Em nossa primeira viagem a Estrasburgo, na França, ficamos hospedados no hotel Sofitel Strasbourg Grande Ile. Apesar de já termos nos hospedado em outros hotéis da rede Accor, confesso que a chance de passar alguns dias no Sofitel Strasbourg Grande Ile gerou uma expectativa diferente. Não apenas por ser um hotel 5 estrelas de luxo (apesar disso ser incrível!). Fundado em 26 de junho de 1964, esse foi o primeiro hotel da rede Sofitel em todo o mundo! Ou seja, além de tudo, trata-se de um hotel histórico! 🙂
E apesar de seus mais de 50 anos de história, o hotel está longe de aparentar qualquer desgaste – muito pelo contrário. Confesso que só pela aparência jamais seria possível imaginar o tempo de funcionamento do local. Com uma atmosfera moderna e inteiramente renovada, o Sofitel Strasbourg nos causou ótimas impressões desde o momento da chegada.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Estrasburgo: roteiro de 3 dias
– Onde comer em Estrasburgo: dicas de restaurantes
– Strasbourg Pass: o cartão de descontos de Estrasburgo
Sofitel Strasbourg Grande Ile
Viajamos de trem desde Paris até Estrasburgo em um domingo à tarde, e da estação fomos caminhando “de mala e cuia” até o Sofitel Strasbourg Grande Ile. A distância de cerca de 1 km pode ser tranquilamente percorrida a pé, e pelo caminho avistamos pela primeira vez a icônica Catedral de Strasbourg cada vez mais próxima (falaremos da boa localização do hotel mais adiante).
Todo o processo de check-in correu muito rapidamente. A gerente que nos atendeu até “arranhava” um pouco de português (compreendia mais do que falava), mas deu pra me virar bem no francês mesmo. O hall do hotel era bastante amplo, com um pé direito bastante elevado, e uma decoração moderna em tons de roxo e madeira, aparentando estar recém reformado (ou muito bem conservado). Todo o espaço é bem “classudo” e imponente.
Um ponto de destaque foi o aproveitamento que eles deram para o pátio interno do hotel, com toda a sua área sendo ocupada por uma horta orgânica e um pomar repleto de árvores super carregadas de futas, como pêssegos que caiam do pé de tão maduros e alguns exemplares das uvas mais típicas daquela região. Ah, e tudo que é produzido ali é de fato utilizado na produção de geleias, compotas, tortas e outras delícias servidas no restaurante do próprio hotel, como por exemplo no café da manhã (que vamos detalhar mais adiante). Demais, não? 🙂
Nosso quarto
Logo que chegamos ao hotel, a boa notícia: havia disponibilidade para upgrade e ficamos hospedados em um quarto de categoria superior, o Superior Room com vista para uma rua lateral.
Ao contrário do que lemos em algumas resenhas em sites de avaliações, achamos o quarto super grande, muito espaçoso e de decoração bem contemporânea. O quarto era em formato quase quadrado, acredito que com cerca de 20m². A cama de casal era em tamanho queen size e muito confortável, com uma roupa de cama de ótima qualidade e impecavelmente arrumada (daquelas que afundam e ficam marcadas quando nos sentamos).
Em uma mesinha ao lado da cama, bem debaixo do janelão, encontramos um presentinho de boas vinhas deixado pelo hotel: um Kougelhopf, ou kouglof – um bolinho tradicional da Alsácia que leva passas e amêndoas – acompanhado de frutas frescas e uma cartinha de boas vindas escrita a mão. <3
Foi a primeira vez que a gente experimentou esse bolinho na viagem, afinal havíamos acabado de chegar na Alsácia. Nem precisa dizer que estava uma delícia, né? 🙂
Outra atitude que sempre achamos pra lá de simpática é quando o hotel oferece garrafas de água mineral como cortesia e cafeteiras ou chás no quarto. No Sofitel Strasbourg Grande Ile havia chás da Dammann Frères (uma das mais famosas marcas francesas) e uma cafeteira Nespresso com 4 cápsulas de café e aqueles potinhos de leite concentrado que eram repostos todos os dias. A gente até preparou logo 2 cafés pra acompanhar o nosso bolinho! 🙂
O quarto dispunha ainda do “básico” para hotéis desse porte: ar condicionado, frigobar, televisão, telefone, etc. Ah, e tinha até um Bose system, um sistema de som que eu jurava que não ia usar pra nada mas que um dia a gente resolveu ligar e ficamos um tempão relaxando ouvindo música francesa! Não, a gente não é tão sofisticado a ponto de ficar em casa ouvindo músicas francesas, mas naquele momento, cansados de tanto caminhar o dia inteiro, em uma cidade tão mágica quanto Strasbourg, aquela experiência de ouvir música caiu bem demais. 🙂
O banheiro também era bem grande, seguindo uma linha mais contemporânea de luxo. Contava com 2 pias (para evitar brigas na hora de escovar os dentes, rsrs), banheira, e oferecia roupões do hotel, chinelos, secador de cabelo e um kit com produtos da Hermès.
O quarto era extremamente silencioso a noite e as cortinas bloqueavam toda a luminosidade da rua, proporcionando uma ótima noite de sono.
Localização
Como o nome já diz, o hotel Sofitel Strasbourg Grande Ile fica localizado na região conhecida como Grande Ile, uma ilha do rio Ill que faz parte do centro histórico de Strasbourg. Em se tratando de conhecer a cidade, essa é a melhor localização para se estar (99% do que você irá visitar em Estrasburgo estará nos arredores do hotel).
Para ter uma ideia, bem ao lado do hotel fica a igreja protestante de Saint Pierre Le Jeune (São Pierre “o jovem”), uma das mais antigas da cidade e visita obrigatória. Subindo uma quadra, em cerca de 150 metros você estará nas lindas margens do rio Ill (vale a pena percorrer toda ela, a pé ou de bicicleta). A 600 metros está a praça principal onde se encontra a Catedral de Notre Dame de Strasbourg, o grande ícone da cidade. E por último, em 1 km está a Gare de Strasbourg (a estação de trem da cidade). Ou seja, mais ou menos nesse raio de 1 km é possível percorrer toda a região da Grande Ile e o centro histórico de Strasbourg.
Para passeios que exijam um deslocamento um pouco maior (como visitar o Parc de L’Orangerie ou cruzar a fronteira com a Alemanha até a bela cidadezinha de Kehl), basta caminhar por 250 metros até a Homme de Fer, principal estação de TRAMs dessa região.
Por estar perto de tudo, é claro que não vão faltar opções de bons restaurantes, bares e cafés próximos ao Sofitel Strasbourg Grande Ile. Destaque para o estrelado La Casserole, o tradicionalíssimo Maison Kammerzell e os alsacianos Chez Yvonne, Le Gruber, Au Tire Bouchon e L’Ancienne Douane.
Para quem gosta de estar perto de lojas e mercados, cada rua nessa região vai revelar uma ou mais surpresas. São lojas especializadas em queijos, vinhos, produtos locais, artesanato, artigos turísticos, enfeites de natal, pain d’épices e muitas outras especialidades da região.
Café da Manhã
O buffet de café da manhã do Sofitel Strasbourg é um dos maiores e mais completos que já experimentamos. Os 2 dias em que nos hospedamos por lá não foram suficientes para experimentar todas as opções. Só para tentar exemplificar, já que é humanamente impossível lembrar de tudo: havia pelo menos 6 tipos de queijos franceses, 4 opções de frios, salmão defumado, salsichas/linguiças de diferentes tipos e ovos mexidos.
Só de iogurtes eram 3 tipos diferentes. Frutas (frescas e secas), castanhas, granolas de incontáveis tipos, sucos (naturais ou orgânicos em garrafa). Particularmente adorei os iogurtes com mirtilo e o suco de maçã orgânico (provavelmente esvaziei uma garrafa sozinho, rsrs).
Somando pães, croissants, patisseries e bolos, acredito que eram mais de 10 diferentes tipos (inclusive com opções sem glúten para os celíacos). Vale experimentar o pain au chocolat, sempre imperdível nos buffets da França.
O buffet ainda tinha potinhos individuais de catchup, pimenta tabasco e mostarda dijon ou em grãos, além de algumas saladas e até sopas, ou seja, era um verdadeiro brunch (na verdade a gente reparou que muita gente estava nessa linha do brunch mesmo, e provavelmente nem almoçaria mais durante o dia).
Além de tudo isso, na mesa ainda era possível pedir omeletes (ou outros preparos de ovos) além de café, leite, cappuccino, chocolate quente ou chás. Ufa, muita coisa! Dá uma olhada nos pratinhos que a gente preparava a cada manhã! 🙂
Nessa época em que nos hospedamos (verão) o hotel estava bastante movimentado, mas mesmo assim o espaço do café da manhã é muito amplo e a equipe dava conta de manter tudo em funcionamento. Além de toda a variedade, o que é bem legal na proposta deles é a preocupação com a qualidade do que é servido, com muitos produtos orgânicos e de produção local. Além de delicioso, a gente valoriza muito os hotéis com essa política de movimentar a economia da região e trazer sempre produtos frescos e da estação. Ponto para o Sofitel.
O que mais o hotel oferece?
Dos demais serviços oferecidos pelo Sofitel Strasbourg, o que usamos de fato foi a internet wifi, que é grátis e funciona em toda a área do hotel. A conexão foi bastante satisfatória, na média do que encontramos em todos os hotéis da viagem.
Havia a opção de bicicletas para alugar a disposição dos hóspedes (pra quem não sabe, Strasbourg é a capital francesa das bicicletas), e uma área fitness que não conseguimos utilizar porque tínhamos uma cidade incrível para explorar. 🙂
+ Veja também o artigo sobre aluguel de bicicletas em Strasbourg
Quanto custa?
Em consulta a página do hotel Sofitel Strasbourg no site da Booking.com, encontramos o valor da diária com café da manhã para duas pessoas a partir de €140 para o quarto mais simples da categoria classic room para 2 pessoas.
+ Faça sua reserva no Sofitel Strasbourg
Avaliação final: Sofitel Strasbourg Grande Ile
Normalmente a primeira característica que a gente procura em um hotel é a (boa) localização, e isso o Sofitel Strasbourg tem de sobra. Mas o hotel vai muito além da boa localização: desde o hall sofisticado, passando pela atenção e simpatia de toda a equipe, chegando até os quartos espaçosos, bem decorados e arrumados impecavelmente, a primeira impressão que o Sofitel Strasbourg provoca no hóspede é a melhor possível. Os funcionários a todo mundo pareciam fazer o máximo para garantir a qualidade da estadia, e quando isso é perceptível, faz toda a diferença na sensação de estar bem acomodado. O completíssimo buffet de café da manhã foi a “cereja do bolo” para completar a experiência super positiva que tivemos por lá.
Consideramos uma ótima opção com bom custo-benefício, que entrega até além do que o esperado e proporciona uma estadia muito satisfatória para quem procura por conforto e praticidade na medida certa.
Onde ficar em Estrasburgo (Strasbourg)?
A melhor localização para se hospedar em Estrasburgo é no centro histórico, na região da Grande Île. Essa é a zona que concentra a maior parte das atrações da cidade. Em geral, quanto mais próximo da Catedral de Estrasburgo, melhor será sua localização. É nessa parte da cidade que estão os melhores hotéis de Estrasburgo, incluindo os 3 que recomendamos pessoalmente:
– Sofitel Strasbourg Grand Île: Hotel de luxo com ótima localização, 1º hotel da rede Sofitel no mundo.
– Hannong Hotel: Charme e conforto em um hotel familiar na melhor localização de Estrasburgo.
– Arok Hotel: Moderno e confortável, com bom custo-benefício em frente a estação de trem.
Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Estrasburgo?
Booking.com Booking.comMais atividades em Estrasburgo
Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E que tal um tour guiado e gratuito por Estrasburgo? Essa é a proposta do Free Tour de Estrasburgo, um tour gratuito com cerca de 1h30 de duração que passa pelos principais pontos da cidade. Confira esse e outros tours por Estrasburgo:
Aluguel de carro em Estrasburgo ou na Alsácia
A nossa dica para quem pretende alugar carro em Estrasburgo ou em algum dos vilarejos da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂
Viaje de Trem pela França
Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover até Estrasburgo e por toda a França? Saiba como funciona o Eurail France Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a França!
+ Consulte preços de passagens e passes de trem na França com a Eurail
Seguro viagem na França (obrigatório)
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!
[…] na manhã do nosso segundo dia em Estrasburgo e logo após o café da manhã no Sofitel Strasbourg fomos visitar a igreja protestante Saint-Pierre-le-Jeune (São Pedro “o jovem”), uma […]
[…] duas sugestões são o excelente hotel Sofitel Strasbourg Grande Ile, que pelo nome você já sabe onde fica; e o Hotel Hannong, familiar e de ótima qualidade. Para […]