Ah, os cafés parisienses… Sentar-se para tomar um café (de preferência acompanhado de uma bela pâtisserie francesa) sem dúvidas é uma cena que povoa o imaginário de todos que visitam (ou sonham em visitar) Paris. Com sua decoração e atmosfera sempre tão características, os charmosos cafés e casas de chá parisiense são, além de sonho de consumo, um verdadeiro símbolo da cidade de Paris.
Esse post é inteiramente dedicado a eles. Dentre centenas de cafés e casas de chá em Paris deliciosos e encantadores, selecionamos 9 sugestões para você incluir no roteiro da sua próxima viagem a Paris. Ah, e já antecipando para evitar polêmicas desnecessárias, a lista não é um ranking dos melhores, ok? Os cafés e casas de chá em Paris estão listados em ordem alfabética. E se você achou que faltou algum café ou casa de chá INCRÍVEL que você já visitou, pode montar a sua listinha e contar pra gente aí na área de comentários ao final do post. 🙂
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Paris: roteiro completo de 5 dias
– Onde comer em Paris: dicas de restaurantes
– Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis
1) A. Lacroix Pâtisserie
Com um estilo mais moderno, dá pra dizer que o A.Lacroix tem um pouco de tudo que encanta em um café de Paris: o charme das mesas e cadeiras típicas, pâtisseries deliciosas, e claro, ótimas opções de cafés e chás de variados estilos. Junta-se a isso a localização privilegiada, em um prédio de esquina charmoso de frente para a margem do Rio Sena de onde se observa a lateral da magnífica Catedral de Notre Dame.
Com atendimento simpático e um balcão colorido e apetitoso de doces e outras pâtisseries, destaque para o fato de tudo ter uma pegada mais artesanal. Enquanto os doces são feitos à mão ali mesmo no local, os cafés são todos de um premiado produtor local dos arredores de Paris. Demais, não? Super recomendamos o mousse de chocolate da casa e o doce Exotic, que surpreendeu pelo sabor da combinação tropicalíssima da manga, maracujá e abacaxi.
+ Leia o post completo sobre o A. Lacroix Pâtisserie
2) Angelina
Verdadeiro patrimônio da cidade, o Angelina é um daqueles lugares clássicos, onde você respira a atmosfera parisiense e experimenta uma das coisas que a França se orgulha de exportar para o mundo: sua pâtisserie (confeitaria). Com um estilo mais clássico e uma decoração que remete a Belle Époque francesa, a centenária matriz fica localizada bem embaixo das arcadas da histórica Rue de Rivoli.
Se o ambiente e o requinte já justificariam uma visita, o que dizer do chocolate quente Africano, tido por muitos como o melhor da cidade, e do Mont-Blanc. Este é o doce assinatura do Angelina, que segundo consta, garante a reputação do local desde sua inauguração em 1903. A receita original é dessa época, e é seguida a risca até os dias de hoje. Por conta disso, é considerada “A” pâtisserie da casa!
O Mont-blanc é feito de suspiros recheados com chantilly e cobertos por um creme de castanha portuguesa (marron) delicioso num formato que lembra espaguete. Tudo isso é polvilhado com açúcar de confeiteiro, como você pode ver (e babar) nas fotos.
De fato faz sentido ser o doce assinatura! O sabor, a textura, o tamanho e acho que a combinação de tudo é espetacular. Apesar de denso, cada colherada se desfaz na boca. Apesar de imenso, não é enjoativo e não é doce demais (nem de menos). Nenhum dos sabores se sobressai isoladamente, e o resultado final explica porque o centenário Mont Blanc se tornou quase uma “instituição” parisiense.
+ Leia o post completo sobre o Angelina
3) Café de Flore
Localizado no charmoso bairro de Saint Germain des Prés, o Café de Flore é daqueles onde só a fachada já compensa a visita (uma linda esquina florida daquelas que parecem saídas de um quebra-cabeça).
Trata-se de um café histórico que ao longo dos anos foi frequentado pelas camadas mais altas de Paris: artistas, músicos, políticos, escritores e pensadores em geral. Atualmente, o Café de Flore é muito procurado pelos turistas, o que torna dificílima a tarefa de conseguir uma mesa nos horários de maior movimento. Os preços também não são muito convidativos, e nós nos contentamos com essa linda vista do lado de fora mesmo. Rsrsrs. Mas quem já foi diz que o croissant com geleia é dos melhores de Paris.
4) Café Deux Moulins
Esse provavelmente seria apenas mais um dos muitos cafés charmosos do agradável bairro de Montmartre se não fosse por sua “aparição” como cenário do sucesso das telonas “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. O sucesso do filme transformou completamente o local, que ganhou uma decoração caracterizada em função do filme e se tornou parada obrigatória para os turistas, em especial para os fãs da Amélie Poulain, é claro!
O Café Deux Moulins segue a linha mais “turística”: dá pra ir e tirar fotos sem necessariamente entrar na disputa por uma mesa. Mas se você for muito fã da personagem, não perca a chance de sentar para degustar um café e sentir toda aquela atmosfera retratada pelo filme. 🙂
5) Chambelland
Para quem curte uma vibe mais natural, com produção artesanal, orgânica, sem conservantes e livres de glúten, a dica é visitar a Chambelland. Localizado no 11º arrondissement de Paris, o local tem como grande diferencial a produção de suas próprias farinhas em um moinho de pedra, a moda antiga. Todos os dias a equipe de padeiros e pâtissiers cozinha receitas exclusivas usando arroz e outras farinhas, todas naturalmente sem glúten.
Entre as muitas opções de pães, doces e biscoitos, a dica é pedir a deliciosa tarte au citron (torta de limão), um clássico parisiense, acompanhado de café puro ou um cappuccino, como foi o nosso caso. 🙂
6) Crêperie Rozell Café
O que dizer da Crêperie Rozell Cafè? Acho que vamos começar dizendo que: ir a Paris e não experimentar o legítimo crepe francês, é como ir a Roma e não ver o Papa. Brincadeiras à parte, um dos programas gastronômicos mais recomendados para quem viaja a Paris é experimentar esse ícone da culinária francesa. E não tem lugar melhor para um crepe do que esse simpático e acolhedor negócio familiar nas ladeiras de Montmartre, um dos bairros mais legais de Paris. Mãe, pai e filhas tocam juntos a creperie com um amor que é perceptível para o cliente, e o resultado é uma atmosfera deliciosa.
São muitas opções e sabores de crepes salgados e doces. Recomendo pedir o clássico da casa, Caramel Beurre Salé Maison, acompanhado de uma caneca de Cidra Breton Kerné artesanal geladinha. Não tem nada melhor para um fim de tarde de verão em Montmartre. É o famoso “bom, bonito e barato” com o “plus” de ser feito com amor. <3
+ Leia o post completo sobre o Crêperie Rozell Café
7) Les Deux Magots
Na esquina em frente ao Café de Flore (3º da nossa lista) fica localizado outro dos cafés mais emblemáticos de Paris: o Les Deux Magots. Assim como seu “vizinho”, ambos receberam ao longo de sua história a presença ilustre de artistas e personalidades como Jean Paul Sartre e Pablo Picasso.
Tanta fama tem o seu preço: ambos são bastante turísticos e confesso que é mais um que só visitamos por fora mesmo (por enquanto). Afinal, a fachada é de fato lindíssima, e as ruas de Saint Germain são das melhores para quem gosta de explorar a cidade a pé. Mas os relatos de quem já foi em geral são positivos, no estilo “é caro mas tem o seu charme”. Tentaremos finalmente visitar na próxima viagem a Paris. 🙂
8) Mariage Frères
Uma das fabricantes de chás mais famosas do mundo (e consequentemente da França), a Mariage Frères é o local ideal para um autêntico chá da tarde ao estilo francês. Localizada no Marais, um dos bairros mais cool e descolados de Paris, o local conta com um menu exclusivo com páginas e mais páginas de chás dos mais variados estilos. O mais famosos deles é o exclusivo Marco Polo, receita única da marca, que pode ser pedido acompanhado de deliciosas pâtisseries que vão desde clássicos como os scones ao estilo inglês até opções mais “exóticas” como a Étoile Mystérieuse® ou ‘Estrela Misteriosa’, esse ‘cogumelo vermelho’ da foto abaixo. Consiste em um cheesecake bem gostoso “envidraçado” com ‘Fruit Tea’, bolinhas de merengue francês, calda de framboesa e salpicado com ouro de 24 quilates.
+ Leia o post completo sobre o Mariage Frères
9) Odette
A Odette Paris segue uma fórmula simples: pegar um único tipo de pâtisserie e se especializar na produção até alcançar a perfeição. A meta foi atingida com sucesso, e o produto em questão são os ‘Choux à la creme‘, essas belezinhas da foto abaixo.
O Chou é um doce redondinho feito com a mesma massa da éclair (que é conhecida como “bomba” aqui no Brasil). Da mesma forma que a éclair, também é recheado com cremes em diferentes sabores (no total são 12 tipos de creme para o recheio dos Choux). Recomendo pedir os sabores ‘café’ ou ‘caramelo’, mas na prática qualquer um deles acompanhado de um belo café expresso após o almoço será uma ótima pedida. Visitamos a filial que fica próxima ao Quartier Latin e a Catedral de Notre Dame. Com uma atmosfera super informal e mesinhas ocupando as calçadas, é o local perfeito para uma paradinha rápida para um café sem muita cerimônia.
+ Leia o post completo sobre o Odette
E aí, já conhecia algum desses cafés e casas de chá em Paris? Já visitou algum outro café ou casa de chá que achou que merecia entrar nessa lista?Comenta aí embaixo na área de comentários. 🙂
Já reservou seu hotel em Paris?
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Paris?
Booking.com Booking.comReserve agora passeios e atrações em Paris
Você conhece o ônibus vermelho de turismo de Paris? Saiba tudo sobre o Big Bus Tours Paris
A Big Bus Tours Paris é a maior operadora da modalidade de passeios turísticos abertos em todo o mundo, aquela do ônibus vermelho. O serviço de ônibus hop-on hop-off é modelo que permite ao passageiro embarcar e desembarcar a vontade durante o período de validade do seu ticket. A rota clássica do Big Bus Paris passa pelas principais atrações de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. São 10 pontos para embarque e desembarque de passageiros.
A forma mais prática é adquirir o seu ticket diretamente no site da Big Bus Paris. Comprando pelo nosso link, você ainda terá direito a 10% de desconto no valor e todo o conforto e comodidade de já viajar com tudo planejado. Mesmo se você não souber o dia exato em que pretende utilizar os serviços da Big Bus Paris, não tem problema! O mais legal é que todos os bilhetes comprados online são “abertos”, o que significa que você poderá utilizar dentro de 6 meses após a data da compra.
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.