Busca
Busca
Frankfurt Card

Frankfurt Card: conheça o cartão de transporte público e desconto em atrações de Frankfurt

Decidir qual das muitas combinações de bilhetes de transporte+atrações culturais é a mais adequada para o seu perfil de viajante é um dos maiores desafios no planejamento de uma viagem pela Europa. A escolha vai desde cartões que englobam as duas coisas, até comprar separadamente cada ticket ou ingresso. Na nossa viagem a Frankfurt, por exemplo, identificamos 4 opções diferentes possíveis: Frankfurt Card, City Card, MuseumSufer e RMV Ticket. Nós optamos pelo Frankfurt Card, o cartão que dá direito a toda a rede de transporte público e descontos em atrações e restaurantes de Frankfurt.

Frankfurt Card: Vale a pena?

A resposta para a pergunta se “vale a pena comprar o Frankfurt Card?” é: depende.  🙂

Primeiro, vou detalhar um pouco como funciona cada uma das opções para combinar transportes e atrações culturais (incluindo o Frankfurt Card, que foi o escolhido para a nossa estadia de 2 dias em Frankfurt), e depois dar algumas dicas de como escolher o melhor para a sua viagem.

City Card

Cartão que dá direito somente a parte de atrações culturais (e algumas gastronômicas), com descontos que podem chegar a 50% do valor. O transporte não está incluso (teria que comprar a parte, ou fazer tudo a pé). O City Card custa 19 euros por ANO. Só recomendamos se você for passar muito tempo em Frankfurt, ou morar na cidade. Para o turista ocasional não parece valer a pena.

MuseumSufer

Cartão que permite a entrada nos 34 museus participantes, por 2 dias consecutivos. O  individual custa 21 euros e o “família” (2 adultos e menores de 18 anos) sai por 32 euros. Também não inclui a parte de transportes. Vale a pena se você tiver muito interesse em visitar vários museus, e contar com 2 dias que possam ser inteiramente dedicados a isso. 

RMV Tickets

A RMV é a empresa que oferece os tickets para a rede de transporte público em Frankfurt. Tem tantas opções (individual ou em grupo, valendo por 1 dia, por 1 semana ou por 1 mês, com tarifas que variam em função das distâncias que serão percorridas) que é quase impossível dar uma estimativa do quanto você vai gastar. Vai depender muito do planejamento e do tipo de viagem que você pretende fazer. Por exemplo, para quem pretende ficar hospedado próximo ao centro e gosta de andar a pé, talvez valha a pena comprar os tickets individualmente. Nesse caso, não se aplica a nenhuma das atrações culturais, que logicamente seriam pagas a parte. Você pode combinar o ticket de transporte da RMV com o City Card ou o MuseumSufer para cobrir toda a parte de transportes + atrações culturais.

Frankfurt Card

Frankfurt Card é o único cartão que engloba as duas coisas: a rede pública de transportes + descontos em atrações culturais.

Frankfurt Card
Frankfurt Card

O cartão individual sai por 11 euros (1 dia) ou 16 euros (2 dias), e o cartão para grupos (até 5 pessoas) sai por 23 euros (1 dia) ou 33 euros (2 dias). No nosso caso, estando em 2 pessoas, 2 cartões individuais saem ligeiramente mais em conta do que o cartão para grupos.

Frankfurt Card pode ser comprado online pelo site da Get Your Guide, a maior empresa de passeios turísticos do mundo. Assim você paga no cartão de crédito e evita perder tempo comprando o cartão durante a viagem.

Nossa experiência com o Frankfurt Card

Em se tratando do transporte público, uma vantagem é que o Frankfurt Card inclui tudo mesmo, inclusive o trecho do aeroporto até a parte central da cidade (o que é mais caro nos tickets de transporte vendidos separadamente). Além disso, ele te dá a tranquilidade de não precisar ficar validando o ticket a cada vez que pegar um transporte - basta essa data inicial escrita no cartão. O ponto negativo do Frankfurt Card é que os descontos oferecidos nas atrações turísticas e gastronômicas são baixos (a maioria é de apenas 20%).

No nosso caso em particular, dá pra dizer que valeu a pena, mas com ressalvas. Na prática, nós utilizamos o cartão para o metrô do aeroporto até o hotel no 1º dia, depois para ir e voltar do hotel até o AltStadt (centro). No 2º dia, utilizamos somente para ir e voltar até o AltStadt novamente, totalizando 5 utilizações (10 tickets, por ser um casal). Como nosso hotel ficava a cerca de 3 km do centro, apesar de ser uma distância tranquila de percorrer à pé, optamos por usar o transporte para poupar tempo e em função do frio.

Das atrações culturais, só conseguimos efetivamente visitar um Museu, o Deutsches Filminstitut Museum. Nele, a economia foi de 3 euros por pessoa (6 euros no total).

Em termos de restaurantes, fomos a vários que adoramos, mas infelizmente nenhum deles possuía convênio com o Frankfurt Card (veja nossas dicas de restaurantes nesse post). Sendo assim, nesse quesito a economia foi de 0 euros. :(

No final das contas, pagando tudo separadamente (transportes e museu), talvez ficássemos no zero a zero na comparação com o Frankfurt Card, mas tensos com a validação de cada ticket pra não sermos multados. :)

Mesmo com esse monte de informação, provavelmente ainda vai ser complicado calcular a melhor opção para a sua viagem em particular, certo? Então confere algumas dicas.

Dicas:

  • Se não vai ter tempo de ir a pelo menos 2 ou 3 museus, pode esquecer o City Card e o MuseumSufer. De qualquer forma, faça as contas e avalie o quanto vai economizar utilizando cada um deles.
  • Se estiver hospedado próximo ao centro e não tiver problemas em caminhar ao longo do dia, você praticamente não vai precisar utilizar nada que não sejam suas próprias pernas. Frankfurt é uma cidade relativamente grande, mas a parte que é visitada pelos turistas é bem tranquila de ser feita toda a pé. Nesse caso, seu gasto com transporte pode se limitar ao trecho até o aeroporto, que pode ser comprado individualmente.
  • Se além de não gastar tanto você quer conforto e tranquilidade, o Frankfurt Card é o modelo ideal pro turista que vai passar poucos dias na cidade.

E você, teve experiência com o Frankfurt Card ou com alguma das outras opções analisadas? Conta pra gente como foi e se valeu a pena! :)


Onde ficar em Frankfurt?

Ficar bem localizado em Frankfurt é fundamental para aproveitar a cidade ao máximo. Faça uma pesquisa agora mesmo e reserve seu hotel ou apartamento em Frankfurt pelo menor preço com a Booking:

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Frankfurt

Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Alugue um carro na Alemanha

Para quem prefere viajar de carro, a nossa é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Menu