Quem viaja, em geral, está aberto a experimentar sabores locais e comidas diferentes do que tem por hábito comer em casa. Esse foi nosso objetivo ao conhecer o Moer, um restaurante em Amsterdam onde os vegetais são as estrelas do menu. Com pratos ousadamente criativos que nos fizeram desconstruir premissas sobre sabores, experimentando ingredientes novos ou revisitando velhos conhecidos do mundo vegetal, mas de maneira diferente e inspiradora.
Restaurant Moer
O Restaurant Moer tem um clima moderno, com paredes e teto de tom escuro mas com muitos pontos de luz focal. Uma das paredes laterais tem tijolo exposto o que dá um ar de estúdio industrial rústico.
Outro ponto interessante do ambiente é a cozinha que fica mais ao fundo e é toda aberta. Isso permite que a gente veja o que o chef está cozinhando e a equipe toda trabalhando. A decoração do ambiente tem muitas plantas, incluindo o vasinho sobre a mesa de plantas naturais.
A proposta gastronômica do Moer é oferecer a experiência com base no conceito de comida orgânica que utiliza ingredientes frescos. O carro-chefe é o uso de legumes e vegetais frescos que se encaixam de forma equilibrada e saudável com carnes, frutos do mar e peixes. Os ingredientes são orgânicos e selecionados pessoalmente pelo Chef, que tem como seus fornecedores os agricultores locais que vivem nos arredores de Amsterdam. Algumas vezes, os ingredientes vêm da própria horta do restaurante, em um pequeno mas bem aproveitado espaço anexo ao salão principal.
São pratos elaborados que buscam extrair o máximo sabor e que não deixam de lado a criatividade na hora da apresentação. Tudo super caprichado que é pra gente já ser seduzido só de ver quando o garçom coloca na frente!
O menu é oferecido no formato degustação com opções de 4 a 7 “courses” ou 4 a 7 etapas/passos/pratos que ainda pode ser combinado com a harmonização de vinho. Mas se você preferir, tem o formato à la carte. Nos dois formatos é possível escolher entre opções do “Chef’s Menu” (que serve alguns pratos com carne e peixe) ou “Vegan” (onde apenas são servidos pratos veganos).
Nosso pedido no Restaurant Moer
A nossa experiência gastronômica foi o “Chef’s Menu” de “7 course” que em livre tradução seria algo como menu de 7 passos (68€ ). Com um pequeno acréscimo, seria possível ter ainda uma taça de vinho harmonizando com cada prato da sequência. Mas dessa vez ficamos só na água mesmo. 🙂
O serviço iniciou com pão e manteiga de algas com pepino amarelo em conserva e beterrabas amarelas fermentadas.
Em seguida, o “amuse bouche” (aperitivo) que para mim foi panna cotta de couve-flor com espuma, sementes de amêndoa trituradas e mostarda. Já para o Guto, uma bela ostra com creme de “sea buckthorn” ou espinheiro do mar (uma frutinha laranja típica de regiões costeiras).
Para a entrada, foi servido para nós dois um ceviche de legumes que levava cenoura, rabanete, pepino, rammenas, isto é, uma espécie de rabanete negro bem diferente. E tudo isso acompanhado de sorvete de melancia. Sim, era uma entrada fria bem diferente.
Na sequência tivemos o segundo prato: abobrinha em formato de espaguete, legumes fritos e batatas fritas com óleo de manjericão e maionese de manjericão, além de queijo holandês curado por cima de tudo. Para vocês terem uma ideia, a gente não é (ou era) fã de abobrinha, mas esse prato estava uma delícia! Não sei como deixaram uma abobrinha tão saborosa! Rsrsrs
Em seguida, o terceiro prato: tomate assado com purê de erva-doce acompanhado de erva-doce fatiada, toranja e cauda lagostim sobre um bisque de lagostim (creme preparado com as cascas do lagostim que lembra o modo de fazer do pirão mas sem a farinha).
No quarto prato foi a vez da berinjela ser preparada e apresentada em três maneiras diferentes: grelhada, em creme e como caviar. O acompanhamento tinha shitake, aspargo verde e caldo de cebolinha defumada. Saboroso e muito inspiradora essa variedade de formas de comer legumes.
Para o prato principal, foi servido couve-rábano com batata, avelã, amora e carne de pombo (isso mesmo, é bem comum na culinária francesa e em muitas partes da Europa). Elementos diferentes mas que juntos formaram uma combinação bem saborosa.
Então chegou o momento da sobremesa: um marinado de morangos com um anel de creme de leite, laranja e pimenta preta, chocolate dark triturado, pão de ló e sorvete de vinagre balsâmico. Bem diferente essa combinação, né?! Confesso que fiquei com medo do “sorvete de vinagre balsâmico” mas ele ficou super suave e funcionou bem no paladar.
Avaliação final do Restaurant Moer
Nosso jantar no Restaurant Moer foi uma experiência de descoberta de sabores que nos inspirou a tentar colocar ainda mais equilíbrio na alimentação. O conceito de comida orgânica com ingredientes frescos e muitos vegetais, que por vezes pode parecer um desafio, se transforma na forma e no sabor, como no caso do prato de abobrinha em formato de espaguete, legumes fritos e batatas fritas com óleo de manjericão. A cozinha aberta para o salão que permite que a gente possa ver o Chef preparando os pratos, além do atendimento super solícito da equipe que não exita em explicar os ingredientes utilizados na composição. Com um salão aberto super amplo combinado com a fachada envidraçada, o Moer se vale de uma decoração num estilo industrial com toque rústico, conferindo uma atmosfera única e moderna. No mezanino onde ficamos, as mesas eram dispostas ao longo de um estofado bem confortável e de lá era possível observar todo o restaurante. Se você estiver em Amsterdam, vá ao Moer e mergulhe no universo equilibrado da proposta de comida baseada em legumes e vegetais frescos do Chef. Vale a pena!
Serviço
Endereço: Amstelveenseweg 7, 1054 MB Amsterdam, Países Baixos
http://www.restaurantmoer.nl/
https://www.instagram.com/moer_restaurant/
https://www.facebook.com/RestaurantMoer/?fref=ts
Já reservou seu hotel em Amsterdam e arredores?
Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Amsterdam e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!
+ Clique aqui para encontrar seu hotel ideal em Amsterdam, na Holanda
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.
[…] Essa é uma área ligeiramente afastada do centro, algo facilmente resolvido com a boa rede de transportes local. Entre os bons restaurantes da área, destaque para o sofisticado e “quase vegano” Moer. […]