A pequena e encantadora cidade de Dijon, famosa mundialmente por sua mostarda, é uma das paradas obrigatórias para quem faz a rota dos Grand Crus da Borgonha, na França. Em nossa viagem, passamos uma noite na cidade e nos hospedamos no hotel nº 1 de Dijon: o Grand Hotel La Cloche Dijon – MGallery by Sofitel. Além de funcionar em um edifício histórico e emblemático da cidade, o hotel oferece de fato uma experiência de charme e conforto únicas, em uma localização privilegiada no coração de Dijon.
Grand Hotel La Cloche Dijon – MGallery by Sofitel
O Grand Hotel La Cloche Dijon é um hotel 5 estrelas de charme, integrante da rede MGallery, da Sofitel. Só de integrar essa rede os hotéis já costumam ser garantia de excelência no serviço, no atendimento e na qualidade. Mas antes de tudo isso, o La Cloche Dijon é um hotel histórico. Suas origens não são precisas, mas existem referências históricas de uma “Ostellerie de la Cloche” mencionada em textos do ano de 1424. Ao longo dos séculos, o hotel se manteve fortemente vinculado ao centro histórico de Dijon e a seus habitantes, sendo um marco para a arquitetura da cidade e uma das paradas obrigatórias em todos os city tours realizados na cidade. Para ter uma ideia, desde 1975 a fachada e o telhado do hotel foram declarados patrimônio histórico de Dijon.
Localizado na também histórica Place Darcy desde 1884, o La Cloche passou por revitalizações e soube manter a atmosfera de luxo de outros tempos, mas adaptando-se a nova realidade dos viajantes. Por conta disso, muito longe de ser um hotel ‘antigo’ ou defasado pelo tempo, o La Cloche preserva sua elegância mas reserva aos seus hóspedes a modernidade e o conforto necessários para os tempos atuais.
Logo que chegamos, nos impressionou a decoração elegante e autêntica do hall, recepção e jardins internos. Nosso procedimento de check in também foi realizado muito rapidamente, e os atendentes foram extremamente simpáticos e solícitos.
Você também vai gostar de ler:
– O que fazer em Dijon?
– Roteiro de 2 dias pela rota de vinhos da Borgonha
– O que fazer em Beaune?
Nosso quarto
Nos hospedamos em um quarto da categoria “chambre supérieure” (quarto superior), que na verdade é o quarto mais simples para um casal. Mas que de “simples” não tinha nada, já que toda a estrutura era excelente. Para começar, o destaque era a sacada com uma belíssima vista para a Place Darcy. Mesmo em um dia nublado/chuvoso, a sensação de estar em uma sacada de um edifício histórico em pleno coração de Dijon, observando o movimento das ruas, era muito legal.
O quarto tinha uma decoração clássica e elegante, com uma cama muito grande e confortável.
E o que falar do cuidado e do carinho do hotel com a gente? Logo que chegamos, havia um prato com frutas da estação, outro com doces típicos franceses, uma garrafa de creme de cassis de Dijon em formato de sino (“Cloche” = sino em francês) e uma cartinha de boas vindas, além das já tradicionais 2 garrafas de água mineral e cafeteira nespresso a disposição com cápsulas de café e chás variados. Mais a noite, quando voltamos para o quarto, havia uma garrafa de um vinho branco típico da região (Bourgogne Aligote) e chocolatinhos sobre os travesseiros. Tudo cortesia do hotel. Demais, né? Amamos! <3
O quarto conta ainda com cofre, frigobar, TV, ar condicionado e todo o aparato “básico” para um hotel desse porte. A gente curtiu tanto e ficou tão a vontade aproveitando a estrutura do quarto que uma das nossas fotos no Instagram (essa aí embaixo) foi até premiada em um concurso da MGallery! \o/ Ganhamos 2 noites de cortesia em qualquer hotel da rede MGallery pelo mundo, que foi devidamente utilizada em um de nossos destinos seguintes: Amsterdam, no Ink Hotel. 🙂
Ah, e apesar de ser de frente pra Place Darcy, temos que ressaltar que o quarto era extremamente silencioso, e não tivemos nenhum problema em relação a barulho ou algo que atrapalhasse nossas noites de sono.
O banheiro do quarto também era excelente. Um belo banho, já que o chuveiro era de teto, daqueles que garantem muita água. Isso sem contar o kit completo de amenities, os roupões fofinhos e o chinelinhos macios. Ah! E olha essa vista da pia do banheiro!!! Espelho no meio de uma parede de vidro que dá vista pra todo o quarto e sacada. Demais, né? A Chai também curtiu e ficou lá secando o cabelo e se maquiando um tempão antes de sairmos pra jantar. Vale dizer que a parte o vaso sanitário ficava separado, bem privativo.
Café da Manhã
Pra gente que AMA café da manhã de hotel, não tem nada melhor do que acordar e encontrar um buffet como esse do Grand Hotel La Cloche Dijon. Incontáveis tipos de pão, 5 variedades de frios e 5 de queijos, iogurtes, pâtisseries, sucos de frutas, salada de frutas, potinhos de geleia e mel, panqueca, linguiças, ovos mexidos (bem cremoso, no ponto certo)…
Havia também algumas especialidades locais super típicas dessa região, como o Pain d’Épices (uma espécie de pão/bolo de especiarias), delicioso. Outra curiosidade é a disponibilidade de bebidas alcoólicas (vinhos, champagnes), tudo incluso no buffet. Já as bebidas quentes (café, chá, cappuccino ou chocolate quente) eram servidas na mesa, sob demanda.
Ufa, era tanta coisa que foi impossível não repetir umas 2 vezes, sempre com os pratos cheios. 🙂
Delícia de café da manhã que deixou saudades! <3
O que mais o hotel oferece?
A internet wifi é gratuita nos quartos e áreas comuns do hotel, e funcionou muito bem durante a nossa estadia por lá. O hotel conta ainda com um restaurante e um bar que não chegamos a utilizar (inclusive recebemos um voucher para um ‘welcome drink’ que faltou tempo para experimentar).
Utilizamos ainda o serviço de estacionamento na ocasião da nossa chegada (viemos de Beaune com um carro alugado). Mas foi só pelo tempo necessário para fazer o check in e deixar as malas, e logo saímos novamente para devolver o carro na loja da Heartz (a uns 5 minutos do hotel).
Localização
Não há lugar melhor para se estar em Dijon do que nos arredores da Place Darcy. Primeiro porque a praça em si já é linda e um ponto turístico da cidade, juntamente com a ‘Porte Guillaume’ (o portão da antiga cidade murada) localizado na mesma praça.
Além disso, todo o restante da cidade pode ser facilmente visitado a pé a partir dali. Desde a gare de Dijon (a estação de trem), que fica a 600 metros de distância, até os principais museus e pontos turísticos da cidade, como a Tour Philippe ‘Le Bon’, a Chouette (coruja símbolo da cidade) ou o Palácio dos Duques, onde funciona atualmente o Museu de Belas Artes de Dijon, todos a mais ou menos 700 metros de distância do hotel La Cloche Dijon.
Outra grande vantagem é estar bem perto de restaurantes, lojas e mercados. O próprio entorno da praça é repleto de boas opções. Entre os restaurantes que experimentamos nessa região, destaque para a cozinha duplamente estrelada do chef William Frachot (2 estrelas Michelin), um dos melhores de toda a nossa viagem.
Quanto custa?
Em consulta a página do hotel Grand Hotel La Cloche Dijon – MGallery by Sofitel no site da Booking.com, encontramos o valor da diária com café da manhã para duas pessoas a partir de 165€ para o quarto superior. Para diárias sem café incluso, o custo do buffet é de 23€ por pessoa.
+ Grand Hotel La Cloche Dijon – MGallery by Sofitel
Avaliação final: Grand Hotel La Cloche Dijon
Ficar hospedados no Grand Hotel La Cloche Dijon foi de fato uma experiência única: pelo conforto, pela história do lugar, pela localização, pelo carinho em nos oferecerem tantas lembranças da cidade. Além de tudo isso, a estadia nos rendeu a foto premiada no concurso da MGallery! Ou seja, não dava pra ser melhor, né? Aliás, dava sim: poderia ter sido bem mais do que 1 noite. Hotel que entra para a lista de “precisamos voltar um dia!” 🙂
Ainda não sabe onde ficar em Dijon?
Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Dijon?
Mais atividades em Dijon
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!
[…] Onde experimentar: experimentamos em dois momentos durante a viagem: no Le Gruber, entre as 4 sobremesas do Café Gourmand (aí de cima) e no prato de boas vindas do Grand Hotel La Cloche de Dijon. […]