almoço, o dia ensolarado de verão pedia um restaurante aberto, animado, com mesas na área externa e comida com bom custo-benefício. Foi então que encontramos o simpático Bistrot des Lavandières e percebemos que era exatamente o que estávamos buscando para o nosso primeiro almoço em Colmar.
Bistrot des Lavandières
O restaurante fica na Rue Saint-Jean, em frente à praça que abriga a ‘La Fountaine Roesselmann’ (fonte Roesselmann), no centro histórico de Colmar. Essa é uma região muito agradável, cercada de casinhas com suas fachadas em enxaimel ao melhor estilo alsaciano.
O prédio onde fica o restaurante é bastante antigo e a fachada já entrega a seu lado histórico. Mas em um dia de verão, o que torna o bistrô ainda mais convidativo é a possibilidade de almoçar na área externa do restaurante, com toda a vista da praça e do vai-e-vem dos turistas e transeuntes em geral. Nessa época do ano, a parte interna (que é bastante ampla) acaba ficando vazia e o povo se concentra mesmo é nas mesas ao ar livre.
Normalmente um “Bistrô” é um local simples e intimista, seja na decoração ou no serviço. É o tipo de local que prioriza a boa experiência do cliente, proporcionando uma atmosfera aconchegante. Na maioria das vezes, os bistrôs tem ambiente familiar e são administrados por uma família. Em relação à proposta gastronômica, a cozinha francesa tradicional costuma dominar os cardápios. Se esse é o tipo de experiência que você procura, o Bistrot des Lavandières é um legítimo representante dos bistrôs e deve entrar na sua lista de onde comer em Colmar.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Colmar?
– Onde se hospedar em Colmar: Chez Cécile et Myriam
– Onde comer em Colmar
O que pedir no Bistrot des Lavandières?
Logo que chegamos, o garçom trouxe os menus em francês e também em inglês. Na sequência, a maître Florence di Foggia veio até a mesa nos cumprimentar e, super atenciosa, fez algumas recomendações do que pedir, além de nos indicar o drink aperitivo da casa – sugestão que aceitamos prontamente. 🙂
Um parágrafo rápido: em 2015, a Florence adquiriu a casa onde atualmente funciona o Bistrot des Lavandières e trabalhou pessoalmente em todo o processo de restauração. Ela e seu restaurante inclusive receberam um título da ‘Association Française des Maîtres Restaurateurs’. Este “selo” garante uma série de especificações técnicas ao local, como profissionalismo e qualificações do Chef, boa higiene, rastreabilidade e sazonalidade dos produtos e uma cozinha autêntica. Todos os ingredientes utilizados nos pratos do cardápio são de ótima procedência, vindos diretamente de produtores locais.
Com tudo isso, é evidente que aceitamos a dica do aperitivo da casa, o colorido e refrescante piscine de cremant et liqueur de cerise noire d’Alsace. Esse foi só o início da nossa jornada de descobertas no Bistrot des Lavandières.
No horário de almoço, o restaurante oferece diferente fórmulas à partir de 22,90€. Além disso, há pratos à la carte e também uma tabela de sugestões do dia, que obviamente variam de acordo com os ingredientes frescos à disposição. Nós optamos pelos menus completos que dão direito à entrada, prato principal e sobremesa (26,90€).
Entradas
Para as entradas, nada mais francês do que iniciar a refeição com um clássico: escargots na manteiga de ervas!
Essa foi inclusive a primeira vez que experimentamos iguaria e você pode ver a reação no vídeo abaixo.
Para quem nunca experimentou, o que dá pra dizer é que, ignorando o fato de serem lesmas (ou seja, tirando o aspecto psicológico), a consistência lembra a de um fruto do mar, como mexilhões, por exemplo. E o gosto mais pronunciado é da própria manteiga de ervas. Vale a pena experimentar, de verdade! Não dá para dizer que virou nossa comida predileta na França, mas é bem saboroso e repetimos a dose inúmeras vezes ao longo dessa e de outras viagens. 🙂
Ah, de entrada teve ainda uma salada com queijo de cabra orgânico da Alsácia. Mas a graça é contar do escargot, né? 🙂
Pratos principais
Para os pratos principais, a velha tática de olhar a comida do vizinho ao lado e perguntar para o garçom “que prato é aquele?” e pedir o mesmo. A explicação do prato pode até não ter nenhum glamour: era um bife com batatas fritas e molho de pimentas. Mas a carne estava num ponto tão perfeito (mal passada na medida certa) e as batatas pareciam caseiras e muito bem preparadas… Combinação afetiva e deliciosa!
A escolha da Chai foi um pouco mais light/saudável: truta defumada sobre cama de lentilhas verdes. Bem gostoso também, mas com uma vibe bem diferente da carne com fritas. 🙂
Sobremesas
Para as sobremesas, se você como eu é alucinado por profiteroles (está no meu top 3 de sobremesas da vida), a dica é experimentar esses Profiteroles gigantes, com sorvete de baunilha e calda de chocolate. Um dos melhores que já comi em todos os tempos. Eu, que sou quase um ‘expert’ em profiteroles me surpreendi positivamente com a qualidade e literalmente “limpei o prato”. A Chai foi em outro clássico francês, o Crème Brûlèe a la vanille. Ficamos nos revezando entre essas duas delícias das fotos.
Avaliação Final: Bistrot des Lavandières
O Bistrot des Lavandières acabou sendo uma opção perfeita para o primeiro almoço em um dia ensolarado em Colmar, onde queríamos ter uma refeição gostosa e rápida para aproveitar ao máximo nosso tempo na cidade. O restaurante pode ser também uma boa opção para quem não é tão fã da comida típica da Alsácia, ou simplesmente para quem deseja variar o cardápio. A localização em frente a praça, o atendimento simpático e rápido e a comida saborosa e muito bem servida à preços acessíveis fazem do Bistrot des Lavandières uma ótima opção de onde comer em Colmar.
Bistrot des Lavandières
12 Rue Saint-Jean, 68000 Colmar, França
bistrotdeslavandieres.com
facebook.com/bistrotdeslavandieres
Onde ficar em Colmar?
Nossa dica pessoal de um local incrível para se hospedar no coração da cidade de Colmar é a Maison Martin JUND – Chez Cécile, Myriam et Martin, um aconchegante “chambre d’hôte” (o equivalente francês do bed and breakfast). A casa histórica de estilo alsaciano pertence a uma família de produtores de vinhos do centro de Colmar! O local dispõe de quartos confortáveis e café da manhã com produtos locais, com preços inferiores aos hotéis da região. O que faz toda a diferença é forma acolhedora como a Cécile e sua família recebem cada hóspede. Gostamos tanto da hospedagem que a “Casa da Cécile” (Chez Cécile) já virou também a nossa casa em Colmar. 🙂
+ Leia mais: Maison Martin Jund – Chez Cécile, Myriam et Martin
Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e faça sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Colmar.
Booking.com Booking.comMais atividades em Colmar
Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Aluguel de carro em Colmar e na Alsácia
A nossa dica para quem pretende alugar carro em Colmar ou em outra cidade da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂
Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!
[…] experimentar: Os melhores da viagem foram em Colmar, no Bistrot des Lavandières, e no Le Grand Colbert, em […]
[…] quiser aproveitar para almoçar nessa parte da cidade, duas excelentes sugestões: o Bistrot des Lavandières com seu menu tipicamente francês; ou o Wistub Brenner para um autêntico almoço alsaciano, com […]