Não é por acaso que Interlaken é um dos principais destinos turísticos da Suíça. O nome “inter”+”laken” faz referência a posição da cidade em meio às águas cristalinas dos lagos Thun e Brienz. Ao seu redor, a imponente cadeia de alpes nevados da região montanhosa de Bernese Oberland é o complemento para um cenário de sonho. E é justamente do alto de uma dessas montanhas, a Harder Kulm, que se pode observar de um ponto de vista privilegiado todas as belezas de Interlaken reunidas, como em um cartão postal. Aliás, é impossível não recomendar o passeio de funicular até o topo da montanha Harder Kulm como uma das atividades mais incríveis em Interlaken!
Harder Kulm
“Se Interlaken tivesse um rei, ele residiria no Harder Kulm.“
É dessa maneira que o site oficial da principal montanha de Interlaken começa a apresentação sobre o passeio até o topo da Harder Kulm. A atividade digna de um rei consiste em subir de funicular pelos 1.322 metros acima do nível do mar, de onde se pode ver o lago Brienz e o lago Thun, bem como montanhas como Eiger, Mönch ou Jungfrau. Quer saber se vale mesmo a pena? Nesse artigo, contamos com detalhes sobre a nossa experiência até o alto da Harder Kulm em Interlaken, na Suíça.
Harderbahn: estação de funicular
A estação do funicular (Harderbahn) fica a cerca de 5 minutos de caminhada a partir de uma das estações de trem de Interlaken, a Interlaken-Ost. Bem ao lado do Linder Grand Hotel Beau Rivage, hotel em que ficamos hospedados, o que facilitou ainda mais a nossa vida. 🙂
Chegamos por volta de 11h da manhã e rapidamente fizemos a troca dos nossos tickets para o passeio (adquirimos pela internet). Os tickets podem ser adquiridos na hora, mas sempre recomendamos o procedimento de comprar online para evitar possíveis filas.
+ Comprar tickets para o Harder Kulm em Interlaken
Os preços e os dias e horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano, então é sempre bom consultar a disponibilidade para se planejar.
Funicular até o topo do Harder Kulm
Após a troca dos tickets, aguardamos cerca de 10 minutos até a partida do próximo funicular rumo ao topo da montanha. O intervalo de circulação entre os funiculares também varia de acordo com a época do ano. Nossa viagem foi em Novembro (baixa temporada na região) e ainda assim o funicular partia de 30 em 30 minutos.
O trajeto de subida de 1300 metros de altura do Harder Kulm dura exatos 10 minutos. Os funiculares são modernos, super seguros e panorâmicos garantindo desde o primeiro minuto de subida acompanhar o visual deslumbrante ao redor! Aquela sensação no melhor estilo “não sei para onde olhar” pelo fato de tudo ser muito bonito: os alpes, o lago de águas azuis que vai surgindo em meio aos pinheiros da floresta, ou mesmo a própria cidadezinha de Interlaken que vai se convertendo em uma miniatura a cada metro de subida. Confesso que só o trajeto de subida e descida de funicular já valeriam a experiência.
Primeiras impressões do alto do Harder Kulm
Se a subida de funicular já revelava alguns “spoilers” do que nos aguardava, as primeiras impressões ao desembarcar e caminhar pela montanha foram ainda mais impactantes. Que lugar incrível! Uma beleza especialmente única para nós, brasileiros, que pouco temos acesso ao que Interlaken e sua montanha oferecem de sobra: alpes nevados a perder de vista e lagos de água azul cristalina. Ainda demos a sorte de pegar um dia de céu azul e sol quentinho, e dessa forma até o clima estava agradável com aquele friozinho gostoso.
Da estação onde se desembarca do funicular parte-se por uma trilha que leva até a plataforma de observação. O trecho é curto, bem acessível, e seria rapidamente percorrido se não fosse pela beleza absurda do lugar. Sim, porque é quase impossível não aceitar o “convite” de longas pausas para fotos ou simplesmente para admirar a natureza.
O fato de não estar super lotado de turistas deixava a experiência ainda mais agradável, uma atmosfera de paz e tranquilidade tendo como pano de fundo uma das paisagens mais lindas que já tivemos o privilégio de observar ao vivo e a cores (e que cores!).
Plataforma de observação | Harder Kulm
O final da caminhada de cerca de 5/10 minutos pela trilha leva até o ponto principal do passeio: a plataforma de observação do Harder Kulm. A exatos 1.322 metros acima do nível do mar, a plataforma oferece a possibilidade de, ao mesmo tempo, vislumbrar tanto os lagos Brienz e Thun como também as cadeias de montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
Como é possível observar nas fotos, é aqui que a maior parte dos visitantes da atração se concentram em busca da foto (ou da selfie) ideal. A “disputa” para conseguir chegar até a ponta mais extrema da plataforma e conseguir aquela foto sem mais ninguém por perto pode demandar alguma paciência. Mas o visual é realmente ESPETACULAR.
Restaurante: Harder Kulm Panorama
Ao lado da plataforma de observação está o pitoresco restaurante Harder Kulm Panorama. Por fora, o restaurante lembra de fato um castelo no alto da montanha. O menu traz vários pratos típicos da culinária suíça e funciona todos os dias, das 09h30 às 21h30.
Dizem que o local possui a combinação perfeita de uma vista fantástica, comida deliciosa e boa acessibilidade. E deve mesmo ser uma experiência incrível almoçar ou jantar em um local como esse. Mas como fizemos a visita pela manhã, depois de um delicioso café da manhã no Linder Grand Hotel Beau Rivage, estávamos ainda sem apetite para experimentar a gastronomia local. Quem sabe em uma próxima visita a Interlaken? 🙂
Avaliação final: vale a pena visitar o Harder Kulm em Interlaken?
O passeio até o topo do Harder Kulm é daqueles “obrigatórios” para quem vai até Interlaken. A atividade como um todo leva entre 1h e 1h30, claro que, sem contar uma refeição no restaurante. Se você quiser provar a gastronomia e curtir uma experiência completa, acrescente mais 1h30 na sua programação. Sem dúvida, todas as etapas do passeio valem muito a pena. Não deixe de aproveitar a chance de conhecer esse cenário que certamente entrará na sua lista de paisagens mais lindas da vida.
Onde ficar em Interlaken
A principal dica sobre onde ficar em Interlaken é pesquisar por hotéis ou opções de hospedagem que fiquem o mais próximo possível de uma das duas estações de trem: a Interlaken Ost ou a Interlaken West. Ou entre elas, ao longo da Höheweg, a principal avenida do centro da cidade que corre paralela ao rio Aar e que liga as duas estações. No mapa abaixo dá pra entender um pouco melhor a geografia da cidade e a disposição dos principais hotéis.
Booking.comNossa dica pessoal é o Lindner Grand Hotel Beau Rivage, um hotel às margens do rio Aar que fica a 300 metros da estação Interlaken Ost e ao lado da estação de onde parte o funicular até o Harder Kulm.
Como chegar em Interlaken
Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!
+ Consulte os preços de passagens de trem até Interlaken ou passes de trem pela Suíça com a Eurail
Se preferir utilizar carro alugado como já mencionamos antes, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as principais empresas de aluguel de carros na Europa.
+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars
Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!
Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.
Testando os comentários para dizer que esse passeio é maravilhoso e teu texto ficou ótimo, marido! 🙂
Falou tudo sobre o passeio menos o principal: o preço. Legal! Nota 2
Olá Luana. Em todas as vezes que aparece o nome “Harder Kulm” no texto, basta clicar que o link leva diretamente para a página de compra do passeio. Como os preços variam em função da inflação e da variação cambial, teríamos que ter uma equipe de funcionários para poder manter todos os posts sempre atualizados se incluíssemos informações com tanta volatilidade em cada texto. Já na página da atividade, os preços estarão sempre atualizados. Um abraço.
Excelente guia! O mapinha da caminhada pelo centro ficou muito bom! Muitos passeios estão incluídos, total ou parcialmente, pelo Swiss Travel Pass.
Legal que gostou do conteúdo, Fatimo! 🙂