Busca
Busca
Wistub Brenner

Wistub Brenner: legítimo ‘wistub’ com comida farta e típica em Colmar

Quando o assunto é comer fora durante as viagens, somos bastante ecléticos: vamos desde os lugares mais chiques e sofisticados até a mais simples e popular comida de rua. Mas se existe um estilo de restaurante pelo qual temos um carinho todo especial, são os chamados “clássicos”. Os tradicionais, com história para contar. Locais que tem a cara da cidade. Que são frequentados por turistas, mas também por moradores. Que tem a comida típica da cidade, em porções generosas e bem servidas a preços justos. Em Colmar, assim como em toda a região da Alsácia, esse tipo de restaurante recebe o nome de “Wistub”. E um desses restaurantes deliciosamente típicos que visitamos foi o Wistub Brenner.

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Colmar?
Onde se hospedar em Colmar: Chez Cécile et Myriam
Onde comer em Colmar: dicas de restaurantes

Wistub Brenner

A origem do termo ‘wistub’ vem do período em que essa região da França foi anexada pela Alemanha, uma referência a ‘Wein’ e ‘Stube’ (algo como “casa de vinhos”). Todo ‘Wistub’ tem como característica comum a oferta de produtos essencialmente locais (em especial os vinhos da região), além de toda uma atmosfera de taberna/casinha franco-alemã que a gente particularmente adora. E no caso do Wistub Brenner, basta observar o estilo característico para perceber que trata-se de um legítimo Wistub.

Wistub Brenner: restaurante de comida Alsaciana na Petite Venise
Wistub Brenner: restaurante de comida Alsaciana na Petite Venise

O Wistub Brenner fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade, a Petite Venise. Mais do que isso: o restaurante funciona em uma típica casa de estilo alsaciano em um ponto super estratégico da Rue de Turenne, perto de onde partem os passeios de barco pelo rio Lauch e de onde é possível registrar algumas das mais lindas fotos de Colmar. Portanto, uma dica importante é: sempre que possível, faça uma reserva de mesa com alguma antecedência. O local é super popular na cidade, e nos dias de verão pode ser bem difícil conseguir uma mesa, especialmente em horário de almoço.

#dica: Na França sempre é bom reservar mesa nos restaurantes, dos mais simples aos mais sofisticados. Os locais costumam trabalhar com reserva e com limite de horário para a cozinha, inclusive no almoço. Muitos locais sequer recebem clientes sem reserva.

Wistub Brenner: ambiente com decoração típica
Wistub Brenner: ambiente com decoração típica

Uma das vantagens de almoçar nessa região em um dia de tempo bom é poder sentar-se à mesa ao ar livre e ficar observando o vai-e-vem das pessoas. E foi isso mesmo que fizemos. Pegamos uma mesa pequena para duas pessoas na lateral do espaço ao ar livre, ao lado de uma das ruas. O espaço é amplo, agradável e conta com uma cobertura que protege do sol. As mesas e cadeiras são simples mas confortáveis, combinando com a decoração, toalhas e louça bem característicos e típicos da Alsácia.

Wistub Brenner: nossa mesa na área externa; taça típica da região
Wistub Brenner: nossa mesa na área externa; taça típica da região

O que pedir no Wistub Brenner?

Apesar de estar praticamente lotado, fomos atendidos rapidamente. A equipe parecia estar bastante acostumada a trabalhar com tamanho movimento.

O cardápio, como era de se esperar, oferece pratos típicos da culinária alsaciana em formato à la carte ou naquelas tradicionais fórmulas que incluem entrada, prato principal e sobremesa. A sugestão para quem deseja mergulhar de cabeça na cozinha da Alsácia é pedir o menu “Entrada + Prato + Sobremesa” (30€ por pessoa).

Wistub Brenner: menu fica exposto em um quadro escrito à mão
Wistub Brenner: menu fica exposto em um quadro escrito à mão

Quando o clima estiver propício, nada melhor do que se refrescar com uma uma cerveja on tap da região, a licorne Elsass (3,50€). Uma curiosidade: vimos que é comum pedir cerveja como um aperitivo e depois beber vinho durante a refeição. Ninguém precisa se sentir um alcoólatra ao seguir essa tradição local. 🙂

Entradas

De entrada, entre as opções do cardápio, escolhemos a torta de cebola acompanhada de salada e o Foie Gras ao ‘Gewurztraminer’. Para quem aprecia o Foie Gras, é sempre uma opção certeira em se tratando de Alsácia.

Wistub Brenner: entradas e cerveja on tap de aperitivo
Wistub Brenner: entradas e cerveja on tap de aperitivo

Pratos principais

Os pratos dão saudades só de lembrar: ‘Joelho de porco acompanhado de salada de batata‘ e ‘Choucroute Wistub: repolho cozido no vinho branco da Alsácia acompanhado de 5 linguiças e carnes defumadas‘. Nada pode ser mais alsaciano do que isso! Pra acompanhar, o nosso vinho favorito da região, o Riesling (Trimbach Selection de Vieilles Vignes 2014).

WistubBrenner: pratos principais e vinho da Alsácia
WistubBrenner: pratos principais e vinho da Alsácia

Pedir chucrute com carne de porco na Alsácia é sempre sinônimo de comer bem (em quantidade e em qualidade). Mas precisamos dizer que esse estava especialmente bom, 🙂

Sobremesas

Para as sobremesas, pedimos a sugestão dos garçons do que fosse mais típico do local. O Guto adora perguntar qual o favorito deles, pra pedir com a certeza de que não tem erro. Fomos então na ‘Tartin de Peches et sa Boule de Grace Vanille‘ e na ‘Palet gourmand aux mirabelles et creme de mascarpone‘. A gente adora essas sobremesas tipo “torta com frutas” da França porque elas são sempre bem frescas e não muito doces. Fora que algumas dessas frutas você só encontra lá, como é o caso das ‘mirabelles’.

Wistub Brenner: sobremesas
Wistub Brenner: sobremesas

Pra manter o pique para o resto do dia depois dessa comilança, fundamental um café expresso pra fechar a delícia de experiência.

Avaliação Final: Wistub Brenner

Logo que chegamos à França e contamos sobre o nosso roteiro de viagem, o motorista do nosso transfer do aeroporto disse “quando forem para a Alsácia, basta entrar em um ‘Wistub’ que com certeza vocês vão comer bem”. E ele não poderia estar mais coberto de razão. A experiência no Wistub Brenner só confirmou a nossa expectativa – local agradável, comida típica, farta e saborosa, atendimento simpático e preços super acessíveis. Pra quem gosta de experiências em restaurantes com esse estilo “classicão”, recomendo o Wistub Brenner.

Wistub Brenner
Endereço: 1 Rue Turenne, 68000 Colmar, França
wistub-brenner.fr
facebook.com/wistub.brenner


Onde ficar em Colmar?

Nossa dica pessoal de um local incrível para se hospedar no coração da cidade de Colmar é a Maison Martin JUND – Chez Cécile, Myriam et Martin, um aconchegante “chambre d’hôte” (o equivalente francês do bed and breakfast). A casa histórica de estilo alsaciano pertence a uma família de produtores de vinhos do centro de Colmar! O local dispõe de quartos confortáveis e café da manhã com produtos locais, com preços inferiores aos hotéis da região. O que faz toda a diferença é forma acolhedora como a Cécile e sua família recebem cada hóspede. Gostamos tanto da hospedagem que a “Casa da Cécile” (Chez Cécile) já virou também a nossa casa em Colmar. 🙂

+ Leia mais: Maison Martin Jund – Chez Cécile, Myriam et Martin

Se ainda estiver em dúvida, pesquise agora mesmo e faça sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Colmar.

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Colmar

Reserve agora mesmo passeios e atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Aluguel de carro em Colmar e na Alsácia

A nossa dica para quem pretende alugar carro em Colmar ou em outra cidade da Alsácia é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário

Menu